sábado, 7 de junho de 2014

Evento: Aleph 30 anos

ALEPH 30 ANOS

 Dia 04/06 foi realizado um evento para comemorar os 30 anos da Editora Aleph no Resevra Cultural.

Fomos todos recebidos com um gostoso café da manhã e um boas vindas emocionado dos fundadores da Editora Aleph. Blogueiros, livreiros e autores foram convidados a participar de uma palestra sobre ficção científica por Adriano Fromer Piazzi e Daniel Lamera, editores responsáveis pela Aleph. Ouvimos sobre os diversos tipos de ficção científica e os livros que já foram lançados, além dos que estão por vir.

O que é FC?

Gostei das explicações sobre o que é ficção Científica. Entre elas, as expostas foram:
"Se a história se passa em um universo que segue as mesmas regras que o nosso, é ficção científica. Se se possa em um universo que não segue as mesmas regras, é fantasia."
Orson Scott Card

"Fantasia é o impossível transformado em provável. Ficção científica é o improvável transformado em possível."
Rod Sterling
Porém Adriano deu uma definição igualmente boa que simplifica ainda mais o entendimento do que é a FC: 
"Ficção científica é o absurdo explicado pela ciência"

A FC teve seu início em 1818 com Mary Shelley em "Frankenstein". Seguido por Jules Verne com as obras "Viagem ao Centro da Terra" (1864) e "Da Terra à Lua" (1865). Somando a estes, temos "A Máquina do Tempo" de H. G. Wells em 1885.

Na Golden Age da FC, surgiram grandes autores e obras que são atemporais.
  • Isaac Asimov
  • Robert A. Heinlein
  • Arthur C. Clarke
Asimov traz em suas obras as três leis da robótica que perduram até os dias de hoje:

  • 1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  • 2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
  • 3ª Lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.


Passando por grande parte da FC, com livros que já foram lançados ou estarão nas prateleiras em breve, trazidos pela Aleph, os editores nos surpreenderam com o seguinte vídeo:



Outro lançamento interessante é "O Quinto Beatle", HQ de alta qualidade que já está nas livrarias.





Depois de falar sobre algumas das novidades que estão por vir, Prof. Pier (Pierluigi Piazzi), fundados da Aleph e autor do livro "Aprendendo Inteligência"nos falou sobre como usar melhor o nosso cérebro. No fim da palestra, a conclusão é simples: basta estudar sempre, escrevendo e lendo bons livros (bons livros = livros que te emocionem DO SEU GOSTO!). Quando escrevemos e nos emocionamos, nosso cérebro cria mais sinapses, armazenando informações e aumentando a nossa capacidade. Portanto, saia do computador e vá ler! 
Só voltem para seguir o blog!


Agradeço a equipe da Editora Aleph pelo evento e ficamos no aguardo do que vem por aí!












2 comentários: