sábado, 28 de abril de 2018

Como foi o Festival Guia dos Quadrinhos 2018







            A cultura nerd encontra cada vez mais espaço na mídia em geral, e para qualquer bom conhecedor o nerd de tarja preta – o nerd raiz mesmo – é o fã de quadrinhos. Afinal, os maiores eventos nerds do mundo não possuem o título Comic-con à toa, pois começaram justamente com os fãs de quadrinhos. A também chamada Nona Arte tem experimentado um crescimento sem precedentes no Brasil e as opções se multiplicam a cada mês mesmo com a crise, indo de gibis de poucas páginas encontrados em qualquer banca a álbuns luxuosos em capa dura, frequentemente bem mais caros que livros de grandes editoras.


            E, para os fãs de quadrinhos de Sampa City (ou seria Gotham Sampa?) um evento vem crescendo já há alguns anos, e já se estabeleceu como o mais aguardado do ano para os fãs de quadrinhos, o Festival Guia dos Quadrinhos! Ele é organizado pela mesma equipe que mantém o Guia dos Quadrinhos, um fenomenal e gigantesco compêndio sobre todas as HQs já publicadas no Brasil, com referências cruzadas, lista de histórias onde determinado personagem já apareceu... enfim, se precisa de alguma informação sobre quadrinhos no Brasil, não existe fonte melhor!



            O Festival, em sua edição 2018, aconteceu novamente no Clube Homs, tradicional local de eventos situado em plena Avenida Paulista, de acesso facílimo para quem vem de qualquer canto da cidade, do país ou do mundo. Contou com uma variedade enorme de estandes de colecionadores, lojas, sebos, e também de artistas que disputavam a atenção do numeroso público que compareceu ao evento. Ali podiam ser encontrados gibis de décadas atrás ou as últimas novidades, a preços mais acessíveis do que nos locais convencionais. Produtos nerds de todos os tipos desafiavam a vontade de gastar pouco dos presentes (doce ilusão, aliás...), e os artistas brasileiros estavam à disposição para autógrafos e o excelente papo de sempre. Uma das atrações era o Quiz Nerd, em que os presentes eram desafiados a responder a perguntas sobre quadrinhos, e quem acertava faturava bons prêmios na forma de brindes, produtos e claro, quadrinhos!







            Um dos destaques foi a comemoração de 25 anos da publicação dos quadrinhos Vertigo no país, com o lançamento do livro Vertigo: “Além do Limiar”, com histórias dos bastidores e muitas outras informações sobre esse selo da DC Comics. Produzido por Edson Diogo, criador do Guia dos Quadrinhos, o livro conta ainda com a colaboração de 25 autores, roteiristas, jornalistas e editores, e 25 ilustradores para prestar essa grande homenagem.



            O sábado teve ainda um bate-papo com Cris Alencar, ilustradora e colorista da Disney, acompanhada pelo editor Paulo Maffia. A Disney, por sinal, teve uma presença significativa no Festival, e uma das atrações era o Museu Virtual, no qual o visitante excursionava através de um equipamento de realidade virtual. Outra grande e disputada atração, com a qual todos queriam fotos, era a placa comemorativa de 60 anos de quadrinhos Disney publicados pela Editora Abril, presenteada pela Walt Disney Company em 2010, estampada com a capa do “Pato Donald número 1”, de julho de 1950. Durante o bate papo, fomos ULTRA presenteados com Tom Dutra (do @tomdutradicas) que cantou o tema de Ducktales para aplatéia saudosista que se segurou para não cantar o refrão junto. U-HU!










Outro grande destaque foi a presença do artista Carlos Edgard Herrero, grande mestre Disney, um dos criadores do Morcego Vermelho (alter ego heróico do Peninha), além de desenhista do Manual do Zé Carioca. Este, aliás, recém lançado pela Abril, imagina se o pessoal não aproveitou para levar para casa seu exemplar autografado?



            O auditório ficou lotado na palestra final do sábado, Vingadores: Guerra Infinita e os Dez Anos do Universo Cinematográfico Marvel, na qual Carol Pimentel da Panini Comics, o dublador Marcelo Salsicha, o jornalista e crítico de cinema Paulo Gustavo falaram sobre essa impressionante trajetória dos heróis da Marvel no cinema, com mediação de Maurício Muniz, editor da Coleção Mundo Nerd (e que podia ser adquirida no estande da Editora Europa, bem como as edições sempre caprichadas da revista Mundo dos Super-Heróis). Foi um bate-papo divertido sobre as intrincadas ligações entre os filmes da Marvel, e da crescente expectativa pelo ponto culminante desse longo projeto, “Vingadores: Guerra Infinita”, que já está nos cinemas.

            Entre as opções de alimentação estava o Maid Café, cujas meninas estão de parabéns, pois estes dois esfomeados na hora do almoço fizeram o juramento das sodas italianas e comeram nhoque vegetariano muito bons!




            O domingo teve parada Cosplay em plena Avenida Paulista, mais sessões de autógrafos e Quiz Nerd, um bate-papo sobre os 30 anos da revista Animal, mas a atração mais concorrida foi sem dúvida a apresentação sobre os estúdios de quadrinhos Disney na Itália, com Paulo Maffia e Thiago Gardinali, jornalista e um dos tradutores da Editora Abril. Vale salientar, aliás, que paralelamente ao Festival Guia dos Quadrinhos aconteceu um encontro dos Colecionadores de Quadrinhos Disney, que participam da comunidade Disneyanos no Facebook. Procure e entre, vale a pena, o pessoal é simplesmente sensacional e tem sempre boas histórias e dicas para quem está entrando no fabuloso universo de Patópolis.

            O bate-papo foi interessante e divertidíssimo, com Thiago explicando como é a produção Disney na Itália, país de onde vem boa parte do material que é publicado aqui. Inclusive, claro, as HQs do maior herói da Disney, o Superpato, nas versões tradicional e futurista, esta última conhecida como PK e publicada na Topolino italiana. Paulo Maffia, aliás, confirmou que estão estudando a melhor forma e momento de prosseguir com o universo FC de nosso herói, que já tem três histórias inéditas na fila para serem publicadas no Brasil: “Cronaca di un ritorno”, “Il marchio di Moldrock”, e “L'orizzonte degli eventi”, em seus títulos originais em italiano.



            Conversando com o editor ainda obtivemos a informação de que a próxima Lendas Disney (já leu nossa resenha do número 1, Superpato Original?) terá como personagem título “Fantomius”, o ladrão de casaca do início do século XX cujo diário inspirou Donald a se tornar o herói. Chega em maio, e já estamos ansiosos! Outra coisa que pudemos conferir foi um exemplar que Thiago trouxe um exemplar de “I Migliori Anni Disney”, a versão original que deu origem a “O Melhor da Disney Brasil”. A edição italiana é muito bem produzida, mas em termos de quantidade de informações e qualidade geral a nossa ficou bem melhor, em um excepcional trabalho do pessoal da Editora Abril!

            Além dessa, outras novidades serão a publicação da saga “Darkenblot 3 Nemesis” na Disney Big, que também deverá ter em seus próximos números as histórias feitas em homenagem aos personagens da editora Bonelli, como Tex e Nathan Never. Interessante foi a rápida enquete que Thiago propôs ao público, se este preferiria que Mickey continuasse como sempre foi aqui no Brasil, ainda morando e atuando em Patópolis, ou se seguisse seus passos originais como sempre foi nos Estados Unidos e Itália, onde sua cidade é Ratópolis. A maioria preferiu manter a tradição brasileira.

            Falou-se também das Disney Big 49 e 50, a primeira com a história que traz a vinda do Tio Patinhas ao Brasil, em uma trama que ainda menciona o misterioso desaparecimento do explorador Percival Fawcett nas selvas do Mato Grosso, com participação do irmão do quaquilionário, Gedeão. A história ainda traz Patolfo, primo doido do Donald (como se não bastasse o Peninha...), e interessante notar que muitos consideram que nenhum dos dois, e por sinal nem o Peninha, fazem realmente parte oficial da árvore genealógica da Família Pato. O legendário mestre Carl Barks e Don Rosa – o autor da maravilhosa Saga do Tio Patinhas – não trabalharam com eles, pois foram criados que foram anos depois.

            Porém, a Disney sempre deu liberdade criativa a seus autores, importando somente se contam boas histórias, e afinal é isso o que vale! Thiago contou como é meticuloso o trabalho dos tradutores, já que há algumas palavras no idioma italiano usadas normalmente nas histórias que, se traduzidas ao pé da letra, poderiam não ser adequadas para os quadrinhos Disney brasileiros. Falou-se ainda dos artistas Disney da nova safra, como Francesco Artibani, responsável pelos roteiros de histórias como “Ratópolis” (homenagem a Metrópolis, Disney Big 45) e “Crime Temporal” (Disney Big 43), Marco Gervasio, responsável pelas histórias de Fantomius que têm saído nas revistas do Tio Patinhas, e Teresa Radice e Stefano Turconi, respectivamente roteirista e artista de “Ducks on the Road”, publicada em Disney Big 47, e da fabulosa série “Pateta Repórter”. Todos já consagrados e seguindo pelos caminhos desbravados pelos mestres Barks e Rosa, sempre lotando suas histórias com referências aos grandes do passado. Paulo Maffia completou afirmando que essa riqueza narrativa é conseguida por meio de muito estudo e leitura, algo que observou tem faltado aos roteiristas brasileiros. Está dada a dica, leiam!

            Outro momento muito divertido aconteceu quando Thiago perguntou ao público quais as preferências em termos de sex simbols entre as garotas Disney. Ele confessou que sempre sentiu atração pela Maga Patalógika, e mencionou ainda a parceira de Donald Duplo, a agente K Ká, como outra das musas atuais dos quadrinhos Disney. Este escriba lembrou também de Lyla Lay, parceira das aventuras temporais do Superpato, e que recentemente, em “O Fluxo Temporal” (Disney Big 46) deu uma cruzada de pernas... uau! A apresentação estourou de longe o tempo programado, comprovando que o papo estava bom demais!



            E assim foi mais um Festival Guia dos Quadrinhos, que deixou aquele gosto de quero mais como somente um evento bem organizado e bem frequentado pode fazer. A organização, com o Edison Diogo à frente, está de parabéns, e foi um enorme prazer comparecer a mais essa edição, rever amigos, gastar (um pouco além da conta, é verdade...) e curtir essas histórias e personagens maravilhosos. O evento foi tão bom que o pessoal deveria começar a pensar em torná-lo semestral, pois um só final de semana ao longo do ano é pouco para tantos momentos bons que experimentamos no Festival.


            Então é isso, obrigado a todos, e até a próxima!
 

Para mais fotos do evento, é só acessar nosso face!




LOOT:


Marcia:
- Atômica (autografado 💓 pelo ilustrador Sam Hart)
- Zelda 2: Oracle of Seasons / Oracle of Ages












Renato:
- Mundo dos Super Heróis #98 - Vingadores Guerra Infinita; Coleção Mundo Nerd: O Senhor dos Anéis
- Batman #100; Antes de Watchmen: Minutemen
- Disney Especial Cinema; Super Pato: o Legado; Clássicos da Literatura Disney: O Médico e o Monstro (Frankenstein e Drácula); Mega Disney #1; História e Glória da Dinastia Pato
- Mini Funko Tardis





2 comentários:

  1. matéria extraordinária, uma das melhores que li ate agora...parabéns pela cobertura.

    ResponderExcluir
  2. Artigo espetacular! Realmente o Festival Guia dos Quadrinhos consegue reunir fãs de HQs de todo o país e os painéis no auditório são uma excelente oportunidade de debater assuntos dos quadrinhos que tanto gostamos.

    ResponderExcluir