sexta-feira, 12 de julho de 2019

Pateta 2 e Donald Jovem




            Durante os meses de maio e junho, a editora Culturama prosseguiu em seu trabalho de voltar a firmar os quadrinhos Disney em nosso país. Tem havido um certo número de queixas quanto à distribuição, mas felizmente, além de bancas e lojas físicas, temos as lojas virtuais disponíveis na internet para adquirir as edições.





            Um dos maiores destaques desses meses vai para Pateta 2, cuja história de abertura é a sensacional O Quarto Beatle, com roteiro de Bruno Sarda e arte de Andrea Ferraris. Publicada em 1993 na Topolino 1976, começa com uma exposição sobre os Beatles no Museu de Patópolis, mas os professores Zapotec e Marlin não conseguiram garantir a autenticidade de uma guitarra que consta ser o primeiro instrumento de Paul McCartney. A solução, claro, é mandar Mickey e Pateta até a Liverpool de 1964. Pete Best havia acabado de sair da banda, e nossos heróis acompanham os artistas comentando que Ringo Starr é o baterista certo para o grupo.
            Mas claro que os dois acabam conhecendo os Beatles, e a confusão está armada quando Pateta aceita o convite para experimentar a bateria. Furioso, Ringo não quer saber de se unir à banda. Mickey, então, tem que se virar para sabotar outras tentativas do baterista, até que eles apelam ao lado místico de Ringo e conseguem reuni-lo aos demais, formando finalmente o legendário quarteto de Liverpool. Uma trama divertida, com destaque para a caracterização dos cantores em suas respectivas versões disneyanas, e vários trechos onde surgem as letras do famoso grupo.

            A segunda história da edição, Pateta, o Tipógrafo, se passa em um feudo em fins da Idade Média, onde o cavaleiro Mickey Coração de Melão salva os irmãos Pateta e Horácio do assalto de bandidos. O rato acompanha os dois frades até a abadia que é seu destino final, e depois de algum tempo eles apresentam a invenção que tentavam proteger com tanto afinco.

            É uma prensa tipográfica, similar à de Gutenberg, com tipos móveis e que pode imprimir muitos livros. Os abades escribas têm copiado antigos manuscritos por séculos, mas agora não somente seu trabalho será aliviado, como eles poderão se dedicar a escrever novos livros, multiplicando o número de obras. Porém há um problema: os moradores do vilarejo do qual faz parte a abadia são em sua absoluta maioria analfabetos. Assim os abades decidem instituir uma escola para ensiná-los.

            Lorde Bafo, que explora os moradores da região com altos impostos, faz pouco da novidade. Mas se enfurece ao ver que as pessoas abrem mão de parte do tempo de trabalho para frequentar a escola. Conforme o tempo passa, o povo mais educado começa a perceber a exploração a que é submetido, e tem início reclamações e exigências de melhores condições de vida.

            O vilão decide alistar mais capangas para atacar a abadia. A ordem religiosa recebe essa informação, e eles debatem uma maneira de contra-atacar. E será com as letras! Em pouco tempo produzem o primeiro jornal, com informações da vida diária e até quadrinhos cômicos, ridicularizando o vilão. Na luta que se segue, finalmente, Bafo é expulso, e Mickey e Pateta vislumbram um Renascimento, uma época de difusão e prosperidade para a cultura e para a sociedade.

            História absolutamente antológica! A edição 2 de Pateta pela Culturama comprova que a editora do sul do Brasil não está somente investindo em histórias infantis, mas também em tramas que trazem a oportunidade de necessárias reflexões!


            Em junho o maior destaque dos quadrinhos Disney é sem dúvida Donald Jovem, o primeiro encadernado em capa dura da Culturama. Além da arte inovadora na capa, com as versões adolescentes de Donald, Pateta e Mickey, o destaque é o símbolo de 85 anos de absoluto sucesso do Pato Donald, que traz até seu chapéu de marinheiro sobre o 8. O livro traz oito tramas com participação dos artistas Francesco Artibani, Stefano Ambrosio, Stefano Intini, Marco Mazzarello, Antonello Dalena e Francesco D´Ippolito.

            Um barco cheio de repolhos é o primeiro episódio, mostrando a boa vida do jovem Donald no sítio da Vovó Donalda, que sempre precisa lidar com as confusões do neto (Donald é filho de Hortênsia, irmã do Tio Patinhas, e Patoso, filho de Donalda). Detalhe interessante de vários episódios, Vovó Donalda e Tio Patinhas trocam telefonemas a respeito do jovem, e ela sempre o defende. E é por isso que ele ganha uma bolsa de estudos para o Internato Capim Seco, que fica em Ratópolis.

            Ao menos nas edições Disney de minha coleção, é a primeira menção que vejo a Ratópolis! A exceção é a Disney Big 45 de junho de 2017, que trouxe uma história com esse título e que homenageia o filme Metrópolis. Lembrando que, nas HQs produzidas no exterior, o núcleo dos patos mora em Patópolis, e aquele de Mickey e Pateta em Ratópolis.

            A Escola é nova, mas a bagunça é a mesma traz o Donald conhecendo seu colega de quarto, Mickey, e se encantando com uma garota chamada Margarida. Ele faz todo o possível para ser notado, mas sua grande chance é quando uma colega da turma de ginástica pretende aprontar para cima de sua amada. Nosso herói toma uma advertência por isso, mas o beijo que ganhou valeu a pena. E a Vovó, como sempre, o defende em mais um telefonema do tio.

            A Importância de ser um coala fala de bullying, e a vítima é Tudinha, a futura namorada de João Bafo-de-Onça. Valentões implicam com ela por causa da mochila, mas depois de muitas idas e vindas Donald bola um plano e os agressores são expulsos.

            Em O rei da ilha a turma vai para a praia, e Donald e Mickey querem aparecer para suas garotas. Conseguem uma carona até uma ilha próxima, a Ilha do Tornado, mas as coisas não acontecem como o esperado. Um tornado realmente aparece, Donald monta em um tubarão (referência à série Sharknado?) e tudo termina bem.

            Sempre mexa em time que está ganhando mostra nosso herói em perigo de expulsão, pois não se inscreveu em nenhum esporte. Após várias tentativas mal sucedidas ele pesquisa na Patonet (ou Quacknet?) e encontra uma modalidade que surpreende o diretor. Detalhe, a professora de tênis da escola é incrivelmente parecida com K-Ká, a parceira de DonaldDuplo.

            Grufus, o magnífico, mergulha no universo do RPG para uma história com muitas confusões, mas ao menos no final Donald é reconhecido como um mestre dos jogos.

            O Show deve continuar mostra a turma se preparando para uma peça de teatro na escola, e Donald ganha o papel principal. Porém, ele entra realmente a fundo no personagem, causando um monte de problemas durante uma excursão. Mas no final a amizade com Mickey prevalesce.

            Programando um desastre explora outro clássico de histórias de escolas, a feira de ciências. O projeto de Donald e Pateta até funciona, mas não do jeito que esperavam. O ponto de virada é que eles chamam a atenção de alguém muito interessado na tecnologia que desenvolvem, e graças a isso nosso herói se habilita a voos mais altos.

            Donald Jovem é um ótimo lançamento da Culturama, acertando em cheio nas comemorações de 85 anos de nosso querido pato. Somente podemos fazer dois reparos, a ausência de maiores referências ao que um personagem tão rico terá pela frente em sua vida, e principalmente material extra, como entrevistas com os autores, esboços, artes, aqueles elementos que tanto valorizam um produto de nível mais elevado.

            Um fato que não tem sido do agrado de todos tem sido a dificuldade de encontrar esses especiais de quadrinhos Disney da Culturama. O mesmo aconteceu com O Grande Almanaque Disney (confira nossa resenha) que encontramos somente na internet ou em lojas especializadas após o lançamento no Festival Guia dos Quadrinhos.

            Muitos são os leitores e fãs da Disney que pedem que a Culturama reveja sua posição, e passe a distribuir também esses especiais em bancas e outros locais. Facilitar o acesso aos produtos é essencial para o sucesso dos mesmos, e seguramente a editora, que tem se mostrado extraordinariamente aberta em relação aos fãs, está se esforçando para melhorar a situação. É importante lembrar sempre das dimensões continentais de nosso país.

            Assim, consideramos que a Culturama está realizando um trabalho exemplar, e a qualidade de suas publicações tem melhorado a cada mês. Em breve deveremos apresentar mais resenhas, lembrando que Donald 3 traz uma história homenageando novamente seus 85 anos, e que a anunciada Aventuras Disney 4, de julho, traz uma história que começa as festividades dos 50 anos do Superpato.

            Vem muita coisa boa por aí, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário