quinta-feira, 3 de maio de 2018

Sagas, Histórias e Glórias




            A História e Glória da Dinastia Pato é uma das mais grandiosas tramas já publicadas nos quadrinhos. Lançada aqui no Brasil primeiro nas revistas de linha da Disney entre 1974 e 1979, depois como minissérie em 1987 e finalmente em dois volumes de capa dura em 2009, é uma das mais cultuadas sagas Disney de todos os tempos, mostrando os antepassados da Família Pato forjando sua trajetória desde a Antiguidade até os dias atuais. As histórias são conhecidas através do contato com antigas moedas, guardadas em um precioso baú que é um dos tesouros mais bem cuidados pelo Tio Patinhas.
  
            Só que ao final da história algo acontece, e o baú parece perdido para sempre. Mas eis que a tecnologia avança, e o velho Patinhas não iria deixar o que é seu por direito ficar dando sopa por aí. Então convoca os sobrinhos para uma nova aventura, a fim de recuperar o tesouro. E esse é o início da trama de A Nova História e Glória da Dinastia Pato, dividida em seis capítulos publicados em mais uma novidade da Editora Abril para os fãs da Disney, Disney Saga nº 1, lançada em fevereiro último.

            Conforme já falamos na resenha de Lendas Disney nº 1 - Superpato Original, essa é uma nova série de edições trimestrais da Disney, com 192 páginas, ótimo acabamento, profusão de textos extras e valor de R$ 29,90. Pelas histórias e pelas informações histórias são edições que não podem faltar para nenhum colecionador, e conforme pudemos constatar, trazem excelentes histórias e, no caso de Sagas, ótimas referências para o fã de Ficção Científica.

            Sim, pois se História e Glória era sobre os antepassados dos patos, A Nova História e Glória trata de seus descendentes. Como é possível? Lógico que não vamos entregar spoilers, mas apenas dizer que, junto ao baú de que falamos acima, outro tesouro foi descoberto por Tio Patinhas, Donald, Huguinho, Zezinho e Luizinho. E é esse novo tesouro que permite aos patos ver o que será de seus descendentes nos próximos séculos!

            No primeiro capítulo, daqui a um século Patópolis estará sofrendo com um adensamento populacional sem precedentes, e adivinhem qual o único terreno relativamente aberto na cidade? E evidentemente certo Tio Macpat não está disposto a abrir mão de sua centenária caixa-forte, logo elabora um audacioso plano para se estabelecer em um local que mesmo em sua época ainda não foi devidamente explorado, o oceano. É divertido ver os problemas que a superpopulação causa, e a história ainda traz referências a uma trama clássica, O Trenzinho da Alegria. Recomendamos pesquisar a respeito no estupendo site de referência O Guia dos Quadrinhos, aliás!



            Daqui dois séculos uma nova e próspera Patópolis existe no meio do oceano, habitada por cientistas. Mas Tio Patínio se preocupa somente com seus lucros, mesmo que o ouro não tenha muito valor em seu tempo. Até Beta Donald é um cientista, e é ele quem descobre uma ameaça astronômica, um meteoro que se dirige contra Patópolis. Esse elemento da trama me trouxe à memória o filme Cidade sob o Mar (City Beneath the Sea, Warner Bros, 1971), também envolvendo ouro e a ameaça de um meteoro, além de contar com a aparição do mesmo Sub Voador da série Viagem ao Fundo do Mar!
           



            Aliás, conforme os autores de A Nova História e Glória da Dinastia Pato, Alessandro Sisti e Claudio Sciarrone, entrevistados no texto extra ao final da edição, essa Patópolis no meio do oceano tem um pouco da Patópolis futurista de As Novas Aventuras do Superpato (confiram a respeito, aliás, lá no Escritor com R).

            Trezentos anos além de nossa época, Patópolis se uniu a cidades vizinhas em uma megalópole muito bem planejada. Contudo, Tio Patinhas lamenta pela uniformidade dos edifícios que já o fez perder bons negócios. Junto a seus sobrinhos, portanto, ele procura o gênio Pardal para obter uma solução. Contudo acontece um problema, e certo detetive rato precisa ser chamado para solucioná-lo. Muita confusão, encontros com outros personagens, idas e vindas depois o mistério é solucionado, e Patinhas encontra uma solução para vários problemas de sua sociedade.



            Quatro séculos no futuro e contemplamos autênticas cidades aéreas, deixando a superfície livre para o cultivo de inúmeras variedades de plantas. A forma esférica das construções, aliás, evoca outra obra de Ficção Científica, a série literária alemã Perry Rhodan, que vem sendo ininterruptamente publicada desde 1961, onde a maioria das naves possuir formato esférico.


            Nesse mundo futurista ainda está presente a rivalidade de Tio Patinhas com Plantacôncio, descendente do Patacôncio de nossos dias. O líder da Família Pato nessa época convoca o inventor Pardaleco para uma inovadora iniciativa, uma planta de dinheiro, contudo ela não é bem sucedida. Mas como outros de sua dinastia, Patinhas consegue se superar e se dar bem diante dos rivais, dando os primeiros passos rumo a uma nova fronteira, o espaço!

            A próxima trama se passa em 2518, em pleno Império Solar (mais uma menção a Perry Rhodan). O reino espacial da humanidade e da patinidade (ha-ha) é comandado por uma elite imperial preguiçosa e decadente. Claro que vemos aqui uma direta referência a um dos maiores clássicos da Ficção Científica, a Trilogia Fundação do mestre Isaac Asimov!

            Nesse Império decadente o Tio Patinhone sofre por ser o único disposto a trabalhar, e seus prejuízos só aumentam diante da indolência da corte. Pensando bem, há algo muito parecido acontecendo em certo país sul-americano nem tão distante... Patinhone, junto a seus sobrinhos, luta contra esse deplorável estado de coisas e seu rival, Pat Al Con, em um ponto da trama geral no qual as coisas começam a ficar claras, com importantes revelações. E, contra um sistema decadente e inepto que se recusa a mudar, a única alternativa é buscar outras fronteiras a explorar!



            No ano 2618 a Dinastia Pato se estabeleceu em diversas colônias em outros mundos, batizados em honra a seus antepassados. E um minúsculo spoiler absolutamente indolor, mas a Caixa-Forte espacial do Tio TP1+ ficou muito parecida com um Cubo Borg, para este fã de carteirinha de Star Trek! Ecos do passado, descendentes de antigos inimigos e um buraco negro completam a trama, que completa o ciclo fazendo uma ligação com o presente. E como é habitual, nosso bom, velho e querido Tio Patinhas sempre dá um jeito de conseguir aproveitar, e tirar muito lucro, de qualquer oportunidade!

            Disney Saga nº 1, com A Nova História e Glória da Dinastia Pato, é uma belíssima edição, tem excelente acabamento como é habitual no selo Disney da Abril, e traz várias novas versões dos personagens que tanto amamos. É evidente que é complicado compará-la com A História e Gloria da Dinastia Pato, a história original e muito mais grandiosa, já considerada um clássico. Mas é muito divertida e com excelentes ideias, muitas situações interessantes e interessantes discussões que valem inclusive para nosso mundo e nossa época. A Casa Disney tem muito, muito material para compor as próximas edições, e o nº 2 da Disney Saga já está sendo aguardado ansiosamente. E você, qual Saga grandiosa gostaria de conferir na segunda edição?



Nenhum comentário:

Postar um comentário