quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Resenha: Cem toques cravados - Edson Rossatto

Cem toques cravados - Edson Rossatto
Foto: Divulgação

ISBN: 857960138x
ISBN-13: 978857960138
Ano de Lançamento: 2012 
Editora: EDITORA EUROPA (LIV)

Sinopse:
Pode contar: são 500 histórias, vidas inteiras resumidas com humor e ironia, em 100 toques cravados.

Este livro reúne 500 nanocontos escritos em exatamente 100 caracteres, que misturam comédia, drama, romance e suspense. Oferece, ainda, um capítulo só com curiosidades e dicas sobre escritos minimalistas.




Resenha: 
Sou curiosa clássica e acabei por conhecer o Edson Rossatto numa Fantasticon aqui em SP. Para quem for curioso, a Fantasticon é uma convenção de literatura fantástica que acontece anualmente na Biblioteca Viriato Corrêa, mais detalhes assim que forem divulgados. 
Não achei que pudesse ser tão possível fazer nanocontos/micronarrativas/microficção. Quando vi o livro exposto, comprei para ter uma ideia melhor de como seriam as narrativas, como condensar um texto a 100 toques, contando espaços e pontuações. Um dos meus favoritos está abaixo, gosto pela simplicidade. A curiosidade de como são feitos os microcontos também é saciada com um capítulo sobre "como escrever micronarrativas", falando de características, público e tudo o que se precisa para iniciar um nanoconto, quem sabe um dia essa que vos tecla consegue fazer algum? 



O livro leva 4 corujinhas: 3 por ter mostrado criatividade, variedade de tema e uma extra pelo capítulo extra que dá uma boa base para quem quer pegar um lápis e começar a transformar as suas próprias mal-traçadas linhas.



Bora ler?



2 comentários: