terça-feira, 31 de dezembro de 2013

RESENHA: A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket - John Boyne

 A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket
John Boyne
Foto: divulgação


ISBN: 857406601x
ISBN-13: 9788574066011
Ano de Lançamento: 2013
Editora:  Cia das Letrinhas

Sinopse:
A família Brocket tinha muito orgulho de ser perfeitamente normal. Alistair, Eleanor e seus dois filhos moravam numa casa normal, num bairro normal, onde faziam coisas normais, sempre evitando que algo fora do comum pudesse acontecer. E assim levavam uma vida pacata e sem sobressaltos - até o dia em que Barnaby Brocket veio ao mundo. Bastou o caçula nascer para todos perceberem que ele era um pouco diferente - logo que se separou do corpo da mãe, o bebê foi parar no teto do hospital... Ele flutuava! E aquela incapacidade de ficar com os pés no chão, que no começo parecia apenas uma esquisitice de criança, com o tempo se transformou num verdadeiro problema para seus parentes. Afinal, como seria a reação dos vizinhos quando descobrissem essa peculiaridade do filho mais novo dos Brocket? Barnaby virou motivo de vergonha. E depois de longos oito anos, quando o caso parecia não ter mais solução, Alistair e Eleanor decidem dar um ponto final nesse sofrimento. O garoto é abandonado à sua própria sorte e começa a flutuar sem destino. Mas, assustado e surpreso com o que tinha acabado de acontecer, Barnaby mal sabia que esse era apenas o começo de uma viagem pelo mundo, em que conheceria lugares impressionantes e pessoas muito especiais - que, como ele, não eram tão normais assim.

- Mas onde ele está? - perguntou ela, uma vez que Barnaby não estava nos braços do dr. Snow nem na ponta da cama. Foi então que ela notou que nem médico nem enfermeiras estavam olhando para ela, mas fitavam boquiabertos o teto, onde um bebê recém-nascido - o recém-nascido dela - estava encostado nos azulejos brancos, sorrindo atrevidamente para os quatro logo abaixo.
Foto: divulgação

Resenha:
Começando as resenhas com pé direito! Esse foi um dos últimos livros que eu li em 2013, ganhei de presente de uma grande amiga/irmã.
Para quem lembrou do nome do autor, sim, John Boyne é autor do "Menino do Pijama Listrado". Ilustrado por Oliver Jeffers, trazendo um tom mais cômico ao texto. Esse livro, porém, é um lado mais positivo e leve, se comparado ao menino do pijama listrado.

Barnaby nasceu numa família normal, mas flutuando desde que se conhece por gente. Ele se mete em todos os tipos de estripulias por desafiar a gravidade. Me lembrou um pouco o "Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, com a inocência e os comentários por onde ele passava. 
A vida de Barnaby complica a família desde o início, colchão no teto para ele não bater a cabeça, passeios como na foto acima (ilustração do próprio livro) e por aí vai. Até o dia em que aos oito anos de idade a coisa terrível acontece com ele e o resto deixo para vocês lerem.

As aventuras de Barnaby são dirigidas para o público infanto juvenil, mas mesmo tendo lá meus 32 anos o livro tem uma mensagem profunda de aceitação das diferenças e o que vem a ser o normal para cada pessoa. Numa época de bullies ele se torna uma leitura, a meu ver, um tanto obrigatória nas escolas. Na minha época era comum ser perseguida e não havia o bullying tão presente ou tão rotulado. Afinal, o que é normal? 

Começando esse 2014 com um livro que ganhou 5 corujinhas!


Bem vindos, novamente, ao Corujice Literária!

2 comentários:

  1. Oi corujinha , seu blog anda cada vez melhor continue assim!!!! Conhecemos alguém em comum ;)

    ResponderExcluir