terça-feira, 5 de novembro de 2019

Entrevista exclusiva com John L. Davis IV


A Nova Face dos Sobreviventes Do Apocalipse Zumbi




Os zumbis sempre foram uma das criaturas mais fascinantes no gênero terror. Com a popularidade de The Walking Dead eles deixaram o circuito do filme B para se tornar assunto de numerosos livros e séries, de quadrinhos a livros.

Muitos autores surgiram nesse meio tempo e alguns se destacam por sua originalidade e capacidade de enfocar o assunto de maneira inovadora, como no caso de John L. Davis IV, que resolveu se arriscar publicando independentemente a série American Revenant, que hoje reúne cino livros, além de se arriscar em outros assuntos, mas todos ligados ao meio do terror.

Ele se formou na Wellsville Middletown High School em 1993 e, depois de um curto período no Exército, viajou, principalmente pelo meio-oeste, embora tenha estado no norte de Seattle e no sul de Pensacola. “Não fiz nada incrível como salvar sozinho uma tribo inteira de crianças ugandenses do Ebola ou servir no exterior e salvar meu esquadrão inteiro de uma tribo de crianças ugandenses com Ebola, mas eu adoro uma boa história, esteja lendo ou escrevendo uma”.

David, segundo ele mesmo conta, teve a sorte de conseguir um emprego como assistente editorial da Ralls County Herald-Enterprise. “Agora alguém me paga para escrever, o que é bem legal”, explica,com bom humor. Junto com a série independente de apocalipse de zumbis American Revenant, que acontece em Hannibal, Missouri, também se envoleu com suspense e ficção científica, principalmente com contos, e éautor de vários roteiros curtos com planos de eventualmente roteirizar um longa-metragem.

David conversou com o Coruijice Literária e mandou um recado para seus potenciais leitores brasileiros: “Olá e obrigado. Estou muito animado para me apresentar a um mercado totalmente novo de leitores e espero ver o que os outros dizem sobre minhas histórias”.


Corujice Litrerária - Qual a origem do projeto American Revenant?

Honestamente, todo o projeto começou com um desafio. Meus amigos e eu estávamos assistindo The Walking Dead (isso foi por volta da terceira temporada), e estávamos discutindo isso uma tarde. Todos comentamos alguns dos aspectos mais bobos do programa, e eu disse que poderia escrever uma história melhor sobre apocalipse zumbi do que qualquer coisa apresentada no programa de tv. Todos me disseram: "Aposto que não pode. Eu te desafio!" Ou algo assim. Então eu fiz. Como você sabe, o primeiro livro é bastante curto. Os próximos dois são histórias muito mais longas e completas. Na verdade, eu estava apenas descobrindo as coisas, sentindo o processo de escrever uma história mais longa, além de conhecer o mundo e os personagens que estava criando.

Corujice Litrerária - Como você pretende apresentar ao público um assunto antigo como zumbis?

Zumbis como o vilão ou a entidade maligna foram bem estabelecidos ao longo dos anos, então realmente não havia muito que pudesse fazer com eles para mudar as coisas, então realmente queria me concentrar nos personagens. Criar bons personagens que pareciam reais, pessoas com as quais os leitores pudessem se relacionar, era da maior importância para mim naquele momento. Os zumbis são uma grande parte da história, mas, na minha opinião, não é a parte mais importante.

Corujice Litrerária - Você acha que os zumbis podem conquistar mais público que os vampiros?

Os vampiros tiveram seu tempo ao sol (Haha, trocadilhos!). E, embora nunca morram (desculpe trocadilhos de vampiros e zumbis são fáceis demais), meio que caíram em desuso. Além disso, os zumbis são a criatura perfeita para ilustrar os tempos modernos em que vivemos. Seja como uma vaga metáfora para a dissociação que muitos sentem devido à internet e à mídia social, ou à ideologia consumista de seguir a última tendência ou idéia popular, os zumbis nos fazem olhar para esses lados das coisas com desapego apenas o suficiente para aceitá-los sem odiá-los, porque eles são nós, em certo sentido. Acho que é por essa razão que os zumbis chegaram à vanguarda do cinema e da literatura atuais. Como todo vilão, sua popularidade vai aumentar e diminuir, mas eles nunca irão embora.

Corujice Litrerária - E qual o seu perfil como leitor?

Eu escrevo desde os 14 anos, mas foi com o Hometown Exodus que realmente o fiz com qualquer intenção de publicar. Adoro contar histórias e sou um leitor voraz. Nunca há um dia em que não estou lendo alguma coisa. Sou casado (há 16 anos), tenho dois filhos incríveis e um cachorro que tende a receber toda a atenção de todos na casa.

Corujice Litrerária - Hometown Exodus é baseado em qualquer cidade americana real?

O êxodo da cidade natal ocorre em Hannibal, Missouri, uma cidade muito real (conhecida nessas partes como "Cidade natal da América"). Inicialmente, brinquei com a idéia de criar uma cidade fictícia, mas colocá-la no lugar em que moro a fez parecer mais real para mim, e espero que seja assim também para os leitores, mesmo que nunca tenham estado aqui . Para quem lê os livros e visita Hannibal, eles podem facilmente viajar pelas ruas e locais sobre os quais escrevi durante grande parte da série.

Corujice Litrerária - Quantos livros compõem a série?

Existem cinco livros da série, que são Êxodo da Cidade Natal, Colonos e Tristeza, O Monstro do Homem, Sul Morto e A Estrada Desconhecida. Todos os três primeiros livros ocorrem em Hannibal e nos arredores. As duas últimas histórias estão em outros locais americanos, mas estão ligadas à série principal. Para o leitor que prefere um e-book e gostaria de entrar em contato com toda a série, pode encontrar o American Revenant Boxed Set, com um desconto considerável, em vez de comprar todos os livros separadamente.

Corujice Litrerária - Como você destaca sua série em comparação com outras de zumbi?

Essa é provavelmente uma das partes mais desafiadoras da escrita de ficção zumbi, ficando acima da multidão, e é realmente um mercado muito movimentado. Com tantas histórias de zumbis e novas aparecendo todos os dias, é difícil conseguir que os leitores vejam a série American Revenant como uma história original. É difícil se destacar da multidão quando esta está tentando te comer. Eu tento deixar os leitores saberem que, embora os zumbis sejam a razão pela qual apareceram nos livros, é uma história sobre as pessoas, como elas sobrevivem (ou não), que fazem meus livros valerem a pena ser lidos.

Corujice Litrerária - Quais são seus planos para a série?

No momento, não tenho planos de adicionar mais histórias à série American Revenant. Isso não significa que não vou. Se a idéia certa aparecer, não hesitarei em escrevê-la. Por enquanto, no entanto, estou me concentrando em expandir meus horizontes literários, escrevendo qualquer história que eu sinta vontade de escrever. Suspenses de ação, histórias de fantasmas, invasões alienígenas (no que estou trabalhando agora), histórias sobrenaturais. Sim, estou em todo lugar, mas não me sinto confortável me trancando em um único gênero. Vou escrever a história que precisa ser contada.


Corujice Litrerária - Conte-nos sobre seus outros trabalhos como escritor.

Sou co-autor de um livro com Guy Cain chamado Tales of Junction, que é um tipo diferente de romance sobre zumbis. Um pouco mais adiante, as histórias deste livro tratam dos habitantes de uma pequena vila de sobreviventes. Eles não são os sobreviventes simpáticos e descontraídos. São mais bandidos e patifes, ladrões e assassinos. É por isso que sobrevivem tão bem. Eu também tenho um romance chamado Average Joe, um suspense intenso sobre um cara muito comum que testemunha um sequestro. Não há ninguém para pedir ajuda e cabe a Joe Pruitt salvar a garota e impedir os sequestradores, mas ele não tem treinamento. Não é um policial endurecido, um soldado ou um mestre de artes marciais. É um romance muito intenso.

Corujice Litrerária - Além de zumbis, com que outros tipos de personagens de terror você se vê trabalhando?

Demônios, alienígenas, serial killers e slashers, fantasmas e assombrações, parasitas horríveis, todo tipo de coisa. Eu tenho idéias para uma história de vampiro, uma história de lobisomem, praticamente qualquer tipo de horror que você possa imaginar, tenho idéias para isso. Não significa que vou escrever todas, mas quem sabe... Estou lançando uma coleção de histórias curtas em novembro, que varia no horror, abordando vários tipos de histórias e também o pós-apocalíptico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário