quarta-feira, 3 de junho de 2015

SEMANA NAMORADOS - PARTE 1: Boticário, Mimizentos, Orgulho



BOTICÁRIO, MIMIZENTOS, ORGULHO


Mimizentos de plantão, uní-vos!


SIM! Hoje vou dar uma palhinha do que vem por aí no ESPECIAL SEMANA NAMORADOS, mas esse já começa com um mimimi básico!

Para quem está fora do mundo, em algum planeta distante, galáxia escondida ou simplesmente não assiste TV, não usa internet (como chegou aqui?), não acompanha absolutamente nada... PREPARE-SE!!!

Vocês já viram ao menos uma vez o vídeo do Boticário, na campanha Dia dos Namorados? CUIDADO! O vídeo a seguir foi considerado impróprio por algumas pessoas de cérebro pequeno!



 

Muitas pessoas já falaram tanto do horror de ver beijo GLS em novelas, mas nunca se importam em bunda no carnaval (sorry, mas é verdade!). Incentivam os pequenos a dançarem, achando bonitinho funk e palavrões, achando até bonitinho, mas não se preocupam com o amanhã. Mídia divulga as mulheres gostosonas (NADA CONTRA!) em comerciais e esteriotipam o mulherão. Pais incentivam os filhos a caçarem mulheres com o antigo “segurem suas cabritas que meu bode tá solto!” e depois não queremos que o mundo vá pro buraco com casos de abuso sexual.



UFA!



Voltando um pouco ao assunto do vídeo. Alguém viu algo além do normal? A referência musical com “consideramos justa toda forma de amor” (Lulu Santos), somente instrumental ao fundo ofendeu alguém? Abraçar aqueles que amamos, abraçar filhos, abraçar amigos... Por que não abraçar?



Qual o problema em se demonstrar esse carinho? E qual o problema dos mimizentos com o abraço entre dois homens ou duas mulheres em um comercial de dia dos namorados?

Se for assim, eu não poderia abraçar minhas amigas, não poderia abraçar os amigos sem acharem que a amizade entre homem-mulher não pode existir, não poderia fazer nada do tipo pelo que vão achar... e olha... eu adoro abraços!

Imagina chegar em alguém, como é o padrão em alguns lugares do mundo, e não poder abraçar? Eu iria morrer! Eu sei que nesses casos, o que dita as regras é a religião, a cultura do lugar. Só não acho que isso se aplique aqui no Brasil.

Essa campanha foi feita em Janeiro, 2015 para mostrar que não existe rótulo, seja de sexo, raça, religião, idade. Somos todos humanos!

O famoso abraço com dois (ou três) beijinhos é tão nacional! Gringos chegam aqui e aprendem a abraçar com gosto. Acho que o maior absurdo é você estender a mão pra alguém e receber aquela mão “manteiga amolecida”... Acaba com qualquer vontade de falar com a pessoa. Esse é o aperto de mão que mais me chateia, por ser aquele que não transmite confiança ou segurança na pessoa.

O que importa é ser feliz dentro das regras culturais do país. O nosso Brasil é tão culturalmente aberto nos costumes, pra quê ficar de mimimi com abraço entre duas pessoas? Ok e se fossem mais pessoas, seria considerado o quê? E abraçar uma criança, pedofilia?

NÃO! Chega de criticar as escolhas do outro se elas não interferem com sua vida! Se elas não vão de acordo com as suas escolhas, não se envolva, simplesmente deixe os outros serem felizes e vá buscar o presente do seu namorado em outra loja.


O Boticário está de parabéns pela campanha! Discreta, delicada e muito menos “ai meu santo, isso é pecado” que muita novela da Globo. Só não compro presente lá porque já comprei o meu!

Estava tentando definir quem eu sou, fiquei empacada com essa frase sobre mim mesma: “Sou blogueira/nerd/autora/leitora/bebedora compulsiva de café/arteira e artesã... será que "hetero" precisa entrar na lista? Claro que não!”

Eu apoio completamente a causa GLBT, pois acho que todos temos o dever de ser felizes, seja com quem for. Somos humanos, não homens/mulheres/brancos/pretos/héteros/gays/lésbicas etc etc etc. Somos pessoas!






 

 

LITERATURA

Eu confesso que AINDA NÃO ACABEI DE LER, mas estou amando!
Em 2011 foi lançado pela Tarja a antologia "A Fantástica Literatura Queer". A obra pretende dar o exemplo de como deve se pautar as obras literárias coletivas, isto é, através de respeito e do destaque para a diversidade.

Li alguns contos, confesso que estou atrasada na leitura, mas achei o estilo ótimo. Não é vulgar, não remete a um "50 Tons", mas leva a uma leitura pelo universo fantástico com casais GLBT.

Acabando eu coloco a resenha para vocês!



Aproveitando os links todos que peguei hoje, achei o vídeo dos ultrafofos Danilo Leonardi e Augusto Assis, sobre a "Representatividade Gay na Literatura". Valeu a pena ouvir o papo deles sobre o assunto. Confere lá!


 

VIDEOS!!! YEY!!!

Procurei alguns videos para falar com vocês sobre o assunto. 

Dois vídeos do canal Põe Na Roda que fala dos esteriótipos, mas de um jeito interessante porque “não é por eu ser gay/lésbica que eu...”. Adorei por mostrar que SIM SOMOS HUMANOS!







 

 

Criança sendo feliz enquanto
escrevia o recadinho para vocês!

BORA SER FELIZ! 

SEMANA DOS NAMORADOS NO AR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário