segunda-feira, 25 de maio de 2015

SEMANA NERD - PARTE 1: Dia da Toalha e Eventos



Dia da toalha

Dia do orgulho nerd





Vocês já devem ter notado que o Corujice Literária tem uma pontinha nerd. Creio que todos tenham algo que gostem muito, sejam fãs mesmo, não importa se é Hary Potter, Magic Gathering, cosplay ou Steampunk, TODOS temos nossos pontos fracos e eles nos tornam especiais. Não sou fã de uma coisa só, gosto de tantos universos diferentes que não consegui nem listar todos aqui, mas minha queda maior são os livros.

Hoje, dia 25/05, é o “dia do orgulho nerd” ou “dia da toalha”. Aconteceram muitas comemorações por todo o canto no final de semana e mais algumas vêm por aí!


O que difere “nerd e geek”? O vídeo do Rhett & Link (Good Mythical Morning) faz uma paródia da diferença e rivalidade entre os dois esteriótipos. Mas no fundo, no fundo, nos damos bem! Consegui achar legendado, uhuu!


 


“O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que advoga o direito de toda pessoa ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorado em 25 de maio. A data foi escolhida como para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia com dois outros "feriados" de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams.” (Wikipedia)

Dia da toalha!


Esta semana vou colocar aqui algumas indicações de livros

 que recebi de alguns amigos e falar sobre algumas nerdices.


Começo com Renato A. Azevedo (do blog Escritor com R , consultor da UFO, autor de Roswell à Varginha e A Lista: Fenda na Realidade) que já aproveitou para falar um pouco do livro e do dia.



O Guia do Mochileiro das Galáxias – Douglas Adams
(por Renato A. Azevedo)


            A cada 25 de maio, coincidindo com o Dia do Orgulho Nerd, é celebrado o Dia da Toalha, em honra à vida e obra do saudoso Douglas Adams, autor de The Hitchhiker´s Guide to the Galaxy. Nada mais natural, portanto, que falar um pouco desse livro, um dos mais geniais e hilários da boa, velha e querida ficção científica. A obra narra a estranha trajetória de Arthur Dent, único sobrevivente da destruição (ou será que não?) do planeta Terra, e suas viagens pela Galáxia com seu amigo Ford Prefect (pesquisador de campo para o Guia), Trillian, Zaphod e o depressivo e hilário robô Melvin. E será que por acaso Adams se inspirou na burocracia (burrocracia?) brasileira para criar os vogons?
Pessoalmente, adoro a explicação a respeito do fabuloso gerador de improbabilidade infinita, que possibilita viagens interestelares muito mais interessantes que o tedioso hiperdrive, e mal posso esperar sair a próxima edição do Guia do Mochileiro das Galáxias e me aventurar pelas estrelas. Ah, e mais uma coisa: NÃO ENTRE EM PÂNICO!


Começamos bem com Eventos!

Muitas pessoas ficam perguntando onde achar os eventos e tudo mais, o Calendário Geek reúne todos, tanto na página, quanto no facebook.

Calendário Geek



Quem cuida do site é o Luciano Marzoca, que deixou duas indicações:
Timothy Zhan: Star Wars - Herdeiros do Império.
“Foi a partir desse livro que minha leve admiração por Star Wars se elevou para o nível de fanatismo. O Grande Almirante Thrawn é meu herói. Thrawn analisa Darth Vader do ponto de vista estratégico, e mostra, item por item, por que o Império teve um 'revés'. Eu gosto do personagem Vader, mas ele é bem vilão de capa-e-espada; Thrawn, por sua vez, é um militar de carreira, e muito mais inteligente”.




Encontro com Rama. Arthur C. Clarke
“Arthur C. Clarke mostra como se escreve um livro descritivo sem ser chato. É empolgante, mas tudo é descrição os personagens têm nomes apenas por convenção a descrição é um êxtase de imagens absurdo de bom.”












Só neste final de semana tivemos uma série de eventos de Star Wars a Quadrinhos Disney e os eventos vão terminar só no sábado, com o Livros em Pauta. Para saber um pouco mais sobre o que vai acontecer, confira no site.
 
Livros em Pauta



Outras pessoas também indicaram leituras interessantes. Entre elas:


Carlos Juiti Watanabe 
Professor de Matemática – Uninove

Fundação – Isaac Asimov

“O nerd é o cara que mais se aproxima de um autista, sem ser autista, pela paixão/fixação por alguma coisa e pelos problemas de relacionamento interpessoal quando o assunto foge do seu conhecimento”


Danilo Barbosa

Sociedade dos Meninos Gênios - Ac Rosen

Um steampunk inteligente, onde nada é o que parece.
Que além de um texto original, fala de qualquer tipo de preconceito com desenvoltura e originalidade




Renato A. Azevedo
Escritor com R , consultor da UFO, autor de Roswell à Varginha e A Lista: Fenda na Realidade
Mais um livro para indicar:

Enciclonérdia, Almanaque de Cultura Nerd – Luís Flávio Fernandes, Rosana Rios

Nerds são mesmo pessoas especiais. Nós temos a capacidade de nos encantar com coisas inimagináveis para outros seres humanos, cujo gosto pela leitura, por séries e filmes sequer chega perto dos nossos. Defendemos valores caros ao longo de todo o período de existência da civilização humana sobre a Terra, tais como a liberdade e o conhecimento, e falando sobre conhecimento... um agregado da cultura nerd não poderia faltar neste dia! Especialmente indicado aos iniciantes, a Enciclonérdia traz uma grande variedade de verbetes, cuja maioria o nerd tarja preta deve naturalmente conhecer de cor. Quer saber sobre Física Quântica? Buracos de Minhoca/Wormholes/Fendas Espaciais? Que tal sobre a Lei de Murphy? Curioso para descobrir quem foi Sylar? Quem foi mesmo que gritou “Khaaaaaaaaaaaaaaaaan!!!”? Qual a diferença entre Q (Star Trek), e Q (007)? A Enciclonérdia tem todos esses verbetes e muitos mais. Útil, por exemplo, se aquele atendente de megastore (sim, aconteceu comigo), comentar “é que é muito Star, sabe?”, se você perguntar a respeito de DVDs de Stargate, Star Trek e Star Wars...

Vem mais nerdice e mais indicações essa semana! Aguarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário