quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

3º Festival de Panetones e Festival de Doces Natalinos & Feira de Natal

Rabanada – a vedete da mesa natalina - ganha festival em São Paulo no dia 16 de dezembro

O evento inédito desta gostosura acontece na Vila Mariana, em local amplo, seguro e coberto, com entrada gratuita. Em paralelo haverá o 3º Festival de Panetones e a tradicional Feira Natalina.



Qual o primeiro doce que vem à mente quando se pensa nas delícias de Natal? Pesquisa informal aponta: rabanada! Junto com o panetone, essa maravilha, amada por muitos, é um grande destaque da gastronomia natalina. Para festejar sua chegada e dar boas-vindas ao período mais aguardado do ano, o Espaço As Meninas promove o 1° Festival da Rabanada de São Paulo que acontece no dia 16 de dezembro, das 12 às 20 horas, na Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa, em local amplo, seguro e coberto (https://www.facebook.com/events/2204503733155015/).
“Não conheço quem não goste de rabanadas, inclusive já me confessaram que fazem até mesmo fora do Natal porque não aguentam esperar tanto. É um doce tão apaixonante e fundamental na ceia natalina, mas nunca teve um evento dedicado a ele! Vamos dar esse presente para os paulistanos amantes desta maravilha e já estou ansiosa para devorar algumas”, comemora Elaine Vilela, sócia-proprietária do Espaço As Meninas Feiras e Eventos.
Conhecida também como fatia dourada ou fatia parida, a rabanada é um doce natalino histórico e fácil de preparar. Uma das explicações para o seu surgimento foi a necessidade do reaproveitamento do pão amanhecido, pois esse alimento representava o corpo de Cristo para os católicos. Sua origem remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy Bread”, na Inglaterra, o “French Toast", nos Estados Unidos e o “Pain Perdu”, na França. A iguaria chegou ao Brasil pelos portugueses e rapidamente virou paixão nacional.
Paralelamente a este evento haverá o 3º Festival de Panetones e a tradicional Feira Natalina. “O panetone se mantém uma grande paixão, ganhando variedades de sabores e tamanhos, mas mantendo o aroma que é só dele. Os brasileiros foram adaptando esse produto aos mais variados paladares e hoje temos gostosuras que parecem verdadeiras obras de arte”, destaca Elaine Vilela.
Existem várias lendas a respeito do surgimento do delicioso pão dourado. Uma delas é a que aconteceu na cidade de Milão, no século XV, quando um jovem de família rica se apaixonou por uma plebeia, filha de padeiro. O pai da moça não aceitava o namoro e o rapaz, para se aproximar da jovem e mostrar a seu pai que era uma pessoa de bem, disfarçou-se de padeiro e foi trabalhar em sua padaria como auxiliar.
Passados alguns dias, resolveu criar um pão diferente, doce, misturando frutas cristalizadas. A invenção ficou muito saborosa e por sua forma diferenciada foi copiada pela c&uacut e;pula de uma igreja. Com o sucesso, o jovem passou a divulgá-lo como criação do Sr. Toni, o pai da moça, ficando conhecido como Pão do Toni. Com o passar do tempo, tornou-se mundialmente conhecido, mas os novos sabores são praticamente exclusivos dos brasileiros.
Cardápio irresistível
Só tem delícias no cardápio: rabanadas tradicionais e recheadas com doce de leite e creme de avelã, panetones recheados e decorados, panetones cobertos com chocolate brigadeiro decorado, panetones no pote, chocotones trufados, bolos de cenoura, cuca cremosa, tiramissu, brigadeiros, cupcakes, pão de mel no pote, bem casado no pote, suspicookies, bolos confeitados, tortas doces, biscoitos e doces, cakepop, brownie, alfajor, bolachas decoradas, balas de coco, biscoitinhos, chocolates artesanais; pirulito de chocolate decorado; bolo de rolo, merengue, figos recheados, cookies, raspadinhas, cannolis, churros. Além dos doces, panetones salgados, variados tipos de coxinha, burcoxinha, hambúrguer, crepes, porções e lanche de fraldinha, pães, patês, tortas, queijos, salames e embutidos e mango chutney, entre outras opções. Cachaças e vários rótulos de cervejas artesanais também fazem parte do cardápio exclusivo para este festival.
Feira de Natal
Além de aproveitar todas as delícias dos festivais, os frequentadores poderão antecipar suas compras de Natal sem o tumulto dos shoppings e grandes centros de compras. Além de prestigiar pequenos e médios produtores e artesãos, será possível adquirir produtos exclusivos, como semijoias, acessórios, roupas, brinquedos, cosméticos, diversos itens de moda e decoração para casa a preços convidativos.
Para cuidar do lado esotérico e conhecer algumas previsões pessoais para o novo ano, haverá leitura de tarot. Para animar, o som fica a cargo do consagrado DJ das noites paulistanas Dinho Garcia, com a melhor seleção de Rock dos Anos 80/90. É um programa de lazer completo para as famílias paulistanas. E tudo com entrada gratuita!
Responsabilidade Social
Mantendo a parceria de vários anos com o Centro de Convivência Início de Luz, que abriga uma creche, serão arrecadados alimentos não perecíveis para a entidade sem fins lucrativos, que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e centro da capital paulista.
 Selo Paixões Paulistanas
O 1° Festival de Rabanadas, 3º Festival de Panetones e o Festival de Doces Natalinos & Feira de Natal do Espaço As Meninas têm a certificação dos eventos e ações idealizados sob medida para o gosto dos paulistanos. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de São Paulo, terra de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão ao longo de 2019.
Serviço
Entrada Gratuita
 Data: 16 de Dezembro (domingo)
 Horário: 12 às 20 horas
 LocalRua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana – próximo ao metrô Ana Rosa. Local amplo, seguro e coberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário