segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

BRASIL E LEITURA

Possível Primeiro post de uma série de muitos!



Hoje em dia a leitura tem sido mais acessível, porém ainda enfrentamos alguns problemas

PROBLEMA: CULTURAL
Sabemos que as crianças são o futuro do nosso país, que o país precisa de educação, saúde, etc, que a rebimboca da parafuseta está precisando mudar. 
Pessoas classe média/alta às vezes não tem ânimo de pegar um livro. Televisão, videogame, filhos com seis ou mais atividades extracurriculares. Pais que praticam consumismo e trabalham o dia inteiro (nada contra, mas dá pra ter tempo família!)
Por outro lado pessoas mais simples que, muitas vezes gostariam de ler e não tem costume por não ter a educação adequada ou o dinheiro para investir nos livros.
Livros no Brasil são CAROS! Infelizmente, como na tirinha, as prioridades são invertidas.

Pais: passem mais tempo com seus filhos! Leiam com eles, brinquem, convivam!
Professores: que tal uma coletânea dos melhores textos do ano para ser entregue aos alunos e pais? Olha o incentivo!


 SUGESTÕES: POPULARIZAÇÃO

O que acontece hoje no SPTV aos sábados, com Alexandre Buzo é incrível! Levar um repórter para a periferia e falar sobre saraus entre outros eventos culturais é um grande primeiro passo. A divulgação deve ser maior sempre!
Outro jeitinho de popularizar são aquelas máquinas nos metrôs de São Paulo. "Pague quanto achar que vale" tem livros de todos os tipos, de culinária a Machado de Assis incluindo títulos em outros idiomas. Livros custam a partir de R$2,00 pois a máquina só aceita notas e não dá troco. Sempre que passo por elas, tem no mínimo duas ou três pessoas sondando os títulos.


 
Quem já ouviu falar do BookCrossing? Livros livres. Leia, liberte! Há um site que disponibiliza etiquetas para serem coladas nos livros com um código para rastreio.


http://www.bookcrossing.com.br/
Confira a página


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário