quinta-feira, 26 de julho de 2018

Especial de fãs: Sindicato do Fã


            Uma revolução teve início em 1993, e em dezembro de 1994 no Brasil, com a estreia de Arquivo-X. Com produção em estilo cinematográfico, um casal de atores principais unido por uma química poucas vezes vista na TV ou cinema, e aproveitando uma onda de insatisfação mundial com as autoridades, a série explorava conspirações, monstros da semana e o mistério de visitas extraterrestres ao nosso planeta, deixando os espectadores ansiosos pelo próximo episódio. As aventuras dos agentes federais Fox Mulder e Dana Scully conseguiram até mesmo a proeza, aqui no Brasil, um seriado de ficção científica ser líder de audiência no canal no qual era exibido.

            Arquivo-X criou uma legião de fãs, os excers, e que mesmo diante de vários episódios muito pouco memoráveis em sua décima primeira e possivelmente última temporada, encerrada há pouco, ainda amam se reunir e colecionar livros, quadrinhos, action figures, DVDs e tudo a respeito de sua série favorita. Além disso, foi essa produção a mostrar o caminho para a atual supremacia da televisão sobre o cinema, em termos de contar boas histórias. Não é exagero dizer que Arquivo-X abriu o caminho para que tivéssemos Buffy, Millennium, Babylon-5, Stargate, Supernatural, Lost e tantas outras produções, culminando atualmente no fenômeno Netflix com Stranger Things, Star Trek: Discovery, a nova Perdidos no Espaço e inúmeras outras.




1 - Quando e como começou o fã clube?

O Sindicato do Fã nasceu em 23 de fevereiro de 2010, do desejo de um grupo de amigos, de se ter um local onde a troca de informações não se restringisse à um único tema, mas que se pudesse ir além, respeitando o fato de que todos podem ser fãs de mais de um tema, ator, autor, livro, banda, filme, seriado... sem perder a essência do "gostar".

2 - De onde veio o nome?

De uma brincadeira. Na época da criação do grupo, uma das fundadoras estava passando por uma transição profissional, que acabou por envolver o Sindicato da categoria. Em uma conversa, o grupo brincou que todas as profissões possuíam seu próprio Sindicato, a exceção dos fãs. E foi assim, que decidimos nos tornar o "Sindicato do Fã".


3 - Qual o foco do grupo? Pq este tema? 

Nosso objetivo maior é a interação e a troca de informações entre fãs de diversos segmentos, possibilitando assim, a formação de novas amizades, de encontros multi-temáticos e, uma maior divulgação de fã clubes que estão começando agora, bem como daqueles que já se encontram na estrada a tempos.

4 - Que tipos de eventos vocês realizam? Os eventos são pagos?

Realizamos lançamentos de livros e DVD's em parceria com Editoras e estúdios, encontros temáticos, exposições, etc. Nossos eventos, em geral, são gratuitos e beneficentes.

5 - Qual a agenda para 2018?

Temos participação confirmada em grandes eventos até o final do ano: Galacticon V - 40 Anos de Battlestar Galactica; Jedicon e Anime Arts.

6 - Como nossos leitores podem entrar em contato?

Facebook: /sindicatodofa
Twitter: /sindicato_do_fa
Instagram: /parker_ax_sindicato_do_fa

Nenhum comentário:

Postar um comentário