terça-feira, 14 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista Luiz Fernando Cazo







Luiz Fernando Cazo, 34 anos, cartunista, nascido em Bocaina, interior de SP, Formado em Artes pela UNESP, atualmente trabalhando na área da produção de charges, cartuns e ilustrações para jornais e revistas de todo o país

Contato 
email: lfcazo@gmail.com 


1.               Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?

Sempre gostei de ler HQs e tirinhas de jornal, mas não me lembro exatamente quando comecei. Acredito que tenha sido uma paixão que nasceu naturalmente.
 

2.               Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?

Acredito que tenha sido Asterix e Obelix, me lembro que quando era garoto sempre ia até a biblioteca da escola para retirar livros, e havia uma Edição especial desses personagens, me lembro que fiquei realmente encantado com a história, deste então virei fã

3.               Como os quadrinhos influenciaram sua vida?

Acredito que de muitas maneiras, me influenciaram tanto que acabei fazendo cursos, lendo manuais sobre o assunto e me tornei ilustrador.

4.               Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?

Sou fascinado pelos quadrinhos de humor, é a  minha área favorita, já li vários outros gêneros, mas o humor me fascina, principalmente no que diz respeito a capacidade de observação e crítica desse gênero.

5.               Qual seu quadrinho favorito? Por quê?

Como eu disse anteriormente, gosto muito de Asterix e Obelix, mas também gosto muito de outros personagens cujas histórias e tirinhas leio até hoje, como Mafalda, Hagar, Peanuts, entre outros

6.               Onde busca inspiração para criar?

Nas coisas no cotidiano, como trabalho basicamente na área do desenho de humor, meu assuntos em gerais são temas da atualidade, política, comportamente, esportes, novas tendências....

7.               Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania

Normalmente para elaborar eu prefiro o silencio, gosto de pensar em silêncio, mas depois que fecho a ideia do que irei fazer então gosto de colocar música, e as músicas são extremamente variadas, sou muito eclético, a trilha sonora varia de acordo com o meu humor do dia.

8.               Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?

Acredito que não, acho que nenhum tema é proibido, o que faz a diferença é a maneira que você o aborda

9.               O que vem por aí?

Espero publicar um livro com os meus trabalhos dos últimos quadro anos, mas ainda não tenho data definida. O projeto ainda está muito no início.

10.            Algum recado para os leitores?

Apenas gostaria de mandar um grande abraço para todos aqueles que gostam do desenho de humor e que se quiserem conhecer um pouco mais sobre o trabalho ou debater alguma ideia ou projeto, é só entrar em contato comigo pela minha página no facebook, é só procurar por chargista Cazo. Grande abraço!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário