sábado, 5 de abril de 2014

Resenha: 50 tons do Sr. Darcy - Emma Thomas

50 tons do Sr. Darcy - Emma Thomas




ISBN: 8528616401
ISBN-13: 9788528616408
Ano de Lançamento: 2012
Editora: BERTRAND BRASIL

Sinopse: Esta obra pretende ser uma paródia de 'Cinquenta Tons de Cinza', utilizando personagens criados por Jane Austen no romance 'Orgulho e Preconceito'. No livro, Elizabeth Bennet e o sr. Fitzwilliam Darcy deixam de lado a moral e o recato e dão vazão a seus desejos mais ocultos.


"- Queira me perdoar, sr. Turband, por interromper sua história, mas creio que ursos de pelúcia ainda não foram inventados.
  - Trata-se de um anacronismo deliberado, srta. Bennet - informou ele. - Provavelmente, devido à preguiça por parte da autora. Podemos apenas encobrir esse fato?"


Resenha: Sim, meus queridos, eu li "50 tons do Sr. Darcy". 


Comecemos da mistura insana: Jane Austen com seu "Orgulho e Preconceito", misturada com E. L. James e seu "50 tons de cinza". O resultado? "50 tons do Sr. Darcy", um livro com orgulho de não ter preconceito algum. 

Rendeu algumas risadas, mas foi SÓ. Na maior parte do tempo eu queria chacoalhar cada personagem, pelas asneiras que foram ditas.
 
Eu sou apaixonada por Austen. Adoro "Orgulho e Preconceito", o filme é lindo, o livro (claro) é mais. O estilo de escrita e os temas são incríveis. Sou fã!

Sim, eu também li os tão famosos "50 tons de cinza". Também peguei emprestado e fiquei feliz por tê-lo feito. O livro é uma fanfic de "Crepúsculo" da Stephenie Meyer. Eu só soube disso depois de ter lido os 50 tons. Li a trilogia para ver se melhorava ou se existia alguma evolução, mas não! Continua tudo igual! A escrita é fraca, com a mesma cena descrita com as mesmas palavras tantas e tantas e taaaaantas vezes que dá nos nervos. 

Eu também li "Crepúsculo", gostei, alguns YA são muito bons. Felizmente Stephenie Meyer consegue ser uma escritora de primeiríssima qualidade, se comparada com "50 tons".

Voltando para os "50 tons de Darcy".


Livro besta para aqueles dias que você não está afim de pensar. Realmente é uma leitura rápida. Imagino que contos ao melhor estilo "Sabrina" sejam assim, porém com uma escrita muito melhor.
Lizzy e Darcy se conhecem, ele tem trocadilhos típicos de moleques de 5ª/6ª série, ela é a inocente. Eles fazem o contrato de Christian Grey, ele passeia pela casa mostrando inclusive a irmã que ele deixa dentro do armário por um motivo qualquer.



Ok, eu sei que é uma paródia e tudo mais, mas a autora divaga ao falar que eles chegaram em Pemberley e a janela dava para Seattle, entre muitos outros pontos. Ela anda entre os dois livros, personagens perguntam em qual livro estão, citam coisas que ainda não haviam sido inventadas, como no trecho acima... Eles estão mais perdidos do que a autora. É paródia, eu sei. Ainda assim eu ri. Ainda assim eu quis espancar muito a autora!

Parando para pensar um pouco depois de fazer a resenha, a autora existe? Também não. Lendo o nome rápido, Emma Thomas (hematomas  '¬¬) é pseudônimo que ainda não foi desvendado,  embora dê para entender o motivo de se esconder por trás dele.


CRUEL DEMAIS! O fim é o pior de todos os possíveis. Não tem como dar spoiler de um livro absurdo desse. Chega a ser ridículo. E ainda assim eu li.


Leiam outros livros, curtam o tempo com algo melhor (grande parte dos outros títulos é melhor). Só 1 corujinha, pois peguei o livro emprestado e não comprei. 

Qual a sua opinião sobre essas misturas? Sobre esses livros no melhor estilo paródia que unem mundos diversos?

2 comentários:

  1. Marcia, li 50 Tons de Cinza e não gostei nem um pouco. Confesso, tive que ler a trilogia inteira. Fiquei esperando alguma evolução, como você disse, mas quanto mais lia, a autora 'melhorava' miseravelmente. Adorei sua resenha de 50 Tons do Sr. Darcy. Se eu ver o livro na livraria já vou me manter longe dele! – Não que eu sofra a tentação de comprá-lo, porém acredito que há outras leituras mais merecedoras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que não fui a única que leu 50 tons até o fim pra ver se melhorava e também se desanimou ao ver que continua o mesmo estilo, sem evolução nem nada.
      Concordo que tem muitos outros livros muito melhores, mas esse me pegou por ser Mr. Darcy, meu queridinho Austeneano (existe isso?)... Eu ainda vou procurar alguns outros como "Orgulho, Preconceito e Zumbis". Não sei o que vai ser desse. Já li "Jane Austen, a vampira" e me diverti. Em breve resenho ele por aqui.

      Excluir