segunda-feira, 15 de junho de 2015

Liga da Justiça faz aniversário e comemora na Cidade da Criança

CULTURA

Liga da Justiça faz aniversário e comemora na Cidade da Criança


Evento no Facebook

Há 55 anos foi criada a equipe de super-heróis mais famosa da história dos quadrinhos e grupo comemora no parque temático do ABC Paulista.


O Trekker ABC Sci-Fi & Cia. prepara o evento para comemorar os 55 anos da Liga da Justiça América, grupo de super-heróis do calibre de Superman, Batman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash, entre outros. Serão dois dias, um fim de semana completo em junho, nos dias 20 e 21, das 9h às 17h (enquanto o parque estiver aberto), com entrada franca. O nome do evento – Enquanto isso na Sala de Justiça – faz alusão ao break scene  que o narrador dizia na série animada de TV popular nas décadas de 1970 e 1980, “Superamigos”. O espaço do evento não poderia ser melhor: A Cidade da Criança de São Bernardo do Campo, espaço ideal por unir gerações em torno de entretenimento.


Programação
Serão apresentados:

Atividades fixas, das 9h às 17h
  • Paineis para fotografias, como o edifício que Batman e Robin subiam no seriado de 1966 ou a fachada da Sala de Justiça;
  • Feira temática e exposição de memorabília e demais colecionáveis;
  • A qualquer momento, quiz com premiação;
  • Mesas de Lego para montar seus personagens favoritos.

20 e 21 de junho – Auditório do Museu da TV
Das 9h às 16h
Diversos vídeos, com episódios de séries antigas e curiosidades da Liga da Justiça

20 e 21 de junho – Espaço externo
16h
Caio Gaena, do projeto Geek Batera, toca temas da Liga da Justiça em sua bateria.
16h30
Julgamento e premiação do Concurso de cosplays.

20 de junho – Teatro Manaus
13h às 14h40
Adaptações DC de quadrinhos para cinema e TV
Com Paulo Gustavo e Thiago Cardim

14h45 às 16h
As Várias Encarnações da Liga da Justiça
Com Maurício Muniz e Eduardo Marchiori

21 de junho – Teatro Manaus
13h às 14h
História das Ligas da Justiça
Com Claudio Murena e Toni Santos

14h às 15h
Átila Oliveira e Alan Uemura
Verossimilhança dos personagens da DC Comics

15h às 16h
Eder Pegoraro
Colecionismo

ATENÇÃO: PROGRAMAÇÃO PODE SOFRER ALTERAÇÕES SEM PRÉVIO AVISO.


Palestrantes

Alan Uemura é é jornalista e professor. Nerd de profissão. Há mais de 20 anos realiza eventos nas áreas e entretenimento como o Dia do Fã, Star Wars, Harry Potter, Ficção e Fantasia em geral. Como professor utiliza o RPG, Fanfics e o entretenimento em geral para que o aluno utilize estes meios para ampliar sua criatividade e crítica do mundo em que vive.

Átila Oliveira é é jogador e mestre de RPG há mais de vinte anos, atuante em vários eventos do gênero, incluindo o Encontro Internacional de RPG (EIRPG). Biólogo de formação e com quinze anos de experiência como professor, gosta de utilizar o RPG como ferramenta pedagógica. Também é enxadrista, discípulo do Kung Fu e estudante de canto; além de entusiasta de cinema, fotografia, literatura e HQ. Mantém um blog profissional onde aborda evolução biológica e paleontologia (atilassauro.blogspot.com).

Claudio Murena é redator na Mundo dos Super-Heróis.

Eder Pegoraro é criador e editor do Sala de Justiça-Br, colecionador de action-figures, toys e afins desde 1992. Foi colaborador de diversos sites escrevendo sobre o tema e compartilhando seu conhecimento. Tornou-se colaborador da revista "Mundo dos Super-Heróis" da editora Europa, sendo o responsável pela sessão "Action-Figures", a primeira coluna fixa e periódica sobre brinquedos colecionáveis em uma publicação impressa com distribuição nacional.

Eduardo Marchiori é formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Empresarial. Atuou como repórter da revista Nutrinews e foi editor-assistente da revista Indústria de Laticínios. Atualmente é colaborador das revistas Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, ambas da Editora Europa, do site O Pastel Nerd, com matérias sobre o universo dos fãs e edita o blog Raio X, focado em cultura pop. Também teve matérias publicadas nos sites Antigravidade, Papo de Quadrinho, Meu Herói, Cajumanga e 4All Magazine. Adotou o apelido Mutante X porque se considera uma pessoa em constante mutação.

Maurício Muniz é jornalista e editor de livros e quadrinhos. No meio da década de 1990, foi colunista da revista Wizard, da editora Globo. Em 1997, passou a editar quadrinhos para várias editoras e, entre as séries nas quais trabalhou estão Sandman, Sin City, Preacher, Star Wars, Hellblazer e Transmetropolitan. Foi responsável por trazer ao Brasil alguns dos quadrinhos mais aclamados dos últimos anos, como A Liga Extraordinária, Authority, Planetary, Tom Strong, Halo Jones, Zenith e O Corvo. É colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, produz revistas e quadrinhos institucionais e edita os álbuns da Gal Editora, como Fracasso de Público, Filósofos em Ação e Invasão dos Mortos. É coautor do livro Vampiros na Cultura Pop, da Editora Europa, além de ser editor da revista Mundo Nerd.

Paulo Gustavo Pereira é formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Bernardo do Campo. Mineiro de Belo Horizonte, começou a trabalhar na área em 1974, como assistente de redação das Rádios Tupi e Difusora. Dois anos depois, foi para a TV Cultura, onde foi sub-chefe de reportagem e repórter, até ir trabalhar na Rede Globo, em 1980. Passou pelas rádio Capital e Globo, pelas TVs Manchete, Record e SBT, até começar a escrever para o mercado de home video nos anos 80. Foi chefe de redação do Jornal do Vídeo, colaborador das revistas Video Business e Video News, comentarista de video do Cardeno Dois. A partir dos anos 1990, atuou em produção independente, e comentarista ocasional de TV do Jornal da Tarde. Em 1993, foi contratado pelo SBT para produzir as transmissões do Oscar, com apresentação de Rubens Ewald Filho. Trabalhou como chefe do departamento de cinema do SBT, até ser convidado para ser assessor de imprensa da CIC Video. No final da década de 90, assumiu a chefia de redação da revista Sci-Fi News, onde está até hoje. Foi o diretor responsável das transmissões do Oscar pelo SBT, entre 2000 e 2004, e diretor da transmissão dessa premiação pela TNT, direto dos Estados Unidos, em 2007. Lançou o Almanaque dos Seriados de TV, pela Ediouro, em 2008, e o Almanaque dos Desenhos Animados pela Matrix, em 2010. Atualmente, apresenta o programa Loucos Por Séries no canal Guia Vivo TV da Vivo, e os programas Almanaque dos Seriados e Movie Business, pelo portal TVgeracaoz.com.br.


Thiago Cardim é o atual editor do portal de cultura pop Judão (www.judao.com.br), foi criador do site A Arca, considerado por muitos anos uma referência em conteúdo nerd. Co-criador dos Combo Rangers, estudioso do mundo dos quadrinhos e crítico musical. Falará sobre as adaptações da DC para Cinema e TV.

Toni Santos é redator na Mundo dos Super-Heróis.


As Parcerias
O Trekker ABC Sci-Fi & Cia. organiza, mas não faz sozinho. Fã-clubes de muitos temas estarão presentes expondo seus materiais, com muitas curiosidades para os fãs das mais variadas gerações.

O evento contará com:
  • Amor e Mel;
  • Orla Exterior (Star Wars)
  • Perry Rhodan;
  • 501st (Pelotão de troopers de Star Wars);
  • Lego;
  • Games Senior.



Sobre a Liga da Justiça da América
A Liga da Justiça da América é uma equipe de super-heróis criada pela editora americana DC Comics, inspirada na Sociedade da Justiça, outra equipe de super-heróis, mas essa criada nos anos 1940. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Ciborgue, Flash, também conhecidos como os "Sete Magníficos". Apesar dessa formação ser a mais conhecida, a equipe teve inúmeras outras distribuídas em diversas fases, tais como a Satélite da Liga da Justiça, a Liga da Justiça Internacional, Cloudy Evolution, Força-Tarefa da Liga da Justiça e Liga da Justiça Elite.

Há alguns anos, a Warner Bros. criou uma versão em desenho animado do grupo, Liga da Justiça e Liga da Justiça Sem Limites. Foi muito bem recebido pela crítica e por muitos dos fãs, não só da equipe, mas também leitores de outras editoras.

Era de Prata e de Bronze
Buscando sucesso ao reintroduzir alguns personagens da Era de Ouro (tais como Joel Ciclone, Lanterna Verde, Pantera etc), durante a década de 1950, a DC Comics pediu ao escritor Gardner Fox para reintroduzir a Sociedade da Justiça da América. Influenciado pela popularidade da National Football League e da Major League Baseball (Liga Nacional de Futebol Americano e Liga Principal de Baseball, em tradução livre), Fox decidiu mudar o nome do grupo para Liga da Justiça da América. A equipe estreou em The Brave and the Bold#28, de 1960, e logo tornou-se um dos títulos mais vendidos da editora. Assim como na SJA, o conceito da LJA era basicamente o mesmo: reunir os personagens mais populares da época em uma mesma série.

A Liga da Justiça operava em uma caverna, de localização secreta, na pequena cidade americana de Happy Harbor. O adolescente Snapper Carr juntou-se ao grupo, sendo mascote e também membro da equipe.




Fase Satélite
Devido a necessidade de um novo e seguro quartel-general, em Justice League of America#78, de 1970, o grupo mudou-se para um satélite, que orbitava a Terra. Durante esse período, a formação do grupo limitou-se a sete membros, a saber: Arqueiro Verde, Eléktron, Gavião Negro, Canário Negro, Vingador Fantasma, Homem Elástico e Tornado Vermelho. Mais tarde esse limite foi estendido, permitindo assim que Zatanna e Nuclear entrassem para a equipe.

Fase Detroit
Em 1984, em uma tentativa de emular o maior sucesso da DC na época, os editores da empresa decidiram por renovar a formação da equipe, substituindo os antigos membros por integrantes mais jovens. A nova base, na cidade de Detroit, no estado de Michigan, foi mal vista pelos fãs, que reclamavam da escolha dos membros da equipe, que continha personagens do segundo escalão, como Vixen, Cigana, Gládio e Vibro. Criada por Gerry Conway e Chuck Patton, a equipe foi, inicialmente, liderada por Aquaman e, além dos citados, contava com o Caçador de Marte, Zatanna e Homem Elástico, mas a maior parte das histórias eram focadas nos membros novatos. Pouco tempo depois da formação da equipe, os veteranos Aquaman e Homem Elástico deixaram a equipe. Mesmo com o retorno de Batman à equipe, na edição #250, não foi possível evitar o declínio da série. A última edição, de número 261, escrita por J. M. DeMatteis e desenhada por Luke McDonnell culminou com o assassinato de Vibro e Gládio, pelas mãos do Professor Ivo, na minissérie Lendas.

Liga da Justiça Internacional
A minissérie Lendas, primeiro grande evento do recém recriado Universo DC (ver Crise nas Infinitas Terras), estrelou a formação de uma equipe destinada a combater o crime, chamada Liga da Justiça. A série, escrita por Keith Giffen e J.M. DeMatteis, com a arte de Kevin Maguire (e mais tarde Adam Hughes), tinha por característica o acentuado tom de humor presente em todas as histórias, mesmo as mais sérias. A equipe era constituída por personagens que, originalmente, eram de Terras diferentes, na estruturação do Universo DC na sua fase Pré-Crise. A primeira formação incluía Batman, Canário Negro, o Lanterna Verde (Guy Gardner), Besouro Azul, Capitão Marvel, Doutora Luz, Senhor Destino, Capitão Átomo, Fogo, Gelo e dois Sovietes Supremos. A nova abordagem humorística do grupo, mesmo não agradando a todos, provou-se muito popular, mas infelizmente as equipes criativas que se seguiram a dupla Giffen/Matteis não foram capazes de capturar o balanço entre humor e heroísmo, resultando em uma baixa na popularidade da série. Esses escritores deram um tom mais sério às histórias, porém, em meados dos anos 1990, devido a queda do sucesso comercial da revista, ela própria, assim como as suas séries relacionadas (Liga da Justiça Europa, Liga da Justiça Força-Tarefa, etc), foram canceladas.

LJA
As baixas vendas das várias séries (que fizeram a popularidade do grupo concorrente, Os Vingadores da Marvel comics) relacionadas à Liga da Justiça fizeram com que a DC optasse por renovar a Liga utilizando uma só série para contar as histórias do grupo. Uma nova Liga da Justiça foi formada em 1996, em uma minissérie escrita por Mark Waid e Fabian Nicieza, que deu origem à nova série do grupo, em 1997, chamada LJA (JLA, em inglês), escrita por Grant Morrison e desenhada por Howard Potter, sendo arte-finalizada John Dell.

A série seria uma tentativa de uma "volta as origens", utilizando os sete membros originais, ou seus sucessores (como Wally West, o Flash e Kyle Rayner, como Lanterna Verde) como o núcleo do time, que contava também com estreantes como Oráculo, Aço e Homem-Borracha. Além disso, a equipe contava com uma nova base, a chamada Torre de Vigilância, um complexo de alta tecnlogia localizado na Lua. Morrison introduziu a idéia de que a Liga teria suas personalidades e habilidades próprias.

Uma vez que a nova equipe incluia muitos dos mais poderosos heróis da DC, o foco das histórias mudou. A nova Liga passou a lidar exclusivamente com as maiores ameaças à Terra, as quais só poderiam ser enfrentadas por tal nível de combinação de poderes e habilidades. Entre essas ameaças, inclui-se um exército de invasores alinígenas, uma horda de anjos renegados, uma coalizão de vilões e diversas outras ameaças cósmicas. Além disso, devido ao fato de que quase todos os membros da equipe possuiam suas próprias séries mensais, as histórias da LJA quase sempre eram auto-contidas, com todos os seus capítulos insertos na própria série do grupo. Apesar disso, acontecimentos importantes das séries mensais dos membros, tal como a mudança de uniforme de Superman, refletiam na série da equipe.

A nova tentativa funcionou e LJA logo tornou-se um dos títulos mais vendidos da editora, posição essa que a série desfrutou por vários anos. Apesar disso, dessa vez, a editora optou por não criar séries relacionadas, como no passado, utilizando, agora, minisséries e edições especiais, caso desejasse lançar alguma história do grupo fora da série da equipe. A única série relacionada que foi criada, nessa encarnação da série, foi a Liga da Justiça Elite, que é uma seqüência de LJA#100. No entanto, JLE foi uma minissérie de doze edições.

Em 2006 (originalmente em 2005, nos EUA), um arco de histórias, contadas por Geoff Johns e Alan Heinberg, chamado de Crise de Consciência (JLA#115-#119) apresenta o fim da Liga, como resultado da quebra do segredo sobre a manipulação das memórias de vários vilões e do Batman (ver Crise de Identidade). No fim do arco, Superboy Primordial ataca o Caçador de Marte e destrói a Torre de Vigilância, encerrando o título, na edição 126


Sobre o Trekker ABC
Embora o nome Trekker, não somos um grupo exclusivo de Jornada nas Estrelas, e, sim um grupo que tem por finalidade fazer exibições de séries, animações, tokusatsus, animes e filmes que tratem especialmente de ficção científica, fantasia e aventura, tanto atuais como antigos, sem qualquer distinção.

O grupo surgiu a partir das reuniões de amigos com interesses em comum, que exibiam vídeos e itens de coleção em casa ou em eventos específicos. As atividades públicas iniciaram-se oficialmente em julho de 2012, quando, junto com o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Bernardo do Campo, exibiu episódios de Jornada nas Estrelas em três sábados consecutivos. Hoje, os eventos ocorrem uma vez ao mês.

O que é exibido nos eventos faz parte do material pessoal dos membros, a maioria colecionadores de longa data, com amplo acervo. Quando não há algum material, como todo bom fã, os membros vão à caça até achar. Também há a equipe que produz legendas para os vídeos que não estiverem disponíveis em português.

Acima de tudo, é importante salientar que todos os eventos são gratuitos e os presentes concorrem ao sorteio de brindes de três formas:
1 – Para todos os participantes do evento;
2 – Para todos os que fizerem doações de livros, revistas e quadrinhos (além do prêmio especial para a maior doação do dia);
3 – Para todos que comparecerem a caráter (cosplay) além do prêmio especial para a melhor caracterização (não precisa ser somente das séries exibidas).

Basicamente, esse é o Trekker ABC Sci-Fi & Cia, todos são bem-vindos.


Evento no Facebook

Serviço
Enquanto isso na Sala de Justiça
Dias 20 e 21 de junho de 2015, sábado e domingo.
Das 9h às 17h
Entrada franca.
Local: Cidade da Criança
Rua Tasman, 301 - Centro - São Bernardo do Campo - SP - Cep: 09750-360
Fone: (11) 4330-6998

Contatos com a Imprensa
Luciano Marzocca
(11) 98808-2435
PRECISANDO DE FOTOS, É SÓ ENTRAR EM CONTATO

Contatos Gerais





Nenhum comentário:

Postar um comentário