terça-feira, 16 de junho de 2015

FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO - VIRADA CULTURAL 2015

FANTÁSTICA JORNADA NOITE ADENTRO

 

EXTRATERRESTRES

A única Fantástica Jornada de 2015 integra a Virada Cultural.

Confira a programação completa

Sábado e domingo, dias 20 e 21 de junho da Biblioteca Viriato Corrêa.


Fantástica Jornada Noite Adentro





A verdade está lá fora? 

Ela pode estar mais perto do que você imagina! Mais precisamente, na 17ª  edição da Fantástica Jornada Noite Adentro. No cinema, na televisão e na literatura, a presença desses seres alienígenas já foi abordada sob diversas perspectivas: seriam eles uma ameaça, amigos ou completamente indiferentes à nossa existência?


A abdução na Biblioteca Viriato Corrêa começará com uma intervenção criada especialmente para a Jornada, seguida por um bate-papo. A partir da meia-noite haverá sessões de cinema no auditório e jogo de RPG live-action no andar térreo. Ao final, será oferecido um café da manhã intergaláctico aos terráqueos. 

Intervenção artística: Guerra dos Mundos


Com Teatro da Peste
O grupo Teatro da Peste retoma o diálogo entre ficção e realidade trazido por Orson Welles que, em 1938, ao fazer a adaptação radiofônica do livro “A Guerra dos Mundos”, de H. G. Wells, gerou comoção ao anunciar uma invasão alienígenas nos EUA sem explicitar aos ouvintes o caráter ficcional de sua intervenção, causando um estado de pânico nacional. Com diversos elementos, como caóticas transmissões ao vivo e mixagem de vídeos, será apresentada a construção polifônica desta iminente invasão alienígena. 50 min.
Dia 20 de junho às 21h

Mesa-redonda: Eles estão entre nós... na literatura e no cinema


Com Braulio Tavares, Roberto Causo e mediação de Silvio Alexandre
Braulio Tavares é escritor, compositor e pesquisador. Publicou livros em diversos gêneros e organizou antologias como "Contos fantásticos no labirinto de Borges" e "Páginas do futuro: contos brasileiros de ficção científica", entre outros. Escreve no blog Mundo Fantasmo.
Roberto Causo é o autor dos romances “Anjo de Dor” e “Glória Sombria”, e tem contos de ficção científica e fantasia publicados em onze países. Seu texto “O Par: Uma Novela Amazônica” foi premiado no Projeto Nascente da USP.
Silvio Alexandre é editor, organizador do Fantasticon - Simpósio de Literatura Fantástica e membro da Comissão Organizadora do Troféu HQMIX.
Dia 20 de junho às 22h

Performance: PANSPERMIA


Com Paulo Afonso
Performance-instalação sobre a origem da vida, inspirada em uma mitologia cósmica; "antes do início chegamos ao fim, a origem está no futuro..."
Dia 20 de junho às 22h40

Live-action role play : ETs...!


A madrugada reserva uma aventura em um universo fantástico além do nosso mundo conhecido - um planetoide que comporta todo o tipo de criatura extraterrestre e suas intrigas, objetivos e histórias extraordinárias. Com a ONG Confraria das Ideias, que atua há 15 anos desenvolvendo o larp como estímulo à cultura, arte e socialização,  com jogos de diversos temas. O larp (live-action roleplaying) é ao mesmo tempo um jogo de representação e uma arte participativa, assemelha-se ao teatro ou a performance, porém é feito para ser vivenciado. (definição NpLARP)
Não é necessário já ter participado de outro larp, os inscritos receberão orientação. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscrições pelo email: confrariadasideias@gmail.com
Dia 20 de junho às 23h59

 

FILMES

Invasores de corpos
Invasion of the body snatchers, EUA, 1978, 115 min, legendado, DVD
Direção: Philip Kaufman.
Elenco: Donald Sutherland, Leonard Nimoy, Jeff Goldblum.
São Francisco. Matthew e Elizabeth reparam que as pessoas à sua volta estão se comportando de forma estranha. Gradativamente descobrem que alienígenas estão tomando o lugar dos humanos quando estes dormem. Para maiores de 16 anos.
Dia 20 de junho às 23h59

Contatos de 4° grau
The fourth kind, EUA, Reino Unido, 2010, 97 min, legendado, DVD
Direção: Olatunde Osunsanmi. Elenco: Milla Jovovich, Will Patton, Hakeem Kae-Kazim.
Em uma pequena cidade do Alasca desde a década de 60 são registrados um grande número de desaparecimentos. Quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler começa a gravar suas sessões de hipnose com pacientes traumatizados acaba descobrindo as mais perturbadoras evidências. Para maiores de 16 anos.
Dia 21 de junho às 2h10

Filme surpresa
Dia 21 de junho às 4h

Nenhum comentário:

Postar um comentário