quinta-feira, 11 de junho de 2020

QUADRINISTA: TOM DUTRA


1.       Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Poxa, desde que me lembro! Aprendi a ler com HQs, na verdade… Tinha entre três e quatro anos, ninha mãe pensava que eu estava só olhando as figuras, mas eu estava lendo de fato! xD Lembro de um vizinho meu me emprestando Recruta Zero e daquela coleção da Turma da Mônica que se trocava com tampinhas da Coca-Cola, meu pai trouxe de Recife quando voltava do trabalho por saber que eu gostava muito!

2.       Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Eu comecei com Turma da Mônica e Recruta Zero, e gosto de ambos até hoje, mas quem me cativou de verdade foi o meu personagem favorito de todos os tempos, o Pato Donald! Me cativou tanto nos quadrinhos como nas animações!

3.       Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Acredito que de alguma forma eles influenciam tudo o que eu faço! Eles ensinam muito sobre tudo, perdi a conta de quantas situações na vida eu consegui tirar de letra por ter aprendido algo sobre aquilo com as HQs! 

4.       Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Os quadrinhos cômicos são os que mais me divertem, e o que pode ser melhor na vida do que se divertir, não é? Sejam quadrinhos Disney, Mangás ou tirinhas, sempre gosto dos que tem uma boa dose de comédia!

5.       Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Difícil demais essa! Todas as HQs de Carl Barks, sem dúvida, obras de arte! Ele consegue levar os leitores em viagens incríveis, por lugares e sentimentos que a gente não espera! De repente você está gargalhando com o Donald, e na outra página o Tio Patinhas pode te fazer chorar… Mas é injusto falar só um, nas tirinhas o meu favorito é o Garfield, por seu humor despretensioso, que tem como objetivo apenas fazer rir, humor clássico, considero! E quero falar pelo menos um Mangá, pode?? O Mangá que me surpreendeu e fez lágrimas rolarem pelo meu rosto em seu desfecho! É o Calendar, da autora Lígia Zanella! Bom, a pergunta era um, eu citei três, mas ainda não estou feliz, para ser menos injusto, aqui vai uma lista de alguns que dividem o posto de “favorito” em meu coração indeciso: Calvin e Haroldo (Bill Watterson), Níquel Náusea (Fernando Gonsales), Asterix (Goscinny/Uderzo), Chico Bento, Magali (Mauricio de Sousa), Memories (Talessa Kuguimiya), Yu Yu Hakusho (Yoshihiro Togashi), Teera e Windy (Cah Poszar) e Peanuts (Charles M. Schulz)! Ufa!

6.       Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?
Assistindo Pica-Pau e o palhaço Bozo quando tinha uns três anos! Foram os primeiros personagens que desenhei na vida, segundo minha mãe! Sou autodidata, aprendi muito com as revistas Heróis do Futuro (entregando a idade), com publicações da editora escala… E tive a alegria de conhecer e me tornar amigo do grande mestre Ignácio Justo, que me ensinou muito do que eu sei hoje! Atualmente sigo aprendendo através de tutoriais e conversando com os colegas artistas!  

7.       Como surgiu seu personagem?
Eita, história longa, vou tentar resumir! Aos treze (não é o filme, OK?) a minha vida era bem diferente! Minhas preocupações era com os trabalhos da escola, com os jogos de video-game, o amor não correspondido, os desenhos animados na TV e, principalmente, os momentos que passava com dois amigos que foram (e são) os melhores do mundo. Rafa e Jon! Muito bem, mas, mesmo com apenas essas preocupações, sentia que geralmente as coisas não davam muito certo pra mim... Fazia fanzines na escola, mas, poucos eram os alunos que queriam ler, apenas os amigos mais chegados. Assim tive uma ideia! Fazer histórias com o Gordo (era como me chamavam na época) e seus amigos da escola, assim como professores e funcionários. Dessa forma, encontrei uma maneira de criar em vários deles a vontade de ler os zines! O Gordo de ontem é o Tom adolescente de hoje, os outros dois Toms (criança e adulto) vieram depois dele…


8.       Onde busca inspiração para criar?
Nas situações do dia-a-dia, principalmente, mas claro que as referências (filmes, quadrinhos, música e todo tipo de arte) ajudam a imaginação, né? Minha amiga imaginária Cindy, que o diga! 

9.       Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Ouvir músicas! Das mais variadas, Rock, J-Pop, Gospel, MPB, mas principalmente trilhas de desenhos animados! 

10.   Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?
Ah, bloqueios surgem né… mas procuro não esquentar muito, quando acontece eu tento tirar o foco e fazer outra coisa para ver se alguma ideia surge! Geralmente funciona!

11.   Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Ah, sim… fazer algo que vai contra meus valores está fora de questão… Através do meu trabalho eu tento levar alegria e bons sentimentos para os leitores! Não falo de gêneros (fiz um terror um dia desses e amei a experiência, haha!), não se trata disso, mas acho que alguns temas, dependendo de como são abordados, podem contribuir com uma sociedade mais perversa e indiferente do que a que a gente já tem aí, e isso eu não quero de maneira nenhuma! 

12.   O que vem por aí?
Tom Sobre Tom segue com tirinhas inéditas toda segunda-feira e mais uma coletânea impressa está por vir! As Pedras, personagens que estavam engavetados desde 2012, voltaram e seguem firmes toda quarta-feira! A maior novidade é uma nova tirinha que estou produzindo em um estilo bem diferente, inspirada nos universos do RPG e do Mangá! Logo logo ela estará junto com as outras nas redes @tomdutradicas ! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário