sexta-feira, 10 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista Surya Bueno Aumanack


Foto: Dirceu Santana
Surya Bueno (Soleil Michaud), jornalista e diagramadora, trabalhou por 9 anos na Editora Meio & Mensagem, por 6 anos na Editora OnLine produzindo os produtos licenciados como Harry Potter, Star Wars, Transformers, Hulk, Homem-Aranha, My Litte Poney, Ben 10, Revista Rebeldes, Yes Teen e mais de mil revistas. Na editora Mythos como freelancer foi responsável pelas capas dos quadrinhos TEX entre outros. Desde 2004 é editora de conteúdo e marketing do site Aumanack.


Contato:

aumanack@aumanack.com.br
contato@aumanack.etc.br
contato@almanaque.etc.br






1.         Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?

Foi por curiosidade. Como sempre fui amante de cinema e séries em geral, gostar de quadrinhos era apenas um caminho natural. Mas comecei a me interessar por HQs por causa das histórias de Star Wars que eram publicadas nos gibis do Incrível Hulk. Lia primeiro SW e depois o herói Esmeralda.


2.         Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?

Foi Morte em Família, a HQ da morte do Robin. A capa era chamativa e um tema bem polêmico, já que quem morria era um jovem adolescente, parceiro de um dos maiores heróis da DC e isto não era nada comum naquela época.

3.         Como os quadrinhos influenciaram sua vida?

Não digo que tiveram influência. Mas de certa maneira sempre que pude, utilizei de exemplo suas vidas pessoais e profissionais como exemplos. Personagens como Peter Parker que sempre se ferra profissionalmente! Quem não se identifica no final do mês com a falta de dinheiro? Ou o Clark Kent? Simples repórter que engole os desaforos do meio, mas por dentro é um dos seres mais poderosos do planeta.

4.         Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?

Gosto mais do estilo light. Atualmente prefiro mais histórias dos Clássicos de Cinema da Turma da Mônica. O mundo já está muito saturado de vilões e heróis que viram vilões e vilões que viram heróis. Muita bagunça para páginas que deveriam divertir.

5.         Qual seu quadrinho favorito? Por quê?

Mulher Maravilha! Não tenho nem o que pensar. Ela é uma personagem única. Criada em tempos de heróis masculinos, ela teve e ainda tem o seu lugar nos corações de todos os tipos de fãs. Deana é uma guerreira amazona, criada para não aceitar o patriarcado, mas que busca entender o mundo dos humanos. Ela é uma embaixadora, uma guerreira e mulher. Tudo o que as mulheres da época gostariam de ser e sempre foram. Esposas, mães e trabalhadoras. Ter o seu lugar no meio dos homens não era e até hoje não é fácil. Mas ela é respeitada por todos os heróis e um dos principais membros da Liga da Justiça.

6.         Quando e como começou a trabalhar na área?

Comecei a trabalhar em 1990 em uma editora de materiais jurídicos.

7.         Como surgiu o Aumanack?

O Aumanack é uma viagem. Iniciamos ele em 2005. Mas antes ele teve o nome de Indefinido Indeterminado Online (época do início da internet), passando pelo Portal 91/2BR. O portal nasceu como uma maneira de divulgar os eventos, levar notícias de uma maneira mais divertida e sem apelos de boatarias. Conquistamos durante este período grandes parcerias com as distribuidoras, realizamos eventos com parcerias como a Livraria Cultura, Disney, entre outras, concursos com convites para filmes, prêmios etc. O Aumanack cresceu e sobreviveu as mudanças, de uma época onde importante era enviar e-mails mailing a chegada das Redes Sociais. E sempre mantendo nossa identidade de um Portal Independente.

8.         Trabalhar com HQ/cultura sempre foi um objetivo de vida?

A minha especialidade é cinema e séries de TV mas agora com a “onda” de filmes de super heróis tudo ficou mais popular.

9.         Como é trabalhar na “área nerd” hoje em dia?

É um pouco mais fácil entrar em contato com os fãs por causa das redes sociais, mas por outro lado é mais difícil exclusividade.

10.       Algum trabalho mais marcante?

Tive vários, mas creio que o mais marcante foi a cobertura do evento Bloodlines (galeria abaixo!), que trouxe os atores da série Vampires Diaries no Brasil e o mais gratificante foi a cobertura da vinda de Patrick Stewart e James McAvoy para a estreia de X-Men.



Gente, desculpem pela má qualidade das fotos, mas resolvi colocar tudo assim mesmo. Coisa para quem é fã. Depois eu faço uma outra galeria mais bunitinha.
Posted by Aumanack Diversão Sem Limites on Wednesday, July 1, 2015


11.       O que vem por aí?

Estou interagindo mais com os cosplayers e novas parcerias.

12.       Algum recado para os leitores?

Ué, venha conhecer o nosso site!


Nenhum comentário:

Postar um comentário