sexta-feira, 25 de março de 2016

Louco - Fuga, por Rogério Coelho












SINOPSE:
O seu nome é Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, mas pode chamá-lo de Louco. Ele corre dos guardiões do silêncio, enquanto viaja pelas histórias para libertar um pássaro. Ou não? Em "Fuga", o personagem mais maluco de Mauricio de Sousa ganha uma releitura pelas mãos de Rogério Coelho.


  • ISBN:  8542602897

Renato Alonso entrando  na competição!!!

          O maravilhoso projeto Graphic MSP da Mauricio de Sousa Produções chegou a mais uma edição especial, com o lançamento de Louco - Fuga. E podemos dizer tranquilamente que é mais bonita e uma das mais emocionantes de todas!

            O Louco, na verdade Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, foi criado em 1973 pelo irmão de Mauricio de Sousa, Marcio Araujo, que era roteirista no estúdio. Suas HQs atualmente evoluíram até o Almanaque do Louco e, além disso, o personagem tem feito aparições nas aventuras da turminha, sempre pegando no pé de Cenourinha, quer dizer, Cebolinha!

            Na Turma da Mônica Jovem o Louco é o Professor Licurgo, um dos mestres do Colégio do Limoeiro, e protagonizou com a turma a espetacular saga Monstros do ID, nas edições 15, 16 e 17. Ali tivemos um vislumbre de seu passado, dando pistas de porque ele ficou louco (“Eu não sou louco!”, berrou o Professor Licurgo aqui ao lado), e a respeito do grande vilão da história. Uma das passagens mais divertidas acontece quando viajam ao mundo dos Monstros do ID a bordo da nave do Professor, a Devaneio, e ele se distrai conversando com a turma até que... CRÁS! A nave cai, e Cebola pergunta se a nave não voa com piloto automático. “Se ela tem gente a bordo ela não pode voar sozinha, que coisa, parece louco”, foi a resposta de Licurgo.

            Louco teve participações especiais também na série Clássicos do Cinema, e destacamos Batmenino e Cascobim como o Loucoringa, e em Coelhada para o Futuro, sendo o único personagem que não é afetado pela viagem temporal de Cebolinha. “Claro que não fui afetado, eu sou louco”, respondeu o Louco. No projeto MSP 50 o personagem foi explorado brilhantemente por artistas talentosos, novamente enfatizando o caráter fantástico, lírico e nonsense do Louco, com histórias riquíssimas, densas e divertidas.

            Mas foi Rogério Coelho que extrapolou todos os limites, dando vida àquela que sem dúvida é a mais bela de todas as edições das Graphic MSP! Como não se emocionar com uma história que versa sobre liberdade e imaginação? Como não querer acompanhar esse personagem magnífico em uma aventura além do tempo e espaço, sem limites e através de inúmeras histórias fantásticas?

            Rogério insere o Louco em uma fantástica aventura em que ele atravessa os limites dos quadros da HQ, assume os papéis de mágico e louco, contador de histórias e criança, viajante e herói!

            As cores e os desenhos são pura arte, e o colorido somente é alterado em quatro páginas em vários tons de azul e branco. Aí descobrimos que havia um escritor que criou um pássaro maravilhoso que inspirava muitos com seu canto, e vilões que caçavam esse pássaro. E a missão do Louco é libertar a imaginação novamente.


            Logo em seguida a essas páginas em azul, acontece a primeira e belíssima homenagem à obra inimitável de Mauricio de Sousa. E se você não se emocionou antes, as lágrimas virão com certeza no desfecho da história e na revelação de quem será o grande herói que irá salvar o dia!

         Resta somente voar, voar livre nas asas da imaginação, e desfrutar de todas as histórias já contadas, e muitas e muitas que ainda estão por vir. Após mais uma homenagem, ainda maior e mais bonita ao maravilhoso “universo mauriciano”, aprendemos que basta prestar atenção e deixar livre a imaginação para se ter certeza que este é um mundo belo, maravilhoso, e Louco!



            Já se disse muitas vezes que uma imagem vale por mil palavras, mas tente comunicar tal ideia sem palavras! A mesma coisa se aplica à maravilhosa Graphic MSP Louco - Fuga, obra-prima de Rogério Coelho, e uma extraordinária inspiração para a imaginação de todos os criadores, leitores e fãs. Nenhuma resenha pode realmente fazer-lhe justiça, então terminamos simplesmente recomendando que a acrescente à sua coleção, e leia, e leia, releia, releia... 5 Corujinhas!


CONTAGEM DE PONTOS:
15- uma Graphioc Novel
24- Um livro garantido de divertir
29 - Releia um livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário