quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Jedicon 2017: vimos e contamos tudo para vocês












            Em 21 de outubro último aconteceu a Jedicon São Paulo edição 2017, um evento muito especial graças às comemorações pelos 40 anos da estreia de Guerra nas Estrelas Episódio IV – Uma Nova Esperança. Sim, entreguei a idade ao escrever aqui o título original em bom português, antes que os “gênios” do marketing decidissem que o melhor era uniformizar em todas as línguas. Bem, Jornada nas Estrelas segue o mesmo caminho, infelizmente, tudo é Star Trek, e devem ser muitos os fãs que não têm ido conferir os filmes ultimamente por isso.

            Bem, em um país onde já ouvi de um funcionário de megastore “sabe como é, é muito Star, Star Trek, Star Wars, Stargate”... Enfim! Foi um grande prazer estar no estande dos autores com Giulia Moon e Walter Tierno, além da presença também do sempre atuante Eddy Khaos. O evento teve até Jornal da Jedicon, e os participantes ganhavam ainda pôsteres com a belíssima arte de Luke Ross, artista de mão cheia com quem conversamos rapidamente durante a festa.

            Uma coisa bacana foi a quantidade de meninas de várias idades vestidas como a Rey, incluindo as amigas Judith Arantes e Marcia Anasazi. Infelizmente não vi nenhuma como Jin Erso, mas o melhor filme Star Wars do século foi bem representado por um sensacional Chirrut Imwe, que inclusive venceu o concurso de fantasias, além do sensacional Baze Malbus de nosso grande amigo Roberto Moriama, um dos mais versáteis cosplayers do Brasil! Já o vi de Predador (quando quase me fatiou em um Dia do Fã, hehehehe), Trooper e Japonês da Federal, este último aplaudido de pé no Dia do Fã de 2016, se é que me entendem.


            Ah, estão se perguntando? Sim, Rogue One é o melhor filme Star Wars desde 1983, com certeza!!! Entre tantas qualidades, a Estrela da Morte aparecendo em todas as ocasiões é aterrorizante, enquanto o Starkiller é somente uma afronta às leis da Física. E é básico na criação literária e cinematográfica (tenho experiência na primeira, e menos na segunda) dar um certo backgroud ao personagem. Alguém me explica então como, sendo filho da Leia e do Han, aquele mimizento do Kylo Ren virou um... mimizento? O melhor do filme é descobrir que existem Troopers com cérebro, foi sensacional ver aqueles dois perceberem o ataque de chilique do outro e darem meia volta! Até o Jar Jar Binks é mais bem resolvido, pô!

                Treta, treta, treta!

            Bom, voltemos ao evento. Estandes com inúmeras opções, colecionáveis, artes, livros, quadrinhos, bugigangas nerds e tudo que se pode encontrar no evento mais nerd da Paulicéia! Só lamento que diante de tantas opções em bonecos Funko os preços nem façam menção de cair. Pois é, isso é a ação do grande monstro que interfere indevidamente em nossas vidas e nos deixa mais pobres com seus impostos, não é mesmo? Assim temos um perverso mecanismo que impede o funcionamento da básica lei do bom e velho capitalismo, aquela da oferta e procura. Com tanta oferta, os preços deveriam ficar mais camaradas, mas... Infelizmente dos Mini Pop, os chaveiros, havia poucas opções, e caras. De destacar uma sensacional e grande caixa Funko com Jabba, Leia Slave e Crumb, e fico feliz que a Funko não se rendeu à certa patrulha que quer acabar com nossa liberdade de amar nossa Princesa Leia.

            Mas em termos de livros e quadrinhos as opções estavam mais equilibradas, e a Comix tinha inclusive os fabulosos encadernados capa dura da Disney com belos descontos. Pena não poder aproveitar, pois na semana seguinte iria sair o Autorama – Manual do Automóvel, mais um a resgatar a memória dos magníficos Manuais da Disney (dos quais em breve falaremos novamente aqui, claro).

            Fantasiados, que mais? Ah, claro, um rapaz estava como Luke montado em seu tauntaun, e presenciamos o trabalho fantástico que foi ele se preparar, merece os maiores parabéns! Havia um pequeno Luke em seu tauntaun também, é emocionante ver a próxima geração de fãs e nerds sendo formada, pais, vocês estão fazendo seu trabalho certo! Uma garota estava circulando com uma grande marionete de K-2SO, o droide mais sarcástico e divertido da galáxia, vimos circulando alguns Guardas Vermelhos, e como sempre ele, Darth Vader, é a atração principal, parando o tráfego nos corredores e juntando uma multidão para tirar fotos.
 







            As atrações no palco, como sempre, variadas, divertidas e sensacionais. Um bate-papo com crianças a respeito do Episódio VII? Muito legal! Pena não ter acompanhado a apresentação de Flávio Teixeira, artista da Maurício de Sousa Produções, autor de Coelhada nas Estrelas, a melhor sátira e homenagem a Star Wars do Universo, mas sei que foi estupenda. Por sinal ainda aguardamos as sequências de Coelhada para o Futuro e Senhor dos Pincéis dentro da coleção Clássicos do Cinema da Turma da Mônica, falou?

            E no palco não poderia ter faltado a mais que merecida homenagem à inesquecível Carrie Fisher, claro!

            Fiquei maravilhado, como amante desde sempre de miniaturas, com uma maravilhosa Millennium Falcon de mais de um metro, incrivelmente detalhada. Visitamos as salas de nossos amigos do Battlestar Galactica e do Star Trekkers, e outras fantasias de que gostei muito foram uma Padmé e um Anakim com um R2-D2 feito de papelão. E o primeiro que falar cospobre eu arrebento, vai fazer o seu antes de criticar o trabalho dos outros! Por sinal, um Homem-Aranha Jedi estava bem divertido. A Hasbro estava com uma exposição quase ao lado de nosso stand de autores, e por vezes ficávamos devaneando diante dos belos colecionáveis. Falando em stand de autores, me bateu uma imensa nostalgia da edição 2010 quando, por minha iniciativa, consegui que os amigos do Conselho Jedi SP nos acolhessem, nós autores fantásticos, em uma enorme mesa logo na entrada do evento. Muitos autores estiveram presentes na ocasião, e todos os livros lançados no evento esgotaram. Tivemos até bate-papo no palco, e estar no palco da Jedicon, posso afirmar com certeza, é algo emocionante e inesquecível!

            Bons tempos...

            Os troopers estavam em profusão, como sempre, e um momento muito divertido foi vê-los acompanhando o ritmo da música de outro amigo, Caio Gaona, também conhecido como Geek Batera. Sua interpretação de inúmeros temas de vários universos de nossa boa, velha e querida Ficção Científica é sempre um show à parte! Como um show que sempre acontece é a convivência pacífica entre os vários fãs de vários universos, então não causa estranheza ver uma Leia Slave ou uma Padmé caírem nos braços de um Comandante Rikker, de Jornada nas Estrelas – A Nova Geração. Como sempre, nossas “torcidas organizadas” nerd dão um exemplo de convivência bem dentro do ideal vulcano do IDIC, Infinita Diversidade, Infinita Combinação. A sociedade lá fora bem que poderia aprender conosco...

            Assim foi mais uma Jedicon, um evento já tradicional que acontece desde 1999, onde o melhor de tudo é encontrar os amigos e ter aquele papo nerd ao vivo. Poucas coisas podem ser melhores do que isso. O pessoal do Conselho Jedi SP está de novo de parabéns, e estamos já na contagem regressiva para a Jedicon 2018.
 







     


  E claro... que a Força esteja com vocês, hoje e sempre!

Renato A. Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário