segunda-feira, 17 de março de 2014

Opiniões negativas - como proceder?

A Tatiana Feltrin, do Tiny Little Things, fez um vídeo sobre opiniões negativas sobre livros que eu vi esses dias e me interessou muito.



No vídeo ela faz as seguintes perguntas:

1) Opiniões negativas de outros sobre um determinado livro já te fizeram desistir de comprá-lo e/ou lê-lo?

2) Mesmo quando você discorda da opinião negativa de alguém, você costuma levar essas opiniões em consideração e repensar determinados aspectos de um livro do qual gosta? Ou, simplesmente descarta a opinião negativa de terceiros?

3) Se você tem um blog ou um canal no Youtube, qual é a sua política pessoal sobre livros que leu e dos quais não gostou? Você deixa de falar sobre esses livros? Ou, fala, mas mede as palavras ao criticá-los negativamente?

Vamos lá. Não é fácil falar mal de algum livro que um amigo adorou, ou ouvir alguém falando mal de um livro queridinho meu. Semana passada eu coloquei aqui algumas parcerias que foram feitas e também virão algumas com autores.  O que fazer se não gostar de algum livro/conto?

Vamos lá.
1 e 2) Opiniões negativas de outros influenciam? Mesmo discordando eu levo em consideração para repensar, ou descarto a opinião negativa dos outros?

     Putz, Tati! Eu já tive o oposto acontecendo comigo. Já ouvi falarem muito bem de um livro e acabou sendo uma bomba. Entre eles 1Q84 (Haruki Murakami) e Chamado do Cuco (JK pseudônimo Rowling). Não consegui amar os livros e acabei abandonando o Cuco no meio do caminho. Não sou de abandonar e possivelmente eu volte a ele em algum ponto da minha vida, mas não agora. 
     Não estou lembrando de algum muito falado, mas acho que eu vou atrás da sinopse e algumas resenhas. Talvez até compre e leia, se o assunto me interessar. Não existem duas pessoas iguais então dou uma chance para ver se o ponto de vista muda. Eu aceito a opinião mas talvez seja cabeça-dura demais e busco saber mais sobre o livro.

3) Política pessoal sobre livros que leu e não gostou? Meço palavras para falar dele?

     Bom, agora complica um pouco. Procuro o lado bom do livro, Não sou de detestar completamente, sempre tem algum ponto que me atrai e talvez isso seja o "sugarcoating" que a Misty comenta no vídeo dela (que aliás está logo abaixo), mas para mim nunca é de todo ruim. Lembrei de duas logo de cara, que foram 1Q84 (Haruki Murakami) e Nu de botas (Antônio Prata). Um livro nunca foi de todo ruim para mim.


 Vídeo da Misty citado no Tiny Little Things.

Ainda bem que existem blogs/vlogs literários de todos os tipos. É complicado que todos lerem e falarem positivamente sobre todas as leituras, qual seria o motivo de criar escala de conceitos, como no caso as nossas corujinhas? Pior ainda seria se todos os blogs lessem somente um tipo de livros, como YA, FC etc? Seria monótono demais!

E você? Qual a sua opinião?





Nenhum comentário:

Postar um comentário