quarta-feira, 25 de março de 2020

Resenha: Amanhecer e A.R.A.R.A.









            Um experimento em plena usina nuclear de Angra dá muito, muito errado. O que era parar ser uma arma criada por um grupo de cientistas para o governo se tornou um herói, a esperança de todo um país.

            Se tornou o Amanhecer!

            Esse é o título do volume 1 de Time da Luz (o subtítulo é Poder Libertado), uma superequipe criada e publicada pela Publigibi, de autoria de Daniel Vardi, Oscar Suyama Jr. E Márcia Sandrine. Se alguns nomes são familiares é porque já tratamos deles aqui no Corujice Literária, em nossa cobertura da sensacional e histórica exposição Super-Heróis do Brasil. Vamos recordar como foi?


            Além disso, os autores brasileiros participantes, inclusive Daniel Vardi, a mente por trás do Amanhecer e do Time da Luz, estiveram conosco em dois episódios do Corujice Pop:

Corujice Pop - EP. 3 - Parte 1

Corujice Pop - EP. 3 - Parte 2

Corujices Pop - Desenhistas Bloco 1

Corujices Pop - Desenhistas Bloco 2

            O objetivo do ambicioso projeto era criar uma arma viva, e foi realizado com vários voluntários até um fosse selecionado. Contudo, certas forças ocultas que há décadas atrasam o progresso do Brasil realizaram um atentado que culminou em uma enorme explosão.

            Mas essas forças não contavam que a cobaia sobreviveria, e graças às energias envolvidas no experimento e ao uniforme de biocomponentes com as cores de nossa Bandeira ele se tornou o mais poderoso herói do Brasil: o Amanhecer! E a razão desse nome é emocionante, somente lendo na HQ para conferir.

            Depois somos apresentados a Cláudia, jornalista esportiva que tenta desesperadamente contato com três homens, o professor Davi, o repórter investigativo Rodrigo e o jogador de futebol Marcos. E Cláudia deseja falar com eles porque tem um monstro atacando a cidade, e quando a intrépida jornalista chega ao centro da ação, lá está Amanhecer atacando a criatura.

            A HQ termina com um editorial assinado por Daniel Vardi e Dante Schiffini, e a ficha de nosso herói, indicando entre outras coisas que seu nome e características faciais são desconhecidos.

            Mas não acabou, já que temos ainda o número 2 de Time da Luz, A.R.A.R.A. Esta é a sigla para Arsenal de Rastreamento Aéreo e Radical da Aeronáutica, outro projeto avançadíssimo desenvolvido pelos militares. Os autores são os mesmos de Amanhecer, e a eles se uniu também Cássia Alves.



            Roberto era um garoto simples jogando bola na praia em Lauro de Freitas, Bahia, e sempre admirou os caças da base da Força Aérea voando por ali. Um dia um sargento da Força Aérea Brasileira enxergou potencial no garoto, e anos depois, com muito estudo e preparação, ele se tornou um dos melhores pilotos da FAB. Por mérito, diga-se.

            Por isso, Roberto foi escolhido para testar o A.R.A.R.A., um sofisticado traje voador de combate capaz de superar até mesmo os melhores aviões de combate. Após os testes bem sucedidos seu oficial superior, o mesmo sargento que foi seu mentor, revela sua verdadeira missão.


            Atacar e derrotar o Amanhecer. Conforme o oficial, este é um indivíduo perigoso para o país. Roberto a princípio discorda, pois muitos enxergam no Amanhecer um herói, incluindo ele mesmo. O oficial o pressiona, e Roberto, como militar exemplar, diz que irá cumprir as ordens.

            Nisso chegam notícias de um monstro atacando (sim, o mesmo visto em Amanhecer), e indicações de atividades extra-humanas. O herói verde, amarelo, azul e branco é visto indo para a região atacada pelo monstro, e o A.R.A.R.A. recebe ordens de para lá se dirigir. O dilema então está colocado para Roberto: seguir suas ordens seus instintos? Ao final da edição ainda encontramos, como no número 1, a ficha do A.R.A.R.A.

            Duas incríveis HQs de heróis legitimamente brasileiros, uma realização incrível neste momento difícil em que o país se encontra. E não foi mesmo durante o período entre a Depressão e o início da Segunda Guerra Mundial que os super-heróis clássicos que conhecemos surgiram? O momento não poderia ser melhor para lermos, celebrarmos e valorizarmos essas criações dos artistas brasileiros.

            Quer comparações? Evidentemente que o A.R.A.R.A. tem certas semelhanças com o Falcão da Marvel, e o Amanhecer me lembrou o Dr. Manhattan de Watchmen. E claro, falando em super-heróis com as cores nacionais como esquecer o Capitão América? Mas as duas histórias apresentam situações que só poderiam acontecer bem aqui, no Brasil, e aquele torturante “continua em Time da Luz 3 – Metalmark a Origem” ao final de A.R.A.R.A., mais as tramas das duas edições, apontam para infinitas possibilidades para os Super-Heróis do Brasil.



            E sabia que cada cor do uniforme do Amanhecer representa um poder? Vejamos: verde é força da natureza; amarelo, o calor do Sol; azul, capacidade de voo e branco, mudança de forma.

            E falando em Time da Luz, a formação completa da equipe é, além de Amanhecer e A.R.A.R.A., Paladino, Boiadeiro, Helena Miranda e Lia Metal. Por sinal serão estas últimas, as garotas, as protagonistas de Metalmark a Origem.




            O Brasil realmente precisa de heróis, e como o próprio Daniel Vardi nos disse, em nosso país temos time de tudo, exceto de super-heróis. Agora não mais, pois o Time da Luz chegou com tudo, e estamos realmente ansiosos para os próximos lançamentos da Publigibi. Se ainda não conheceu esses personagens incríveis não perca mais tempo, e seja também parte desse, como dissemos anteriormente, alvorecer da Era de Ouro dos Super-Heróis do Brasil!




Nenhum comentário:

Postar um comentário