quinta-feira, 4 de junho de 2015

Esqueça um Livro: Escoteiro

Fugindo um pouco do Especial Semana dos Namorados, vamos falar de TEKPIX coisa séria.




Projeto Esqueça um Livro: Escoteiro

Responsável: Raíssa Ribeiro




Vocês já ouviram falar do projeto “Esqueça um Livro” do Felipe Brandão?



“Você esquece um livro e compartilha conhecimento. Quem encontra, leva pra casa e depois esquece também. Assim o conhecimento se espalha.” – Felipe Brandão


A ideia deu tão certo que o 44º Grupo Escoteiro Ebenézer entrou na onda e criou o "Esqueça um Livro Escoteiro"


O projeto Esqueça um Livro Escoteiro é organizado por Raíssa Ribeiro (20 anos) sob os olhares cuidadosos do Clã Cavaleiros de Lis. Quem conta melhor sobre o projeto é a própria Raíssa.









Corujice Literária: O que é o Esqueça um Livro Escoteiro?

Raíssa Ribeiro: O Esqueça um Livro Escoteiro é um projeto para progressão pessoal dentro do movimento Escoteiro, intitulado Insígnia de BP, e tem como objetivo arrecadar livros infantis, principalmente, para elaboração de uma biblioteca para crianças carentes.

CL: O que levou vocês a criarem este projeto?

RR: A necessidade do local, principalmente. Já trabalhei anteriormente com outro projeto no Vale dos Lírios, que era voltado para conscientização sobre Diabetes, e como minha mãe, minha grande parceira e orientadora, trabalha lá como voluntária, disse que eles não possuem uma biblioteca e as famílias do bairro são bem carentes, resolvi tentar. Tenho bastante afinidade com educação e crianças, então achei interessante trazermos essa iniciativa, que é bem pequena, à vida.

CL: Para qual instituição serão doados os livros? Como escolheram?

RR: Os livros serão doados para o Educandário Vale dos Lírios.
O local desenvolve um trabalho de assistência às famílias carentes da comunidade do Jardim Campanário em Diadema/SP.
Sua missão é promover a assistência a saúde física e mental, ministrar aulas regulares de formação complementar e lazer, com alimentação para as crianças bem como assistência social as famílias através do trabalho voluntário, com o objetivo de manter e ampliar as condições de desenvolvimento pessoal, moral e social dos assistidos.


CL: Até quando vão arrecadar os livros?

RR: A ideia inicial é que finalizemos as doações até 29/06, mas o projeto é bem flexível e as datas podem até ser alteradas, conforme progresso.

CL: E depois desta data, qual o próximo passo?

RR: Estou trabalhando no planejamento de um "mini-mutirão" para prepararmos a sala que irá receber os livros: pintar as paredes, limpar, dar uma geral e principalmente, separarmos os livros, fazermos os devidos reparos naqueles que precisam e pré-catalogar. A partir disso podemos envolver a parte logística de montagem da biblioteca.

CL: Onde podemos levar os livros?

RR: Vamos ter um evento para arrecadar os livros no dia 27/06 no Parque Cordeiro. Contamos com vocês!


CL: Que tipos de livro estão arrecadando?

RR: Os livros, contanto que infantis ou infanto-juvenis, podem ser literários, informativos, educativos, de colorir, gibis, etc. Lembrando que temas não apropriados para crianças (como pornografia, violência, entre outros) NÃO serão aceitos, assim como livros didáticos também não.



Raíssa, vamos estar dando apoio no dia do evento! Sucesso SEMPRE!

Recadinho final:
Para quem tiver livros para doação após a data definida pelo projeto, vamos organizar alguns outros encontros ou damos um jeito de pegar com você. 

O Esqueça um Livro Escoteiro está arrecadando livros mais focados para o universo infanto-juvenil, mas nada impede de você levar algum outro tema. Todos serão encaminhados para doação, sempre tem algum lugar precisando! 

Para quem quiser encaminhar livros para doação, é só entrar em contato com eles pelo facebook do projeto. https://www.facebook.com/esquecaumlivroescoteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário