quarta-feira, 13 de abril de 2016

Festival Guia dos Quadrinhos 2016 - Renato Azevedo e Marcia Lins





            Nós, membros da enorme e diversificada comunidade nerd, amamos ler. E a absoluta maioria desses leitores foi formada graças aos quadrinhos. Começando invariavelmente por Disney e Mauricio de Sousa, cada um vai desenvolvendo seu gosto e evoluindo daí para DC, Marvel, autores nacionais, alternativos e outros. E essa alegre e também muito diversificada comunidade se encontrou mais uma vez no Festival Guia dos Quadrinhos.

 Nada como encontrar os amigos 




            Foi minha primeira vez no FGdQ e eu me apaixonei pelo evento! Precisa dizer que voltei para casa carregada de coisinhas interessantes, além da experiência de ver tantas pessoas interessadas por HQs e nerdices fora de uma ComicCon ou FestComix, que foram outras grandes surpresas do ano passado para mim. Gente, como lotam esses eventos! E não são só marmanjos solteiros, largados, que ainda moram com os pais etc do esteriótipo mimizento whiskas sachê... Vi crianças, famílias, casais, mulheres curtindo o espaço sozinhas ou acompanhadas, pais levando filhos para serem "iniciados" nesse meio... Achei o ambiente o mais eclético possível! Na minha mente ainda tinha um resquício da loja de quadrinhos do Stu de TBBT... Mas grande erro! 






            O evento, neste ano de 2016, mudou de local e foi realizado em dois dias, em 09 e 10 de abril, sábado e domingo, no Club Homs, conhecido local de eventos localizado em plena Avenida Paulista. O enorme salão ficou lotado, com vários corredores de stands por onde circulavam fãs de quadrinhos, ávidos por novidades ou por garimpar aquela edição antiga há tempos ausente de bancas de revistas e megastores, nerds em geral e ainda contando com a presença sempre garantida dos cosplayers.





            Entre estes, destaque para o grupo Batman 66, com Pinguim, Arlequina (quem sabe em alguma das Terras da DC ela realmente participou da série?), Charada, um absolutamente sensacional Alfred de avental verde e telefone vermelho, além, claro, da Dupla Dinâmica. Parabéns para vocês, amigos!
 
Foto: Alexandre Cavalcante
            Nos stands havia uma enorme variedade de produtos nerds, desde os mais em conta até os mais raros, exclusivos e caros. Você não pensou mesmo em comparecer a um evento desses e sair sem gastar nada, não é mesmo? Para o pessoal mais veterano é sempre um prazer ver a quantidade de edições disponíveis da venerável Editora Ebal, pioneira máxima de quadrinhos no Brasil, cujas edições ainda hoje deixam muita saudade.



               Ahh os santos espólios de guerra... entre eles algumas HQs, MAUS na versão original em duas edições; Batman 66; alguns contos do Batman e um card game que ainda vou ler as regras mas se alguém souber jogar e topar ensinar, eu aceito! 
 


             
             Também puderam ser encontradas diversas edições especiais, graphic novels, livros sobre quadrinhos e os cada vez mais presentes quadrinhos de autores nacionais. A cada ano se renovando, sempre com novidades, o quadrinho nacional, e entre os maiores destaques estão Kris Klaus: Papai Noel Casca-Grossa, de Maurício Muniz e Joel Lobo, e Aurora, de Felipe Folgosi (roteiro), Klebs Junior (adaptação e layout), Leno Carvalho (desenhos), Nelson Pereira (arte-final), Stefani Rennee, Márcio Manyz, Thiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopez e Marcio Freire (cores).

              Consegui minhas edições autografadas de Kris Klaus e Aurora!!!
 
Felipe Folgosi, Marcia e Renato
Joel fazendo um autógrafo lindão no meu Kris Klaus


            O evento ainda teve diversas apresentações, palestras e bate-papos sobre quadrinhos, seriados, cinema e cultura pop em geral. A organização foi excelente, e o Festival Guia dos Quadrinhos, merecidamente, já se tornou um evento obrigatório no calendário nerd de São Paulo!

          Aguardando ansiosamente o próximo!




Texto a quatro mãos por Renato e Marcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário