sexta-feira, 27 de junho de 2014

Resenha: A idade dos milagres, Karen Thompson Walker

A idade dos milagres, Karen Thompson Walker


Foto: Divulgação



ISBN: 8565530086
ISBN-13: 9788565530088
Ano de Lançamento: 2012
Editora: PARALELA

Sinopse:
Em um sábado aparentemente comum, Julia e sua família acordam e descobrem, com o resto do mundo, que a velocidade de rotação da Terra está diminuindo. Os dias e as noites vão ficando mais longos, fazendo com que a gravidade seja afetada e o meio ambiente entre em colapso. Ao mesmo tempo que luta para se adaptar à nova 'normalidade', Julia tem que lidar com os problemas típicos da adolescência e os desastres do cotidiano - a crise no casamento de seus pais, a perda de antigos amigos, as amarguras do primeiro amor e o estranho comportamento de seu avô.

"Os relógios tiquetaqueavam como sempre. Segundos pingando para formar minutos. Minutos se somando em horas. E não havia nada que sugerisse que essas horas, por sua vez, não estivessem mais se agrupando em dias com a duração fixa conhecida de todos os seres humanos."

Resenha:
A rotação da Terra diminuiu. Dias e noites aumentam e isso afeta tudo e todos: pássaros, marés, pessoas. Eu sei que sempre quis e sempre ouvi "queria que meu dia tivesse mais algumas horas". Na obra de Walker os dias passam a ter 26, 28, 30, 48 horas e continuam aumentando. Longos períodos de luz e igualmente longos períodos de escuridão se alternam, bagunçando o relógio biológico das pessoas.
A população se divide entre os que aceitam os dias mais longos, com os vizinhos que seguem o relógio normal, almoçando quando está escuro e dormindo quando está claro, mantendo as 24 horas estipuladas a tanto tempo. Não é só a claridade que começa a atrapalhar a vida das pessoas. o Sol se torna mais perigoso, queimando cada vez mais.
O livro me surpreendeu pela trama, não imaginava uma ficção científica misturada tão bem com YA. O primeiro amor, os dramas familiares, o sol torrando todos. O livro me cativou por ser leitura fácil porém bem elaborada, daqueles que se lê em pouquíssimo tempo. 
Confesso que levei um susto certa noite pois o livro brilha no escuro!!! Parece aquelas havaianas que brilham, mas esse eu não sabia! Foi um susto bacana... Que raios é esse troço brilhando? Nunca imaginaria o livro.

Foto: Ourives das palavras

O livro leva 4 corujinhas. Adorei, é curto, poderia ter mais detalhes mas ainda estou na dúvida se seria exagero ou não.  

Um comentário: