domingo, 8 de maio de 2022

Resenha: Clube do Livro dos Homens - Lyssa Kay Adams

 



 

            A primeira regra do Clube do Livro é: não fale sobre o Clube do Livro.

            Mas como escrevo pra vocês, leitores, vou falar mesmo!

            Em meio a escritas, processos de criação com anotações de várias ideias para aqueles universos de ficção científica que vocês, leitores, já conhecem (ou deveriam conhecer, NÉ?) tais como A Lista, Céu de Guerra e Vó Nena e os Caçadores, estão as leituras, claro! E entre quadrinhos, ficção científica, fantasia, horror cósmico e outros gêneros, quando a linda da sua noiva te pede para ler determinado livro o que você, noivo atencioso e antenado, faz?

             Diz “obrigado, amor”, e lê, lógico!

            Foi assim anteriormente com os livros da Jenny Colgan, A Pequena Livraria dos Sonhos e A Padaria dos Finais Felizes, “livros de menininha” mas que terminei gostando muito, com suas personagens muito bem construídas, boas histórias com várias reviravoltas e até várias referências nerds.

            E aconteceu de novo, agora com Clube do Livro dos Homens, de Lyssa Kay Adams. É a história do casal Gavin e Thea, pais das gêmeas Amélia e Ava. Gavin é estrela do time de beisebol local, porém no dia que deveria ter sido de sua maior glória no esporte... um desastre em nível íntimo e pessoal com a esposa colocou o casamento em risco.

             Enquanto afoga as mágoas em um hotel de última categoria, Gavin recebe a visita do amigo e colega de time Del, o também colega Yan e Braden Mack, dono de vários bares e boates de Nashville, a cidade onde todos vivem. Eles conversam sobre a situação do infeliz, e o intimam a comparecer a certa reunião na casa de Mack. Lá chegando Gavin é apresentado ao Clube do Livro, formado por esportistas e outros figurões da cidade, e os amigos explicam que eles leem romances, aquelas histórias bem ao estilo de Jane Austen, para aprender sobre as mulheres e para aprenderem a serem melhores namorados e maridos.

 Micro-spoiler: “qual o grau de bebedeira dele? Uma dose de ouvir Ed Sheeran...” (EU AMO ELE!!!)

 


            Gavin odeia a ideia, evidentemente, mas acaba por acatar a imposição dos amigos e começa a ler Cortejando a Condessa. Comentei sobre Jane Austen aí em cima, né? Mas apesar de ser um romance passado na época das obras dessa clássica autora, o livro tem temas bem atuais.

            E uma das melhores sacadas de Adams é ter inserido, em meio a história do Clube do Livro dos Homens, alguns capítulos de Cortejando a Condessa! Especificamente as que Gavin lê e acaba identificando como muito similares à própria situação que ele está vivendo com Thea.

            Que, falando nisso, está fazendo planos de retomar sua vida de antes do casamento, retornar à escola de artes e outras coisas, no que tem total apoio da irmã mais nova, Liv, com quem as feministas sem dúvida irão se identificar.

            Em Cortejando a Condessa conhecemos a história do casamento do conde Benedict (não o Cumberbatch) com a dama Irena, como ela se mostra uma mulher à frente de seu tempo por não aceitar as limitações impostas às mulheres, enfim, como os rapazes expuseram a Gavin, uma história que usa a sociedade machista da época para refletir sobre os desejos e escolhas das mulheres. E, como veremos ao longo dos capítulos, as cenas mais “quentes” não faltam no livro, nem na história principal nem na que os personagens leem!

            Há uma cena entre Gavin e Thea em que ela está de salto alto que sem dúvida ganha uma alta pontuação na escala EL. Leiam o livro se quiserem saber o que significa!

 

            Ah, sim, e uma cena no chuveiro, também entre os dois... mas o mais bacana é que, mesmo que a descrição seja de tirar o fôlego, Lyssa consegue compor essas cenas com elegância, e o resultado final é muito bonito.

            Outra ótima sacada do livro é o marcador que faz parte da orelha da capa traseira (ou quarta capa) e que pode ser recortado. Claro, se a dona do livro não te ameaçar de morte ou coisa pior...

             Contando com a leitura e os conselhos dos amigos, e continuando a se sentir um lixo, Gavin segue o plano de reconquistar a esposa. Primeiro tem uma conversa difícil com Thea no dia da apresentação das meninas no teatro, e a muito custo consegue que a esposa permita que ele fique em casa. A presença de Liv, exigência de Thea, não facilita em nada as coisas.

             A trama tem início logo antes do Dia de Ação de Graças e segue até o Natal. Esse é o tempo que Gavin tem para reconquistar o coração e a confiança de Thea. E a primeira celebração na casa de Del e da esposa não ajuda muito, quando Mack aparece e deixa evidente seu jeito de galã conquistador. Sim, ele paquera as esposas e namoradas de todos, o que não deixa Gavin feliz. Por cima permite que Ava e Amélia comam torta à vontade, o que tem resultados devastadores quando a família volta para casa. Ao menos acontecem cenas que ajudam na jornada de Gavin.

             Uma coisa muito divertida no livro é o relacionamento entre os rapazes. Lyssa conseguiu uma fidelidade excelente com o que acontece no difícil mundo masculino. Sim, é o que vocês leram, acham que é fácil? Não mesmo! E também, claro, a autora explora as intrigas que acontecem dentro do grupo de esposas e namoradas dos jogadores, que sem surpresa alguma Thea odeia. Mas com a crise no casamento ela decide ser ela mesma, sem fazer mais a menor questão de se encaixar, e confrontando a “líder” do grupo em duas cenas memoráveis, que acendem ainda mais a paixão entre o casal. Daí que Clube do Livro dos Homens, abordando a história tanto pelo olhar feminino quanto do masculino, passa bem longe de ser simplesmente outro “livro de menininha”.

             Ao longo da trama, Gavin vai aprendendo a expressar seus sentimentos e entender melhor a esposa, e Thea também vai fazendo as pazes com seu passado e redescobrindo porque se apaixonou pelo jogador. Ela e a irmã passaram por poucas e boas na infância e começo da adolescência, o que iremos descobrir conforme passam os capítulos. Clube do Livro dos Homens, assim, é uma verdadeira jornada de autodescobrimento, entremeada por cenas de paixão e amor explícito, e muitas piadas daquelas de fazer rolar de rir, normalmente envolvendo Gavin e os rapazes.

             E há outra cena em uma loja de produtos de arte que ficou muito a nossa cara, minha e da Má. Uma palavra: washi tape (além de Pinterest...).


 

             Uma leitura muito legal e que recomendamos fortemente. A Editora Arqueiro já publicou a sequência, Clube do Livro dos Homens: Missão Romance, que estou lendo e curtindo muito, e que revela outra das grandes sacadas de Lyssa Kay Adams: os coadjuvantes de um livro são os protagonistas do seguinte. Pequeno spoiler: a trama envolve Mack e Liv.

             Outros dois volumes já foram lançados lá fora, e esperamos ansiosamente que a Arqueiro os publique aqui o quanto antes! Por enquanto vamos ficando por aqui, boa leitura, e que venha o momento grandioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário