domingo, 7 de junho de 2015

Entrevista: Criador e Criatura - parte 1

Criador e Criatura



Que nossos queridos vampirinhos do "Entrevista com Vampiro" me perdoem, mas essa matéria foi muuuito boa! Brinquei com fogo! Foi uma entrevista Criador e Criatura, pois consegui entrevistar Neculai, personagem de uma série de contos que tem causado rebuliço nas redes sociais!



Esta semana eu entrevistei Adriano Siqueira, autor parceirodo blog. Escritor, fotógrafo, colecionador, palestrante e produtor de radionovelas, teatro e curta-metragens. Um amigo, além de autor, que conseguiu fazer sua criatura entrar em contato comigo!



Adriano Siqueira: Olá Pessoal do Corujice Literária. Fiquei muito animado quando sobre que iria ser entrevistado por aqui e agradeço o convite. Vamos às respostas.

Corujice: Quando você criou o Neculai?
Adriano Siqueira: A primeira história em que o Neculai apareceu foi no dia 20 de dezembro de 2014. Eu estava querendo criar um vampiro que fosse assustador e que tivesse um modo diferente de pegar as suas vítimas.

CL: De onde veio o nome?
AS: Eu queria um nome forte para o personagem. Algo que fosse diferente e que fosse forte de uma forma que não se esquecesse quando de fala sobre ele. Procurei muito um nome assim. Eu falava estes nomes em voz alta e alguns nomes que escolhi antes eram: Vladarian (do meu horóscopo dos vampiros que fiz em 2006) Vortak (de um conto antigo que escrevi) São nomes que gosto, mas eu queria mais. Eu já tinha escrito a história e precisava deste nome para a segunda história e procurei novamente por países, sites de nomes italianos, Irlandeses e em vários outros países e achei um na Romênia que me atraiu muito e achei ali um nome diferente e marcante. Assim nasceu o Neculai.

CL: Qual a premissa nos textos do vampiro?
AS: As histórias do Neculai são produzidas sem narração. São conversas entre os personagens e eles mesmos vão construindo as histórias, que geralmente são curtas, para os leitores. Torna as histórias mais rápidas para ler e isso atraiu muitos leitores.  Este vampiro ataca por celular. Ele liga para as suas vitimas e conversa com elas e usa os seus jogos manipulativos até que fiquem desesperadas. O vampiro aprecia chupar sangue, mas não só sangue, ele quer também o desespero da pessoa, pois isso é muito importante para ele. Seria como um tempero para se alimentar. Sangue com Desespero é muito mais prazeroso de tomar do que só o sangue. O vampiro sempre é rápido e irônico. Neculai se diverte jogando com os humanos nos seus jogos psicológicos e cheio de armadilhas. Neculai tenta chegar ao poder usando e manipulando muitas pessoas que tem, de alguma forma, forte influência e isso faz com que cada história ele conquiste mais e mais poder para conquistar o seu espaço. Além disso, as histórias do Neculai falam de atualidades. Com o seu poder de manipulação ele conquistou muitos fãs, um programa de TV, fez com que os humanos achassem um inimigo para atacar (no caso, os comodistas) criou um novo emprego (Vigilantes do Neculai) criou o carnê de proteção do Neculai para “proteger” os comodistas. E, aos poucos vem conquistando mais fãs dizendo “verdades” em sua provável candidatura a presidente. 

CL: Qual sua relação com o personagem?
AS: Eu particularmente queria fazer apenas três histórias do Neculai. Mostrei que existe um vampiro que era um assassino, um monstro e que poderia, de uma forma manipulativa, controlar os humanos a tal ponto que nada do que ele fizesse seria contrariado e os críticos seriam calados por ele. Um personagem forte assim e cheio de poderes não poderia sobreviver muito tempo ou o mundo seria completamente controlado por ele. Por isso três histórias mostrariam que um vampiro assim seria perigoso demais para a população. Porém algo aconteceu. O público leitor aprovou a ideia. Neculai acabou atraindo muita gente curiosa sobre sua história e eu vi nos comentários que ele era um personagem para muitas e muitas histórias. Então eu deixei que o Personagem Neculai caminhasse livremente em suas histórias e as ideias apareceram com maior facilidade. O vampiro foi ficando com mais e mais personalidade e suas ideias sempre mais ambiciosas em cada história. Ele começou a conquistar o público de uma forma tão forte que é como se ele existisse e contasse para os fãs o que ele realmente fez. Às vezes eu fico impressionado com as atitudes do personagem. Acho que ele é muito exibicionista, gosta de se mostrar, vive tirando selfies, ele se diverte com tudo e quer que o seu publico, seus fãs, se divirtam com ele. Neculai acha que tudo que ele faz é certo e um vampiro assim se torna divertido e perigoso. Seu jeito de seduzir é algo que chega a ser irresistível. Ele não só oferece ajuda, mas também salva as pessoas e lhes dá poderes para continuar a sua vida e assim ele praticamente mostra para a pessoa que ela tem poder e que deve ser usado para ajudá-lo. Neculai é um personagem que ainda tem muito para mostrar. Com a atual situação mundial, um Neculai poderia ajudar ou poderia destruir tudo em pouco tempo. Eu não confiaria nele. Seus métodos são insanos, suas atitudes são cheias de muita loucura e suas ideias são sempre um perigo. Mas os fãs querem ler mais e mais sobre este vampiro e acho que ele tem muito a conquistar ainda.  

CL: O que acha das pessoas que fazem fanfics com Neculai?
AS: Eu acho as ideias fantásticas. As fanfics atraem mais leitores e os fãs sempre querem saber das possibilidades de um personagem. Eu gosto de saber como é a visão dos escritores sobre o Neculai. Vejo os crossovers que fazem com os personagens deles e o Neculai e isso é que é interessante. Ver que um mundo se junta com outros e as possibilidades só aumentam. Já até pensei em fazer um e-book com histórias de outros autores sobre o Neculai e colocar na internet ou mesmo fazer um fanzine com as histórias. É curioso mesmo ver o personagem ganhando mais espaço e só tenho que agradecer mesmo.  

CL: O que te inspira na criação dos textos?
AS: Os temas atuais são minha grande fonte de informação. As histórias do Neculai são colocadas no blog e na rede social e por isso ele tem que falar sobre assuntos atuais e que, de alguma maneira, ele resolve do jeito dele. Em alguns casos ele até antecipou algumas noticias. Alertar o publico é um ponto forte em suas histórias, mas quando se trata do Neculai, ele tem também, o seu jeito manipulativo de resolver a situação.

CL: Algum recado para os leitores?
AS: Sim eu quero agradecer o apoio dos leitores e amigos, pois o Neculai tem este sucesso todo por causa das indicações deles. O apoio que eles dão nas histórias e as opiniões sobre este vampiro tem me ajudado a criar muitas aventuras e o Neculai está sempre atento com o que está acontecendo com o mundo. Graças aos leitores e amigos este vampiro está alcançando outros mares além da internet e posso dizer que tem muitas novidades sobre o personagem que o pessoal vai adorar.

Enquanto isso já existem mais de 50 histórias sobre o personagem que podem ser lidas aqui! 

Logo após a entrevista com Adriano Siqueira, recebi um telefonema... Neculai me ligando, que emoção! Mas isso fica pra outro post...


Nenhum comentário:

Postar um comentário