sexta-feira, 13 de março de 2015

Resenha: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi

Por que Indiana, João?
Danilo Leonardi



Foto: Divulgação

ISBN: 9788578552381
Editora: Giz Editorial
Ano de publicação: 2014

Sinopse:
Você pode pensar que, aos quinze anos, João já deveria estar acostumado com provocações, apelidos e humilhações. Afinal, ele é um típico adolescente deslocado e tímido. Alvo perfeito para a ira dos valentões e para o desprezo das garotas. Mas sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado e vira hit na internet. João se vê finalmente admirado, respeitado e seguro. Mas tudo tem seu preço e João vai aprender qual o peso que suas escolhas podem ter não só sobre sua vida, mas sobre as vidas de todos ao seu redor. “Por que Indiana, João?” é o livro de estreia de Danilo Leonardi, editor do canal “Cabine Literária” e parte de uma história quase comum para falar sobre algo que não deveria ser tão comum assim e que faz parte da vida de muitos adolescentes, jovens e até de adultos: o bullying.

"- Uísque, é você mesmo! - a voz chama de novo, então eu olho, estúpido e curioso. - Uísque...sito!"
Depois de um bom tempo ausente, estamos aqui outra vez!

O livro conta a estória de Uísque João. Danilo Leonardi (do Cabine Literária), em seu primeiro livro, aborda um assunto que tomou forma quando ganhou um "nome oficial" bullying. Coisas que João sofreu eu lembro bem de ter sofrido. A vida dele muda quando, depois de um garoto atormentá-lo, ele revida e isso repercutiu pela escola afora.

Quando eu estava lá pela 5ª ou 6 série, em uma daquelas deliciosas aulas de educação física em que éramos pesados e medidos na frente de todos, eu me rebelei. Não saí batendo ou xingando, mas... uma das meninas tinha dito que eu era baixinha, ela era muito mais alta que eu... No fim da aula, eu tinha (meus atuais) 1,65m e ela 1,66m. ¬¬' SIM! Ela era mais alta que eu por um mísero centímetro. Eu tinha diversos apelidos na época, entre eles o pior era "marciana", por sempre estar com uma amiga, na lógica infantil Marcia + Luana = Marciana. A dita cuja do um centímetro me parou no corredor me chamando de baixinha. Quando eu virei, só estávamos nós duas e mais uma amiga dela. Ela gritou algo como "pipoca não tem antena" e veio para perto de mim. Assim como João eu não sei o que deu em mim. Agarrei o cabelo dela pela nuca, entrelaçando meus dedos no loiro escorrido, puxei a cabeça dela até o chão e falei "quem é baixinha agora?"  O fato não foi parar na internet ou na diretoria, mas ao menos ela parou de me atormentar.

Me identifiquei com João pelo que ele passou, a raiva e a adrenalina que ele sentiu.

Danilo Leonardi está de parabéns pelo livro! Quero mais!!!!! 

As aventuras de João que passa por fases de Uísque, são tão verossímeis e creio que muitos leitores irão se ver no papel dele. Hoje os que revidam e são flagrados por câmeras e celulares, acabam no youtube ou em jornais. A sociedade não pode fechar os olhos para isso!

5 Corujinhas!!!



Bora ler?


Nenhum comentário:

Postar um comentário