segunda-feira, 30 de julho de 2018

Guia de Sobrevivência: Bienal do Livro de São Paulo


Guia de Sobrevivência: Bienal do Livro de São Paulo

A Bienal do Livro de SP está chegando!!! E junto com ela vêm os pés doloridos, filas, mãos que mal agüentam o peso das compras – essas feitas além do limite do cartão – fome, filas, um pisão ou outro no pé já dolorido, mais filas... Por termos um certo passado com Bienais, resolvemos elaborar um “Guia de Sobrevivência”. Se nada der certo, leve sua toalha, polegar para cima e 42 em frente!

Ahhh!!! Procurem por nós dois passeando por lá! Estaremos nos dias 4 e 9/8 com marcadores de página!




ROUPA:
            É de se esperar que você encontre amigos, blogueiros e autores por lá. As selfies são inevitáveis, mas, porém, todavia, contudo, não obstante, USE SAPATOS CONFORTÁVEIS!!! O mesmo definitivamente vale para as roupas. Imagine não poder dar um abraço no seu amigo/blogueiro/autor favorito por estar com uma blusa apertada demais.


Você vai estar em um ambiente cuja temperatura varia de quente a “lerigou” em pouco tempo, então leve um casaco que possa ser colocado na mochila ou amarrado na cintura (isso pode ser brega ou “coisa de mãe”, mas leve!).



MOCHILA:
            Esse é um item obrigatório. Vários usos para a queridinha da Bienal. Mas tem que ser uma que não machuque os ombros, hein!
            - ESPAÇO para os livros. Algumas sacolas são bonitinhas, mas ordinárias e você vai se pegar xingando muito as alças que parecerão lixas nos seus dedos depois de algumas horas;
          - ÁGUA!!! Leve uma garrafa de água. Lá tem bebedouro, mas com fila. Vale a pena se garantir num primeiro momento.
            - LANCHE! Toda comida por lá é cara e adivinhe... tem fila! Experiência pessoal: levei Club Social uma vez (não estou com patrocínio, hein), e a espertalhona aqui acabou o dia com “farofa social” na bolsa... Leve num potinho. Pode parecer frescura, mas ajuda e não suja os livros.

Marcia na Bienal 2012 sem mochila querendo morrer com as alças das sacolas e das sacolas dentro das sacolas...


DOCUMENTOS:
            Documentos, cartão, dinheiro e celular são imprescindíveis. Mas leve num lugar mais perto de você do que na mochila, onde os espíritos de porco possam roubar. SÉRIO! A Bienal tem segurança e tudo mais, mas pense que você vai estar no meio de taaaaaaaaaaaaaanta gente que se precaver é a melhor pedida. Toda atenção a esses itens é pouca.



GRANA:
             Sim, começa no estacionamento... Da última vez que fomos ao Centro de Exposições Anhembi pagamos $40 para deixar o carro lá dentro. As comidas também são carinhas nos lanches. O restaurante self que fica na lateral superior (não sei nem se vai estar aberto) vale a pena, dá uns 40$ por pessoa, mas é comida e não lanche... vai do que seu estômago pedir.


EXTRA:
            Carregador de celular ou Powerbank são VIDA! Se você passar muito tempo tirando fotos e publicando nas redes sociais ou procurando amigos pelo Whats qualquer % de bateria vai ser essencial. Tomadas são uma raridade.




PACIÊNCIA:
            Também por experiência própria, e absurda, as filas de banheiro são RIDÍCULAS!!! Não vá apertado, são dois ou três banheiros disponíveis para aquela renca toda que está ali!
            Se na hora do almoço você encontrar uma mesa, prepare-se para não ter cadeiras. Se tiver, seja cordial e divida com outras pessoas. Olha aí um jeitinho de fazer amigos! Uma mesa para seis só com você é desperdício de espaço. Sim, sou mimizenta às vezes!!!



MAIS PACIÊNCIA! (~Renato)
            Com experiência de várias Bienais, precisamos apresentar alguns fatos não muito agradáveis. Você corre o risco de encontrar gente:
- andando devagar nos corredores (frequentemente ocupando TODO o espaço em grupinhos);
- parando nos corredores sem dar sinal;
- esbarrando COM GOSTO em você (cuidado que esses podem ser larápios);
- tentando passar através de você (esses geralmente adolescentes /aborrescentes).
            Claro que não é regra. Mas sempre tem um ou outro que aporrinha até o talo!
Então, a menos que você possua a Manopla do Infinito e possa se livrar desse problema com um estalar de dedos ou invocar uma entidade cósmica de algum livro de Lovecraft, cujos tentáculos selarão o destino do infeliz, tenha paciência. Afinal você está lá para se divertir e curtir o evento.
           


IMPORTANTE:
            Faça uma listinha de livros que está procurando. Uma cotação dos preços de cada um no dia anterior em sites como Amazon, Cultura, Saraiva ou Submarino (mais uma vez não patrocinado) pode ajudar a elaborar um orçamento e saber se por acaso não vale a pena comprar online e apenas curtir a feira.
            A listinha da Marcia está grande... são uns 10+ livros além dos que possivelmente encontraremos lá. Eu tenho uns 5+. Façam as listas!

Lisa, você não vai comprar mais do que seu peso em livros!

2 comentários:

  1. Boas dicas!!!! Principalmente a dica de bolacha no potinho e carregador para o celular. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas... mas faltou um detalhe, translado, que isso é o que salva para quem vai de metrô à Bienal .

    ResponderExcluir