Mentes Criminosas - Sérgio Pereira Couto
Foto: Divulgação |
ISBN: 8579301629
ISBN-13: 9788579301629
Ano de Lançamento: 2010
Editora: Universo dos Livros
Sinopse:
Uma sucessão de crimes coloca a cidade de Little Rock em alerta. Uma dupla de detetives tem a missão de solucionar esses crimes, mas a medida que a investigação avança eles descobrem que o serial killer pode estar mais perto do que imaginam... Suspense e muita ação são os ingredientes desta envolvente história em que os investigadores usam técnicas de perícia sofisticadas para desvendar a onda de assassinatos.
"- Nunca disse que me candidataria para ser um Gil Grissom, um Horatio Crane ou um Mac Taylor. Quero ser um cientista que trabalhe oficialmente para o bem da comunidade. Aqui não é muito diferente das contrapartes apresentadas em Las Vegas, Miami ou Nova York, só que é real."
O livro começa falando sobre Tony Draschko, apaixonado pelo seriado CSI, em uma consulta com o psicólogo dr. Carlos Mendes. Seu conhecimento técnico é exibido logo de cara quando corrige o termo CSI (Investigador da Cena do Crime) para CSA (Analista da Cena do Crime) além de fazer uma vasta explicação do trabalho.
Tony é um brasileiro que mora em Little Rock, nos seus 25 anos, órfão que mora com os tios, em busca do cargo de CSA, com a grande vantagem de ter como tio o comissário Wojak. Tony é aprovado para sua primeira missão, recebendo ainda no consultório a mensagem "10-24 Excetor Club. 10-12. Possível 01" - um possível assassinato em um clube de jazz. Ele é logo apresentado à parceira, Jennifer Perez.
O autor conseguiu colocar a essência dos seus estudos para a escrita do livro sem ser cansativo ou exageradamente técnico. Percebe-se que mesmo tendo colocado os dados e tabelas sobre pesquisas de DNA, coleta de amostras, procedimentos e inclusive o uso do Luminol, Sérgio consegue fazer com que o leitor sinta afinidade pelos personagens sem perder o humor quando cita o seriado.
Como eu assisto CSI, NCIS e outros quase diariamente (obrigada mãe!), os dados apresentados no livro mudam um pouco a perspectiva, sem tirar a graça do seriado. Gostei muito do livro, trama muito interessante e reviravoltas dignas de um bom policial.
O autor já é parceiro aqui do blog e vocês já leram sobre ele nos Clubes de Leitura policial, primeira e segunda edições. Aguardem novidades!
Cinco corujinhas, precisa dizer mais?!
Bora ler?
Eu terminei de ler esse livro e achei fantástico, pois a influência da série CSI é muito forte, no entanto, percebi Criminal Minds e Batman com a história de Bruce Wayne em relação ao Tony Draschko. A narrativa é veloz e a conciliação de dados técnicos e a ficção flui de maneira imperceptível. Nota máxima.
ResponderExcluirFiz uma resenha no meu blog também www.estantedowilson.com.br.
Parabéns.
Eu vi lá! Ainda preciso ler o segundo, mas agora estou começando o Beatlemaníaco para poder participar do clube!
ExcluirEu amooo livros policiais, ainda mais se for de serial killers. Me interessei demais por esse livro!!
ResponderExcluirblogfalandodelivros.blogspot.com.br
Eva, leia sim! Aproveita pra conhecer o autor no clube que ele coordena na saraiva do shop. Paulista, nesse dia 19/6 as 16h. Muito bom!
Excluir