quarta-feira, 10 de outubro de 2018

COM FOI: Hitchcock – Bastidores do Suspense








            Entre os fãs de cinema, o grande Alfred Hitchcock é (praticamente) uma lenda! O diretor e produtor britânico (13/08/1899 - 29/04/1980) dirigiu 53 filmes em seis décadas de carreira, e ainda produziu para a televisão a série Alfred Hitchcock Presents, entre 1955 e 1965. Celebrando esse extraordinário legado o Museu da Imagem e Som (MIS), situado na Av. Europa, 158, Jd. Europa em São Paulo, está com a exposição Hitchcock – Bastidores do Suspense, que foi aberta em 13 de julho e vai até 21 de outubro. Detalhe: a entrada é gratuita às terças-feiras!


            É uma chance imperdível de conhecer a vida e a obra de um dos maiores nomes do cinema, que influenciou e continua influenciando inúmeros cineastas até hoje. Já na entrada somos recebidos pelos amáveis corvos de “Os Pássaros”, e a placa “Entre por Sua Conta e Risco”, claro, só tem o efeito de impelir os fãs do legendário cineasta a iniciar sua visita à exposição!


            Em cada corredor, sala ou canto víamos pôsteres, fichas, cartazes e reportagens sobre os filmes do mestre, além de muitas fotos, seja das produções ou do próprio Hitchcock comandando tudo nos bastidores. Reverenciamos com muito respeito e admiração a cadeira com o nome dele, e ficamos maravilhados com outras peças da exposição, como artes e conceitos originais, storyboards e outros objetos. Por sinal a curadoria é de André Sturm, cineasta e ex-diretor do MIS.

            Um dos elementos de que mais gostei foi uma belíssima maquete de trem, referência a “The Lady Vanishes” (“A Dama Oculta”, 1938). Outra sala muito legal era do filme “Suspition” (“Suspeita”, 1941), repleta de copos de leite, e com a cena em referência passando em um telão. Sim, é a exposição do Mestre do Suspense!

            Confesso que não conheço a maior parte da obra do mestre, mas estou remediando isso na medida do possível! Grande destaque dado aos filmes de espionagem que Hitchcock fez entre os anos 30 e 40 (quero ver!), e entre fatos que eu não conhecia estava a colaboração de Salvador Dali em “Spellbound” (“Quando Fala o Coração”, 1945). O mestre surrealista realizou as artes mostradas durante o sonho do protagonista do filme, e sim, quero muito ver!

            Outras salas da exposição foram montadas com base em filmes tais como “Janela Indiscreta”, “Ladrão de Casaca” e “Os Pássaros”, entre vários outros. Prestem atenção no fim de um dos corredores, pois de repente um foco de luz forma a conhecida silhueta de Hitchcock, e você pode então tirar uma foto ao lado do mestre! Procure ainda um monitor onde são exibidas todas as aparições de Hitchcock em seus filmes, é sempre sensacional.




            Ah, nem pense em deixar de apanhar uma ou duas cópias do jornal “Diário da Manhã”, na entrada do MIS ou em uma das salas, e também do folheto da exposição Hitchcock – Bastidores do Suspense! Este último, aliás, tem a cronologia de toda a trajetória de vida e carreira do cineasta, vale muito a pena!

            De lamentar somente que o livro da exposição tenha um preço um pouco exagerado na lojinha do MIS, mas alguns DVDs disponíveis valem a pena. Garantimos alguns bottons, pelo menos, e possivelmente até voltaremos para conferir a exposição mais uma vez, e quem sabe trazer um ou outro filme conosco.

            Outros itens expostos são de figurinos dos filmes, destacando-se os de “Janela Indiscreta”, “Os Pássaros” e “Ladrão de Casaca”, além de vários produtos ligados à produção de Hitchcock. O maior destaque, devemos dizer, é a réplica do Bates Motel de “Psicose” que foi montada dentro do próprio MIS! Claro que você também precisa prestar atenção em uma das janelas... Pena que não participamos do jogo de escape que fizeram baseado no filme, mas fica para a próxima vez...

            Na parte final pode-se ficar horas em uma sala, com sofás e pufes, assistindo ao mestre nas impagáveis aberturas de Alfred Hitchcock Presents. As empresas de audiovisual bem que poderiam lançar esse e outros materiais do mestre em DVD, está dada a dica. Vimos e recomendamos muito Hitchcock – Bastidores do Suspense, mais uma autêntica aula de cinema imperdível organizada pelo MIS. Não deixe de visitar!

Para mais fotos: parte 1, parte 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário