quarta-feira, 29 de maio de 2019

Como foi: Nerdices & Literatura: CSI COPS



Foi um grande sucesso o evento Nerdices & Literatura: CSI Cops, realizado no restaurante Tenda Paulista, no Conjunto Nacional, em 25 de maio. Organizado pelo Sindicato do Fã, Corujice Literária e Coletivo de Letras, o evento contou com a apresentação dos autores que compõem este último, debate sobre livros, brincadeiras e um mistério que os presentes deveriam resolver.

O evento começou com os autores Danny Marks e José Waeny falando sobre suas obras de literatura policial, crime e mistério. Danny descreveu seu livro Sobreviventes, que como ele mesmo comenta, “mistura Teoria de Conspiração, Tecnologia Cyberpunk, Alquimia, Vampiros, Engenharia Genética em um cenário de Distopia que começa no Brasil e se expande para o mundo”. A história tem várias tramas paralelas, personagens como um vampiro e um alquimista, e uma teia que envolve os outros elementos da história em um enredo irresistível. Queremos ler!

José, autor de várias obras, apresentou Ironia de um Processo Criativo, que descreveu como não exatamente uma obra de literatura policial, apesar de a história girar ao redor de um crime. O livro é descrito assim: “Como seria a sua vida sem memórias? Viver por anos, sem ter como se referenciar em lembranças que trouxessem alegrias, tristezas, momentos, sentimentos e tudo o que nossa mente guarda para balizarmos nosso momento atual? Abraçar um filho sem saber o que é o abraço de um pai, ou ver uma mãe cuidando de um menino sem sentir o que a sua mãe fez por você. Ninguém quer uma vida seca, mas alguns, como os loucos, não tem ou não sabem como lidar com suas vidas, memórias e lembranças”.


O pessoal que compareceu ao evento curtiu bastante as apresentações, e os dois escritores deram seus autógrafos em vários exemplares. Sucesso!

Depois de um intervalo e mais bate-papos, nosso colega no Coletivo de Letras, Sérgio Pereira Couto, comandou a investigação criminal que foi baseada no clássico seriado Twin Peaks. Exibindo vídeos sobre a série, foi realizado um jogo de investigação de perguntas e respostas, com o auxílio de dados, a fim de descobrir o que aconteceu e quem é o culpado pelo assassinato de Laura Palmer. E claro, houve muitos comentários paralelos, por parte de vários fãs de Arquivo-X presentes, sobre a participação de David Duchovny em Twin Peaks como Denise, sem dúvida um de seus papéis mais bizarros.

O evento terminou com a entrega de prêmios para os participantes que fizeram as melhores perguntas durante a investigação, além de sorteio de vários itens da cultura nerd entre os presentes. Foi uma ótima forma de comemorar o Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, ou Star Wars Day. E por que em 25 de maio?

Douglas Adams, autor do inimitável Guia do Mochileiro das Galáxias, infelizmente faleceu em 11 de maio de 2001. Os fãs trataram de organizar uma homenagem, e o primeiro Dia da Toalha aconteceu em 25 de maio do mesmo ano. O primeiro Dia do Orgulho Nerd aconteceu em 25 de maio de 2006 em Madri, Espanha, quando foi jogada uma partida de Pac Man com participantes humanos. E Star Wars estreou em 25 de maio de 1977, e em 2007 a prefeitura de Los Angeles instituiu o Star Wars Day para celebrar os trinta anos da estreia da Saga.


 Nosso Dia do Orgulho Nerd foi muito bem comemorado! E o Coletivo de Letras, Corujice Literária e sindicato do Fã já estão planejando os próximos eventos, aguardem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário