quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Resenha: Delenda, Amanda Reznor




DELENDA
AMANDA REZNOR


                                                                      Por Marcos Crepaldi           

               “Chove. A tempestade lança trovões que estremecem a estrutura da casa. Em um dos quartos, uma menininha se contorce sob as cobertas. Seu corpo vibra a cada relampejar – ela pressente o estrondo e sofre com o medo que estridula em sua espinha, vertendo os sonhos em pesadelos. Mais um raio e a penumbra do quarto é momentaneamente afastada, dando espaço à luz fantasmagórica que revela os móveis e a porta-janela da sacada. De repente, um ruído... A menina desperta, mas demora a abrir os olhos, retornando lentamente do mundo onírico à sua cama. Quando o faz, vê a sacada por uma faixa vertical, que parece espiá-la pela porta entreaberta. Venta forte e o trinco da porta tremula impaciente, retirando-a por completo da sonolência. Aquela porta não deveria estar aberta!”

      Claudia Blaise é uma garota comum. Pelo menos ela pensa que é. Ela tem 18 anos e não conheceu sua mãe e seu pai morreu no dia em que ela nasceu. Tudo ia bem até que ela recebe uma carta que poderá mudar toda a sua vida. Mas o que vem disfarçado de um presente tentador pode ser, na verdade, uma cilada de encantos, mistério e morte.  Essa é a premissa da obra da autora Amanda Reznor, que prende o leitor do começo ao fim em uma trama que mistura mistério e misticismo em uma aventura empolgante. 

         Tendo como pano de fundo uma mansão tenebrosa construída em uma vila onde seus moradores escondem vários segredos é uma aventura sem igual, onde o leitor terá a impressão de ir por um caminho, e se descobrir totalmente perdido em um labirinto obscuro da mente. Um lugar onde luz e trevas se misturam. Onde você não sabe em quem poderá confiar. Quem é bom e quem é mau. Um lugar onde, com certeza, o leitor terá medo das sombras em meio às luzes. 

        Uma coisa que eu acho muito interessante e vale muito a pena comentar, é que no final do livro, foi colocada a planta da mansão onde ocorre a aventura, portanto o leitor mais curioso poderá se localizar enquanto estiver lendo. Uma inovação, sem duvida da literatura. 

        Para finalizar, vou tomar a liberdade de citar uma frase que está no inicio da obra. “Durante toda a minha vida como escritor, tenho defendido a ideia de que na ficção o valor da história prevalece sobre todas as outras facetas do ofício da escrita; caracterização, tema, atmosfera, nada disso vale alguma coisa se a história não tiver graça. E se a história conseguir prendê-lo, todo o resto é perdoável.” Trecho do prefácio de “Sombras da Noite” de Stephen King. Com certeza, essa frase serve para descrever a história de Amanda Reznor, uma autora que tem tudo para se tornar a maior escritora de mistério do Brasil. 

Nota 10
Cinco Corujinhas.

Um comentário:

  1. Uau, muito obrigada pela resenha e pelo espaço no Corujice literária, já irei divulgar no Ig @vale.dos.segredos =D ^_^ s2

    ResponderExcluir