segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sobre livros

Acordei cedo hoje, depois de um super final de semana e já dei de cara com uma matéria da UOL sobre livros. Para ver a matéria completa é só clicar na foto!


TAB UOL LIVROS
Fonte: Tab UOL
Entrando no universo dos lápis de cor e todos os estilos de livros para colorir (de corujinhas a kama sutra) pude ver que muita coisa do texto da UOL bate com o que eu penso ou vice versa. O mundo está completamente plugado. São celulares, tablets, computadores, etc etc etc que nos fizeram escravos de informação. Cada dia mais estamos acordando com celulares na cara, entramos em desespero por uma tomada ou carregador quando aparece a notificação de 15% na tela. 

Eu sou assim, sei disso. Sou viciada assumida! Meu dia começa no celular, desculpa de ver horas, aproveito e vejo email e whats, face só depois do café. Mas essa necessidade de informações e interatividade com amigos tem sido absurdamente aumentada nos últimos anos. Fomos de esperar uma carta chegar a frenéticamente apertar F5 na vã esperança de receber uma notificação ou email ou informação nova.

Não estou dizendo que isso é ruim, apenas que o uso poderia ser um pouco menor. Eu moro com meus pais e sei que as vezes fico mais no celular ou no tablet do que vendo o mesmo filme que eles na mesma sala. Precisamos usar melhor os minutos e horas que temos. Todos temos os mesmos 1440 minutos por dia. Trabalhamos, estudamos, dormimos, comemos... Mas custa fazer isso com um pouco menos de celular?

Estou desabafando mesmo! Hoje ficou mais um post com mimimis do que sobre livros, mas voltando ao que estava no TAB da UOL... Os livros estão se tornando interativos, e-books com imagens que se movem com determinado comando, audiobooks que permitem que façamos mais coisas além de prestar atenção só neles (quase como um podcast), e os próprios livros de colorir e "destrua este diário". 

Ler, tanto em papel quanto os digitais, tanto clássicos quanto os modinhas/bobos/"não são literatura"... Mas leia! Comece devagar, um Camões pode não ser sua praia, mas pode tentar um quadrinho da Turma da Mônica ou até mesmo Harry Potter!

Encontrar pessoas que gostam de ler é algo que me dá taaaanto prazer! Existem tantos clubes de leitura espalhados por aí! Até mesmo com debates literários pelo facebook. Fora os encontros que algumas editoras fazem para trazer o autor para perto do leitor. Esse contato humano é ótimo!

Para quem quiser aproveitar, dia 30/05 vai acontecer em SP a 5ª edição de Livros em Pauta, um encontro que eu participei ano passado. Este ano o evento vai contar com muito mais coisa! Confira a programação.



Evento no Facebook
Evento no Facebook

Mesmo os eventos diferentes, com temáticas baseadas em livros/séries/games/nerdices são ótimos locais para levar filhos/netos/sobrinhos. Mesmo que eles não entendam muito o que se passa, vão achar divertido e com o tempo se interam do que está acontecendo. Alguns amigos meus são pais e mães incríveis, daqueles que levam, brincam, dão essa liberdade para os filhos. Esse é o melhor presente que eles podem receber!


Se quiserem saber mais eventos, o Calendário Geek tem a lista do que vem por aí e a cobertura de alguns dos eventos para deixar com água na boca!


Calendário Geek
Calendário Geek

Deixo aqui um pedido de mais tempo para si mesmo.
Crie laços com as pessoas.
Vá tomar um café com um livro e sem hora para voltar.
Carpe diem. Carpe noctem. Apenas carpe.
Ligue para os amigos ao invés de mandar sms.
Encontre novos lugares na cidade.
Mude.
Dolce Far Niente.




Aproveito para um desenho... peguei este do google, achei bonitinho! Tem uma série deles no pinterest!



Bora colorir?





2 comentários:

  1. Acredito que a leitura, sendo feita de qualquer maneira, é válida. Criticar a leitura via digital é maluquice, mesmo! Heheh
    Eu sou mega viciada em cel e leio demais nele, mas continuo lendo, poxa... heheh
    Beijo, Min - http://www.yasminbueno.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho mania de sair de casa com 1 ou 2 livros e mais o kindle todo carregado... imagina a neura de ficar presa em algum lugar e "ser obrigaaada" a comprar um livro novo... :)

      Até hoje li só um livro no celular e depois acabei comprando ele, mas foi difícil para aguentar a telinha!

      Beijos

      Excluir