quinta-feira, 24 de julho de 2014

Resenha: Trilogia 50 Tons de Cinza, E. L. James

Trilogia - E. L. James

50 Tons de Cinza

50 Tons mais Escuros

50 Tons de Liberdade


Foto: divulgação

 

Dados do box

ISBN: 8580572797
ISBN-13: 9788580572797
Ano de Lançamento: 2012
Editora: INTRINSECA

Sinopse:
O primeiro volume da trilogia 'Cinquenta Tons de Cinza' narra a relação entre uma recatada estudante universitária e um enigmático empresário consumido pela necessidade de controle. Na continuação, 'Cinquenta Tons Mais Escuros', a jovem Ana Steele, assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, põe um ponto final no relacionamento e decide se concentrar em sua carreira. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em 'Cinquenta Tons de Liberdade', Ana exige um comprometimento mais profundo de Grey. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo - amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades. Mas ela sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar.
"Às vezes me pergunto se existe algo de errado comigo. Talvez eu gaste tempo demais na companhia de meus heróis românticos literários, e consequentemente meus ideais e expectativas são extremamente altos."

Resenha:
Sim, queridos. Eu li a trilogia dos 50 tons. Já tinha comentado dele na dolorosa resenha de "50 tons de Sr. Darcy" por Emma Thomas. Acho que fui um tanto dura com o livro na resenha do Mr. Darcy, mas vamos explicar tim tim por tim tim.

Quem conhece a história da Bela e a Fera? A menina bonitinha, doce e pura se encontra com o monstro malvado, cruel, bruto e se apaixona perdidamente? É a fórmula básica para muitos romances e funciona, porque senão não estaria dando certo até hoje em livros como Crepúsculo e 50 Tons. Aliás, é uma fanfic de Crepúsculo onde, aparentemente a Bela cresceu e o Edward é um milionário que curte BDSM.

Já disse que gostei de Crepúsculo por ter sido um livro gostoso, YA de fácil leitura mas que poderia ter sido um pouco melhor escrito. Gostei mesmo por ter sido um livro leve, que prende a atenção e principalmente por ter feito muitos adolescentes e alguns adultos começarem a ter gosto pela leitura. Com 50 tons foi a mesma coisa, muitos adultos começaram a ler pela propaganda massiva que foi feita nas cidades e pela curiosidade com relação ao tema. Sim, muitos outros foram nessa onda e saiu de TUDO! Dá uma olhada no que saiu de livro baseado nos 50 tons...
























Para quem não viu o "50 Shades of Chicken" tem até um book trailer que ficou bem interessante. Eu cheguei a ver algumas outras receitas dele (sim, é um livro de receitas!) e são no mesmo estilo.


Voltando aos 50 originais... O livro é bonzinho, dá uma ideia do que é a iniciação ao mundo BDSM. Eu sei que ouvir do Grey que ele vai "reverter a situação" da Anna Steele é absurdo. Se ela é inocente de tudo não é uma situação! Deixa ela ser como ela quiser, !#$¨!#¨!!! Ele é masoquista, ela é virgem, isso é situação pra se reverter???

O livro é repetitivo, quantas vezes eu li a mesma frase que "ele seguiu com as mãos ao ápice da coxa"... Sim, eu já entendi. Não precisava repetir tantas e tantas e tantas vezes. Tem outros jeitos de escrever a mesma frase. Se tratando de uma fanfic de Crepúsculo, o romance de Bella Swan é digno de prêmio literário, pois está muuuuuuuito melhor escrito.

O livro leva 2 corujinhas, eu li de curiosa e achei interessante em algumas partes, embora ainda acho que ele podia ter sido um livro só e não essa encheção de linguiça que foi nas 1500+ páginas.



Resolvi fazer essa resenha depois de tanto tempo pelo simples fato de receber hoje a notícia que saiu o primeiro trailer do filme. Já viu?



Quem leu? Quem vai ler? Quem está curioso o suficiente para assistir?

2 comentários:

  1. Ma, só pra avisar, Between Shades of Grey não tem nada a ver com a trilogia. É um livro mais antigo, eu li em 2010 ou 2011 se não me engano, no Brasil, é publicado como A Vida em Tons de Cinza. É sobre uma adolescente da Lituânia vítima do Nazismo, enviada para a Sibéria durante a segunda guerra. Aliás, é um livro INCRÍVEL, eu super indico!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber! Eu ainda esqueci de comentar que o 50 Shades é BEM parecido com o filme "The Secretary", até no Mr. Grey.

      Excluir