sexta-feira, 20 de junho de 2014

Resenha: Mentes Criminosas, Sérgio Pereira Couto

Mentes Criminosas - Sérgio Pereira Couto

Foto: Divulgação



ISBN: 8579301629
ISBN-13: 9788579301629
Ano de Lançamento: 2010
Editora: Universo dos Livros

Sinopse:
Uma sucessão de crimes coloca a cidade de Little Rock em alerta. Uma dupla de detetives tem a missão de solucionar esses crimes, mas a medida que a investigação avança eles descobrem que o serial killer pode estar mais perto do que imaginam... Suspense e muita ação são os ingredientes desta envolvente história em que os investigadores usam técnicas de perícia sofisticadas para desvendar a onda de assassinatos.


"- Nunca disse que me candidataria para ser um Gil Grissom, um Horatio Crane ou um Mac Taylor. Quero ser um cientista que trabalhe oficialmente para o bem da comunidade. Aqui não é muito diferente das contrapartes apresentadas em Las Vegas, Miami ou Nova York, só que é real."



Resenha:
O livro começa falando sobre Tony Draschko, apaixonado pelo seriado CSI, em uma consulta com o psicólogo dr. Carlos Mendes. Seu conhecimento técnico é exibido logo de cara quando corrige o termo CSI (Investigador da Cena do Crime) para CSA (Analista da Cena do Crime) além de fazer uma vasta explicação do trabalho.

Tony é um brasileiro que mora em Little Rock, nos seus 25 anos, órfão que mora com os tios, em busca do cargo de CSA, com a grande vantagem de ter como tio o comissário Wojak. Tony é aprovado para sua primeira missão, recebendo ainda no consultório a mensagem "10-24 Excetor Club. 10-12. Possível 01" - um possível assassinato em um clube de jazz. Ele é logo apresentado à parceira, Jennifer Perez.



O autor conseguiu colocar a essência dos seus estudos para a escrita do livro sem ser cansativo ou exageradamente técnico. Percebe-se que mesmo tendo colocado os dados e tabelas sobre pesquisas de DNA, coleta de amostras, procedimentos e inclusive o uso do Luminol, Sérgio consegue fazer com que o leitor sinta afinidade pelos personagens sem perder o humor quando cita o seriado.

Como eu assisto CSI, NCIS e outros quase diariamente (obrigada mãe!), os dados apresentados no livro mudam um pouco a perspectiva, sem tirar a graça do seriado. Gostei muito do livro, trama muito interessante e reviravoltas dignas de um bom policial.

O autor já é parceiro aqui do blog e vocês já leram sobre ele nos Clubes de Leitura policial, primeira e segunda edições. Aguardem novidades!






Cinco corujinhas, precisa dizer mais?!


 

Bora ler?

4 comentários:

  1. Eu terminei de ler esse livro e achei fantástico, pois a influência da série CSI é muito forte, no entanto, percebi Criminal Minds e Batman com a história de Bruce Wayne em relação ao Tony Draschko. A narrativa é veloz e a conciliação de dados técnicos e a ficção flui de maneira imperceptível. Nota máxima.

    Fiz uma resenha no meu blog também www.estantedowilson.com.br.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi lá! Ainda preciso ler o segundo, mas agora estou começando o Beatlemaníaco para poder participar do clube!

      Excluir
  2. Eu amooo livros policiais, ainda mais se for de serial killers. Me interessei demais por esse livro!!
    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eva, leia sim! Aproveita pra conhecer o autor no clube que ele coordena na saraiva do shop. Paulista, nesse dia 19/6 as 16h. Muito bom!

      Excluir