Stanley Kubrick
"Nascido em 1928, em Nova York, Kubrick é autor de grandes clássicos do cinema, e reconhecido pelas inovações técnicas, diversidade e riqueza dos temas apresentados ao longo de sua carreira como fotógrafo, diretor, roteirista e produtor.
Além de trazer uma cronologia do artista desde o início da sua carreira como fotógrafo nos anos 1940 até os últimos filmes que concebeu, a exposição apresenta a singularidade de sua obra e suas influências a partir de mais de quinhentos documentos, materiais em áudio e vídeo, e diversos objetos e figurinos originais usados em filmes como Lolita (1962), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980)."~MIS
Quem me conhece sabe que eu gosto de Kubrick, ou ao menos de "O Iluminado", "Laranja Mecânica", "De Olhos bem Fechados", "2001"... De 11/10/2013 a 12/01/2014 no MIS - Museu da Imagem e do Som-, a exposição Stanley Kubrick faz sua escala em São Paulo.
Pude conferir essa exposição no dia 28/12/2013.
Mesmo não podendo levar câmeras ou tirar foto com flash, algumas pessoas conseguiram fotografias ótimas, as minhas foram corrigidas no computador mesmo...rs
Barry Lyndon (1975) |
Spartacus (1960) |
Nascido para Matar (1987) |
- O Iluminado (1980)
Num ambiente marcado com algo que remete a "não é para os fracos de coração", música propícia, imagens, documentos, fotos, figurinos e objetos de cena são dispostos num labirinto de portas ao estilo Overlook.
- Lolita (1962)
Apenas sete anos após o lançamento do livro de Vladmir Nabokov, Lolita surge com roteiro do próprio autor. Confesso que ainda não li, mas está na listinha...
- 2001, uma odisseia no espaço (1968)
Kubrick convenceu Arthur C. Clarke a escrever o roteiro do que se tornaria o filme mais famoso e mais exigente de Kubrick, estabelecendo também novos padrões para o gênero de ficção científica.
No MIS, o espaço dedicado ao filme nos faz sentir dentro de uma estação espacial. Além dos objetos de cena,
- Laranja Mecânica (1971)
- De olhos bem fechados (1999)
Último filme de Kubrick.
O filme joga com o prazer de observar e ser observado. Gira em torno da realidade e do sonho, da vida cotidiana de casados e das fantasias sexuais.
Kubrick morreu no dia 7 de março, pouco depois dos produtores aprovarem o filme, e não assistiu à estreia no dia 13 de julho.
- A.I. - Inteligência Artificial (2001)
A exposição foi incrível! Fui muito bem acompanhada, com amigos de alguns clubes de leitura aqui de São Paulo. Eles foram a chave de ouro!
A cerejinha do bolo ficou por conta do encontro casual com Thunderbird! Sim, pessoa dos anos 80 que lembra ainda da Mtv em sua época boa.
Fotos: Corujice Literária e amigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário