segunda-feira, 14 de abril de 2014

Resenha: EntreQuadros: Círculo Completo, Mário César



 Resenha: EntreQuadros: Círculo Completo, Mário César



ISBN: 978-85-63223-09-8
Editora: Balão Editorial


Sinopse: "Deveria ter um botão de reset aqui dentro." E se não fosse possível esquecer um grande relacionamento? E se a memória desse amor interrompido impedisse você de seguir adiante? É a partir dessas questões que se faz a narrativa em quadrinhos EntreQuadros – Círculo Completo, nova graphic novel do quadrinhista Mário César (EntreQuadros – A Walk on The Wilde Side, Pequenos Heróis).
A trama é centrada no psicanalista Freuderico, que se depara com essas questões após ficar fisicamente distante de sua amada Martha. Então, surge em sua vida Karina, que pode ser a terapia de que ele precisa, tendo como divã a cidade de São Paulo, mais que um cenário, quase um personagem, com sua vida noturna e cultura pop diretamente envolvidas na vida de Freuderico.
O círculo se completa sempre? Há como resetar um grande amor e uma grande perda para começar de novo? É sobre isso que versa Mário César, em sua melhor forma, na EntreQuadros – Círculo Completo, com um pano de fundo repleto de fantasia, amor, perdas e recomeços.




Resenha:
Quem não gostaria de ter um botão de reset a cada quebrada de cara? A cada coração partido um toque bastaria para apagar tudo. Nas palavras de Cortázar "...e basta-me fechar os olhos e recomeçar." Muito do que somos hoje se perderia, porém estaríamos livre de memórias ruins e prontos para um novo começo.
É exatamente isso que acompanhamos com Freuderico, um psicólogo capaz de ajudar seus pacientes, porém com dificuldades para ajeitar a sua própria vida. Através dos quadrinhos em preto e verde acompanhamos a aventura passeando por São Paulo, avenida Augusta, Paulista... A HQ é muito bem ilustrada e o texto bem desenvolvido.
Círculo Completo tem algumas ilustrações de Ouroboros, a serpente mordendo a própria cauda, representando o infinito recomeçar representado no livro.
 

O livro recebe 3 corujinhas. Será que vem mais trabalho do do Mário César por aí?

Um comentário: