sexta-feira, 27 de julho de 2018

Especial de fãs: Tolkien Talk


Tolkien

Se você acompanha o blog, sabe que J. R. R. Tolkien, ou “o Professor”, é o autor de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit”, “Silmarillion”, “Contos Inacabados”, “Roverandom” entre muitos outras obras publicadas em vida e postumamente. Aqui no Corujice já fizemos dois especiais do autor, no Aniversário de Tolkien, quando se comemora o Tolkien Toast, e o Dia de Ler Tolkien, quando a Harper Collins anunciou que adquiriu os direitos de publicação no Brasil junto com nova tradução de “Silmarillion” e obras ainda não publicadas aqui.





  1. quando e como começou o fã clube?

Sérgio Ramos e Cesar Machado, fundadores do “Tolkien Talk”, se conheceram no final de 2013, em um fórum de discussões online com a temática de J.R.R. Tolkien. Logo, ambos perceberam que gostavam do mesmo tipo de debate: aquele em que eram usadas citações e referências diretas dos livros, permeadas pela discussão de ideias dos participantes, fomentando a leitura. Percebendo que os grupos que estudavam Tolkien eram muito dispersos e se restringiam a alguns sites e fóruns online, Sérgio percebeu que não havia nenhum canal brasileiro que tratasse sobre a obra de Tolkien na plataforma do YouTube. Portanto, não teve dúvidas em chamar o Cesar para dar início ao projeto de publicar vídeos toda semana falando sobre a vida e obra de J.R.R. Tolkien.
No começo de 2016 a ideia tomou forma, com o lançamento do canal “Tolkien Talk” (TT). A ideia, que era elevar as discussões e difundir a obra de Tolkien, deu certo, e com o crescimento do canal e das amizades que se formaram em torno dele, surgiu um novo grupo de discussões: o “Dragão Verde”, grupo de discussões do “TT” no Facebook.

  1. de onde veio o nome?

"Tolkien Talk” é um trocadilho que aproveita a semelhança entre as palavras “talk” (conversar, em Inglês) com o nome do criador da Terra-média. O grupo de discussões “Dragão Verde” recebeu seu nome através do comentário de um dos membros do grupo, o Ricardo, que ao conversar com outras pessoas no campo de comentários dos vídeos do “Tolkien Talk”, dizia se sentir na taverna “Dragão Verde” dos livros de Tolkien, um local cheio de amigos, onde ele podia discutir seu autor favorito tomando um “quartilho de cerveja”. Dessa conversa a ideia amadureceu, e tomou forma no Facebook, para onde migraram as conversas, debates e discussões acerca dos temas relacionados a Tolkien que são apresentados no canal do YouTube.


  1. qual o foco do grupo? Pq este tema?

O foco do grupo é a obra literária de John Ronald Reuel Tolkien, não apenas seu “Legendarium” (onde estão as obras atreladas a “O Senhor dos Anéis”), mas também suas obras mais acadêmicas, ou vinculadas a outras mitologias, além dos aspectos biográficos do autor.
O tema foi escolhido justamente pela paixão que os membros têm pela vida e obra do Professor Tolkien, que além de rica, parece inesgotável por conta de suas diversas camadas e níveis de interpretação.
No canal Tolkien Talk, cada tema é apresentado em diversos graus de aprofundamento, de acordo com o tema, desde o nível iniciante, passando pelo intermediário até o avançado. No Dragão Verde, existem debates, desenhos, poemas, troca de ideias e formação de amizades, com a contribuição de cada participante.


  1. que tipos de eventos vocês realizam? os eventos são pagos?

Frequentemente acontecem concursos culturais no Canal Tolkien Talk e no Dragão verde, além do blog do Tolkien Talk. Realizamos também encontros com seguidores e leitores, palestras ao vivo e online. Esses eventos são sempre gratuitos.

  1. qual a agenda para 2018?

Para 2018, está prevista a realização de um encontro em Agosto.

  1. como nossos leitores podem entrar em contato?

Possuímos diversas mídias, onde o interessado na obra do Professor Tokien podem nos encontrar, sendo:

Twitter:/tolkientalkbr
Instagram: @tolkientalk


Nenhum comentário:

Postar um comentário