quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Turma da Mônica Laços quadrinho e filme





            Nos últimos tempos tem sido meio complicado para nós ir ao cinema com a frequência que gostaríamos, por isso só neste final de semana que passou conseguimos assistir Turma da Mônica – Laços. E foi demais!

            Em 2013, quando saiu a Graphic MSP que inspirou o filme, obra-prima dos irmãos Caffagi, escrevi a resenha da qual reproduzo a maior parte abaixo:

            Maravilhosa!!!



            Poderia realmente terminar esta resenha aqui, e notem, caros leitores, que mesmo essa exclamação não é nem de longe suficiente para fazer justiça a Turma da Mônica – Laços, o segundo volume do selo Graphic MSP. Depois da extraordinária Astronauta – Magnetar, a Mauricio de Sousa Produções entregou para as mais que competentes mãos dos irmãos Vitor e Lu Caffagi a tarefa de explorar a história do Quarteto principal do gênio.

            Outros poderiam se amedrontar com o tamanho descomunal da responsabilidade, mas como o próprio Mauricio explica no prefácio, Lu e Vitor realizaram um trabalho magnífico com um carinho e atenção que só se pode dedicar aos melhores amigos. O resultado é primoroso, absolutamente belíssimo e emocionante! Vitor ficou com a tarefa de desenhar a história principal com a turminha em seus tradicionais sete anos, ao passo que Lu mostrou os personagens em flashback.

            E por sinal, os traços de uma delicadeza impressionante dela têm alguma mágica indefinível e impressionante, cativam a primeira vista, e é impossível não se emocionar! No lançamento aqui em São Paulo, aliás, depois de receber o autógrafo de Vitor em meu exemplar foi a vez da Lu, e eu fiquei ali ao lado vendo-a fazer sua arte, simplesmente maravilhado com sua técnica. E consegui ainda o autógrafo do editor Sidney Gusman, mordam-se de inveja!

            Tenho que destacar ainda este vídeo, em que os irmãos pela primeira vez têm contato com o resultado de seu trabalho. A reação da Lu é emocionante!





            Falei acima de melhores amigos, amizade, e esse é o tema de Laços. A trama gira em torno do desaparecimento do Floquinho, e da busca movida por Cebolinha, Cascão, Magali e Mônica para encontrá-lo. A HQ tem um delicioso sabor de anos 80, com várias referências as quais Goonies e Conta Comigo são as mais evidentes.

            Mas há outras, e quando li “guerreirooos...”, fiquei absolutamente pasmo, e com um sorriso de orelha a orelha no rosto!

          Ah, a cena das bicicletas, claro, tem muito de um certo inimigo da Má, além de um triste momento no bosque que evoca uma das mais antológicas séries de tirinhas de Calvin & Haroldo, de outro gênio dos quadrinhos, Bill Watterson.

            No começo da trama, vemos Cebolinha e Cascão fugindo da Mônica após a falha em outro plano “infalível”, e no caminho deles topamos com Magali, Seu Juca, Xaveco e outros personagens. As próprias fantasias dos dois amigos evocam os Garotos Perdidos, que era o título provisório do livro. Só que as coisas começam a se complicar quando Cebolinha e Cascão chegam na casa do primeiro tomada de gente, e a mãe lhe explica que o Floquinho sumiu. A cena sem um único balão de diálogo do pai chegando em casa tarde da noite após uma busca infrutífera é de cortar o coração.

            Na manhã seguinte, quem aparece para animar o combalido Cebolinha? Cascão e as meninas, claro. Depois de reparar na estante do quarto do Cebolinha tem início a busca, o encontro com o grupo adversário de garotos mencionado acima, e as primeiras pistas apontando para um longínquo parque.

            Muitas aventuras depois, a turma acaba passando a noite na floresta. Em um dos momentos mais deliciosos da história, em torno de uma fogueira cada um conta uma história. De novo a Lu nos encanta quando chega a vez da Mônica, que descreve como o pai dela certa vez adaptou histórias que a avó dele contava... sim, é uma narração do próprio passado do Maurício de Sousa! É absolutamente impossível não se apaixonar e se maravilhar pelos traços da Lu, que fez inclusive uma pesquisa sobre as roupas de época, como está narrado nos extras do livro!

            A turma vai seguindo as pistas, e na noite seguinte finalmente encontra o Floquinho, no momento mais sombrio e perigoso da trama. Perigoso mesmo, a ponto de sequer a força da Mônica ser suficiente. Mas felizmente aqui o plano infalível dá certo, e na cena seguinte o desespero e agonia dos pais termina com um telefonema do Cebolinha para a mãe. Logo retornamos à tarefa de fugir das coelhadas da Mônica depois de mais um plano infalível.

            Turma da Mônica – Laços, é para ler, reler, reler de novo, e se emocionar sempre com essa obra-prima dos irmãos Caffagi. Por sinal tenho que recomendar os blogs deles, o Punyparker do Vitor onde ele desenvolve um excelente trabalho com Valente, e o Los Pantozelos, onde podemos voltar a nos apaixonar pelo traço incomparável da Lu!



            Ainda sobre Laços, como sonhar ainda não custa nada, depois que nos amarramos na história ficamos imaginando como seria uma adaptação em filme. Para mim, seria Oscar de Animação fácil.
            Parabéns Lu, Vitor, Sidney e a todos os envolvidos nessa maravilhosa obra-prima, e mais uma vez obrigado ao grande gênio e mestre Maurício de Sousa! Evocando outra magnífica história, O Homem que Gostava de Contar Histórias, de Edson Itaborahy, do primoroso álbum Ouro da Casa, o mundo de Mauricio de Sousa não substituiu o nosso, mas com certeza o tornou incomparavelmente melhor!
            Sei que meu mundo fica melhor e mais colorido cada vez que leio e releio Laços.

            Bem, ficou muito claro nesse texto, publicado anteriormente no site Aumanack e agora um pouco editado, o quanto amei Laços. Por isso, quando chegaram as primeiras notícias de que a HQ teria uma adaptação cinematográfica, a expectativa só aumentou. E foi crescendo, crescendo, atingindo níveis nem um pouco saudáveis a cada novidade e trailer divulgado. Ah, os trailers! Nada menos que emocionante ver neles cenas da magnífica HQ de Lu e Vitor!
            Neste último domingo, graças ao Now da Net, finalmente conferimos Turma da Mônica - Laços. E foi demais!

Galeria de fotos:

            As necessárias mudanças e adaptações, o que sempre acontece quando uma obra literária ou quadrinística é transposta para o cinema, ficaram sensacionais! A apresentação dos demais personagens durante a fuga de Cebolinha e Cascão da fúria da Mônica ficou sensacional, assim como todo o drama do desaparecimento do Floquinho.
            Traz uma emoção muito especial quando a Turma está espalhando os cartazes para tentar localizar o cãozinho, e quando param na banca de jornais vemos o próprio Mauricio de Sousa conversando com eles! E claro, ao fundo vemos várias das edições das revistas, incluindo as próprias Graphics MSP (e Laços, claro!).




            Outras participações mais que especiais podem ser conferidas quando a Magali está conversando com o florista, que é nada menos que o editor Sidney Gusman! E aquele casal de clientes são Lu e Vitor Caffagi, os autores da HQ Laços!
            Falando em participação especial, o Louco (Licurgo Ourival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira, por favor!) vivido por Rodrigo Santoro, foi um acréscimo nada menos que perfeito, com um diálogo surreal com o Cebolinha que não fica nada a dever às histórias sempre surreais desse maravilhoso personagem. Dá até para sonhar com a adaptação da Graphic dele, que nos faz chorar toda vez que lemos!




            As mudanças sobre as pistas que a Turma segue, e quanto as motivações do vilão, foram muito bem feitas deixando o filme com uma identidade própria. E o que realmente amamos foi o confronto final, com cada um da Turma precisando enfrentar seus maiores temores e idiossincrasias. Isso mostra o quanto os personagens cresceram ao longo da trama, um elemento clássico e sempre necessário em qualquer história.
            Ver finalmente a Turminha mais amada do Brasil em um filme muito fiel a uma de suas melhores histórias em quadrinhos foi emocionante, nos fazendo sentir parte do Bairro do Limoeiro! Turma da Mônica – Laços é para rever e rever, assim como a HQ é para reler e reler. Parabéns a todos pela estupenda realização, e nosso amigo Sidney Gusman já divulgou uma foto mostrando uma reunião na MSP cuja pauta foi a versão de cinema de Lições, segunda Graphic dos Caffagi.
            Já estamos contando os segundos para assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário