terça-feira, 28 de abril de 2015

Livros modinha

O que é um livro modinha? O que faz um livro modinha? Quem lê? Por que lê? Hoje no Globo Corujice Literária.


São tantos livros que fazem a cabeça das pessoas que é difícil manter uma lista. Assim como vem e arrasam; eles se vão, talvez deixando algum traço em nós ou sendo guardados em alguma caixa no porão... Da lista acima confesso que só não li Divergente, mas tenho o primeiro aqui em casa.

Por que eles viram modinha? Claro que uma fala pra outra que fala pra outra que fala pra outra que... deu pra entender... Só fazem sucesso pelas editoras investirem brutalmente na divulgação em TODOS! os meios possíveis. Adoro ver banner de livro no metrô.

Vale a pena ler? São "boa literatura"? Alguns sim, outros não (pessoalmente não gostei de alguns mas ok...). Mas qual a vantagem, além de encher os bolsos dos editores? Algumas pessoas que não gostam, ou acham que não gostam, de ler, começaram com 50 tons por curiosidade e leram os três, depois foram para outros autores, como Sylvia Day etc.

NÃO VOU JULGAR O GOSTO PESSOAL, CADA UM TEM O SEU!!!

Crianças que não gostavam de ler nas escolas, se apaixonaram por Harry Potter, Percy Jackson e Jogos vorazes. Pais e filhos estão colorindo juntos os livros do estilo Jardim Secreto.

Viraram moda? SIM! São literatura? SIM! 

Só pelo fato de terem levado pessoas a gostarem, por curiosidade, de algum estilo que nunca teriam experimentado antes, os livros modinha já me alegram.

Uma coisa atrai a outra e depois de surgirem esses sucessos, começou a onda de aproveitadores:

50 tons de frango (sim, existe!)
50 tons na prática
50 tons de Mr. Darcy (ah minha Jane, pobre Jane...)
O segredo de Ana Maria Braga
O segredo do Segredo
Livros de colorir de todo tipo (BuzzFeed colocou alguns no site)
A cabana e você

Esses são alguns que eu lembro agora, mas tem taaaaaaaantos outros que aproveitaram a onda. São bons? Nem vou comentar... Mas vendem e fazem as pessoas lerem. Acho que esse é omaior ponto positivo: as pessoas começam a ter o hábito da leitura!

O que pegamos desse papo todo? LEIA! Leia livrinhos de banca (sim, Sabrina e amigas!), leia os clássicos, os técnicos, folhetos, antologias, bulas, jornais, revistas, quadrinhos, mangás... MAS LEIA! O prazer da leitura é indescritível!




O que me levou a fazer esse post??? 

Depois de levar uns tombos, nós aprendemos... Depois de falar besteira, aprendemos que seria melhor ficarmos quietos... Principalmente quando o assunto é debatido com jornalistas.

Ruth Rocha, uma querida autora que sempre amei quando criança, soltou a pérola que machucou fãs e leitores de Harry Potter.

iG: O que acha destes novos best-sellers, que misturam fantasia, com a presença de vampiros e bruxas?
Ruth Rocha: Isto não é literatura, isto é uma bobagem. É moda, vai passar. Criança deve ler tudo, o que tem vontade, o que gosta, mas eu sei que não é bom. O que eu acho que é literatura é uma expressão do autor, da sua alma, das suas crenças, e cria uma coisa nova. Esta literatura com bruxas é artificial, para seguir o modismo. Acho que o Harry Potter fez sucesso e está todo mundo indo atrás.
iG: Então você não gosta de “Harry Potter”?
Ruth Rocha: Não acho errado os livros fazerem sucesso. Eu gosto porque acho que as crianças leem, mas eu não gosto de ler “Harry Potter”, não acho que é literatura.

O que eu penso disso? Ela perdeu a chance de dizer algo como "Embora não encaixe no meu estilo de leitura favorito, os livros tem feito sucesso com o público."

Poxa, Harry Potter foi um livro que me encantou tanto, sou fã, sou cosplayer, fiz mil e uma coisas, além de lançamento do último livro e participar de baile de inverno, com dança coreografada e tudo mais. Pode ser a fanzoca falando, mas o livro é gostoso! Quantas pessoas não começaram a ler porque viram o filme e queriam mais?

Bom, deixando de lado a opinião dos outros, que é pessoal e intransferível e etc e etc moralista... O que acham dos livros de modinha?





3 comentários:

  1. Achei uma definição boa aqui, bem sucinta: http://www.mundoeducacao.com/literatura/o-que-literatura.htm , mas, Literatura, como expressão artística, é difícil de se definir, assim como toda arte ou o que é arte. A Teoria dos Gêneros enquadraria Harry Potter como literatura, sim.

    ResponderExcluir
  2. http://www.soliteratura.com.br/introducao/
    Só definições curtas. Quem quiser mais conteúdo pode ler o Rosenfeld.

    ResponderExcluir