terça-feira, 8 de abril de 2014

Resenha: ! Antologia de Contos Fantásticos - Caligo

Resenha: ! Antologia de Contos Fantásticos - Caligo


ISBN: 9788567006017  
Ano de Lançamento: 2013
Editora: Caligo Editora

Sinopse: Trinta e quatro contos com elementos clássicos do gênero fantástico mas que também ousam na busca por novas possibilidades. Das páginas de “!” brota a essência que faz do gênero fantástico algo tão apaixonante. Lugares distantes, dilemas filosóficos, loucura, poesia, fatos históricos subvertidos, realidades apocalípticas e até mesmo horrendos contos de fadas que afastam o leitor de sua zona de conforto, levando-o a se indagar, entre um parágrafo e outro – não sem uma estranha sensação ao mesmo tempo tentadora e temerosa -, se deve resistir ao impulso de continuar a ler desenfreadamente ou se deve, contra toda a vontade que o domina, guardar o livro e economizar as histórias que faltam. (Texto da orelha da capa, por Gustavo Araujo)
http://caligoeditora.com/ 
Resenha:
A Caligo Editora é parceira do Corujice Literária, vocês já ouviram falar dela por aqui.
Nos idos anos 2000 nasceu no Orkut a comunidade Contos Fantásticos, cada mês era estipulado um tema e os membros, além de escreverem seus contos, liam e avaliavam os contos dos outros. Dos contos, foram escolhidos os melhores e unidos nesta antologia.

São 34 contos com os mais diversos temas no universo fantástico. Eu fiquei encantada com alguns e queria que eles continuassem. Com outros a sagacidade me fez reler mais algumas vezes para ver se haviam indícios do que iria acontecer no final.

Meus contos favoritos da leva são:
- Vésperas de Natal em Páscoa, de Rubem Cabral
- O óbulo e o ébrio, de Vitor Toledo
- Lapsos temporais, de Andreza Barroso
- Os mortos da família, de Raione Pedrosa
- Cartas oblíquas, de Bia Machado

Cada um deles tem um quê, um algo a mais que me captou. Foram meus cinco prediletos do livro. Romance, suspense, astúcia além do elemento surpresa que aparecia sempre que eu estava calma e tranquila com o conto e o jeito que ele terminava. Autores queridos: obrigada pelos sustos!

Não tenho como resenhar individualmente sem dar spoiler, mas garanto que vale a leitura!

Eu comprei o meu no dia do lançamento lá na Biblioteca Viriato Corrêa, dia 30/11/2013. 

 
Meu exemplar está autografado! Adoro isso!

Esse livro ganhou 3 corujinhas pois acho que alguns contos poderiam ser maiores, acabando muito rapidamente. Outros acabaram no momento exato, com direito a surpresas incríveis. Quero mais! Quando sai o !2 ?



Bora ler?

3 comentários:

  1. Já estou ansioso para ler essa antologia! Pelos títulos dos contos, fiquei curioso.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São contos dos mais incríveis! Gostei de tantos outros, mas esses mereceram alguns corações e exclamações ao lado do título.
      Ben, que tipo de literatura te atrai?

      Excluir