quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Como foi: JEDICON 2018



            Neste sábado, 10 de novembro, tivemos a grande satisfação de participar de mais uma Jedicon! Realizado pelo Conselho Jedi São Paulo, o evento aconteceu em um novo local, o Colégio Passionista São Paulo da Cruz, situado na Avenida Tucuruvi 470, zona norte de São Paulo. Brincamos que isso é quase no Outer Ring da Galáxia Muito, Muito Distante, mas para participar da Jedicon todo esforço vale a pena!



            Comentário do Renato: este escriba participa da Jedicon desde 2002 (o evento teve sua primeira edição em 1999, organizado pelo amigo e também escritor Fabio Barreto), e posso dizer tranquilamente que sempre vale a visita! Lembro com muitas saudades os inesquecíveis estandes de autores das edições 2010, 2011 e 2013, e o primeiro foi o mais especial de todos. Eu soube que o Conselho Jedi RS havia convocado autores de seu estado para a Jedicon de lá, e sugeri aos amigos do CJSP que fizessem o mesmo aqui. Pois colocaram a incumbência em minhas mãos, o que resultou em uma longa mesa bem na entrada do evento, com vários lançamentos de livros e antologias, e todos se esgotaram! Bons tempos da mais recente onda da Ficção Científica Brasileira, da qual tive o prazer de ser um dos participantes...

            A Jedicon 2018 foi dividida em três pátios, com os mais variados estandes apresentando uma infinidade de produtos nerds, e não somente de Star Wars. Este escriba, aliás, ficou babando com um kit de época do Robô de Perdidos no Espaço (a série original), e faz votos que tenha sido adquirido por um fã endinheirado e que realmente curta a aquisição. Nós mesmos adquirimos alguns itens legais, o meu foi uma camiseta da trilogia de viagem no tempo definitiva, De Volta para o Futuro! A Ma comenta as dela daqui a pouco.

              [Já entra o comentário agora mesmo... comprei duas fivelas para cabelo do pessoal da Ditto Geek Art, em breve compro mais coisas deles. Uma mais fofa que a outra!]





            A convivência dos mais diversos fãs e fã-clubes em uma Jedicon comprova que o público entende perfeitamente um dos valores mais preciosos de outra franquia de sucesso e veneração comparáveis, Jornada nas Estrelas! O IDIC vulcano prega a Infinita Diversidade e Infinita Combinação, e a cada ano e Jedicon que passa vemos isso nesse sempre grande evento. A Nova Frota e a FFESP estiveram presentes, e a turma klingon apresentou o mais novo grupo trekker, a Casa de Duras/Nog, que fez uma apresentação no auditório e, na quadra, participou de inúmeras fotos de crossover de universos.








            Coisas de Jedicon, coisas de fã, e a sociedade tem muito a aprender conosco, vejam só!



            Na quadra do Colégio Passionista a programação teve a apresentação da Banda Triscore, liderada pelo Caio Gaona, nosso amigo Geek Batera, as coreografias de luta caprichadas do Blades Saber Team, e as trilhas de filmes com a São Paulo Pops Symphonic. É sempre uma emoção enorme ouvir nossas trilhas sonoras preferidas tocadas por uma orquestra, e entre as que tivemos o prazer de conferir estavam a de Indiana Jones e de ET: O Extraterrestre. Foi demais!





            O auditório, como sempre, teve uma programação variadíssima (comentário do Renato: que saudade de estar no auditório da Jedicon 2011 com os colegas autores, emoção indescritível!), explorando temas como confecção de cosplays, games, a Saga no cinema, comentários sobre os mais recentes filmes, respectivamente Os Últimos Jedi (Comentário do Renato: blé), e Han Solo (Comentário do Renato: bom, mas meio morno), contando inclusive com participação da plateia. O dublador Philipe Maia, que fez a voz de Joel Edgerton (Owen Lars) nos Episódios II e III, compareceu para um ótimo bate-papo, e um dos destaques foi outra conversa, desta vez com crianças fãs da Saga.

            A programação do auditório, como é tradição na Jedicon São Paulo, foi encerrada com o concurso de cosplays. Diante da comissão julgadora primeiro desfilaram os pequenos fãs, dos quais como também é tradição todos foram premiados, e depois os cosplayers divididos entre Light Side e Dark Side.

            Antes já havíamos fotografado uma família, mãe, pai e filha, todos de Leia de vestido branco, e o pai subiu ao palco com um R2-D2 inflável de controle remoto (eu quero!), e literalmente mitou ajoelhando-se diante do droide como nossa querida Princesa gravando a história mensagem com o pedido de socorro a Obi-Wan Kenobi. Um cosplayer vestido de Leia Slave foi um dos mais aplaudidos, mas o auditório realmente veio abaixo com a entrada do amigo Vande Chewie, com um ótimo cosplay de Jar-Jar Binks! Em um dos pátios, quando ele apareceu, nosso amigo Edilson Cody não se conteve e jogou-se em seus braços. Jar-Jar foi o único no concurso de cosplay a arrancar gritos de “já ganhou”, e no final foi premiado com o segundo lugar. O terceiro foi para Rose de Últimos Jedi, realmente muito legal, e o primeiro para um estupendo Jawa com uma grande mochila nas costas, carregando o BB-8.






            Jar-Jar, nunca te esqueceremos!



            Confiram nossa galeria de fotos, e tenham uma vaga noção de como foi essa festa sempre muito bonita e divertida. Parabéns aos amigos do Conselho Jedi São Paulo por mais uma excelente Jedicon, e já estamos contando os dias para a edição 2019!




Nenhum comentário:

Postar um comentário