segunda-feira, 8 de junho de 2015

SEMANA NAMORADOS - PARTE 2: Entrevista Danilo Barbosa



Entrevista: Danilo Barbosa





Danilo Barbosa, autor parceiro, nos concedeu uma entrevista falando de seu trabalho, criação, romance e muito mais!

 

Corujice: Como e quando você começou a escrever?

Danilo Barbosa: Acho que não consigo identificar o momento exato que a escrita surgiu na minha vida. Nada de estalo, sinos tocando ou pezinhos levantados quando me apaixonei pelos livros. Desde que comecei a ler, nunca deixei esse hábito de lado, nem por um dia. Então a escrita veio naturalmente, dando forma aos mundos que surgiram em minha cabeça. O que posso dizer com certeza, é a forma com que o ato de escrever surgiu. Primeiro foram textos, poemas, pequenas divagações. Aí depois as histórias tomaram corpo, me invadiram e nunca mais me deixaram.

CL: O que te levou a escolher “romance” como gênero principal nos seus trabalhos?

DB: Não acho que escreva romances (risos). Gosto de falar que escrevo o que está dentro do coração das pessoas. Dos pequenos detalhes, das emoções mais intensas, daquilo que nos ama e nos destrói. E nem sempre isso nos faz feliz. Quando fitamos aquilo que temos de sombrio dentro de nós, podemos nos sentir incomodados... E isso também é válido. Acho que as melhores histórias são as quais nos identificamos e nos apaixonamos, de alguma forma.

CL: Pensa em escrever outros gêneros?

DB: Penso sim. Até me aventurei em contos. Mas chega uma hora empaca, sabe? Fico pensando se é o que os meus leitores querem agora. Levo isso como meta.

CL: Quais autores influenciam sua escrita?

DB: Internacionalmente falando, Stephen King e Sidney Sheldon são grandes exemplos. O King, por conseguir trazer tanto o horror quanto o drama para o público sem perder a magia e o encantamento. Sheldon pelas personagens fortes, pelos ganchos nos finais dos capítulos e do texto cheio de reviravoltas, direto e incisivo. Dos escritores nacionais, tenho bastante gente que admiro. Clarice, incomparável. Heloísa Seixas, Lúcio Cardoso, Letícia Wierzchowski, Vanessa Bosso, Lilian Farias, Carina Rissi, Felipe Castilho, André Cardinali, Maurício Gomyde... Temos não só a geração mais conhecida, mas uma leva de novos autores que está dando um show de talento.

CL: Apesar de escrever romance, tem algum outro gênero que lhe atrai como leitor?

DB: Horror, acredita? Afinal, o amor e o ódio são duas faces de um mesmo sentimento. Adoro alimentar os monstros do meu armário, ver o que existe de sombrio no coração.

CL: Onde busca inspiração para criar?

DB: Nas pessoas. Minha alma literária se alimenta de gente e suas experiências, situações, jeitos... Alguns são verdadeiros personagens por si sós. É como eu abraçasse o mundo pelas palavras.

CL: Na hora de escrever, tem alguma mania? (música, comida, etc?)

DB: Música sempre ajuda. É nunca é a mesma... Cada cena procura a playlist que o meu personagem possa se identificar melhor no momento. Por exemplo, ao finalizar meu último livro, fiz com Lana Del Rey. O que estou fazendo hoje, acabei de escrever uma cena ao som de Chopin. Tudo tem a ver com estado de espírito. Não só meu, mas do livro também.

CL: Tem algum tema que se recusaria a escrever? Por que?

DB: Nunca parei para pensar. Acho que se a mensagem final fosse de amor, não me oporia a nenhum personagem não. Independente da forma de amor. Seja pelo próximo ou o próprio, tanto faz.

CL: Alguma história ou personagem favorito?

DB: Nacional, Crônica de uma casa assassinada. Internacional, E o vento levou. As duas obras tem personagens femininas presentes e fortes, que utilizam de tudo que podem para atingir os seus objetivos. Amo as duas obras!




CL: Algum recado para os leitores nessa semana apaixonada?

DB: Façam do amor lema. Inspirem-se nas histórias, mergulhem no mundo dos livros e abracem a sabedoria. Nós, escritores, só temos a agradecer a vocês pelo imenso carinho e afeto que dedicam as nossas histórias. É sempre uma honra fazer parte da vida de vocês.



Contato

OBRAS

Arma de Vingança (em breve) pela Universo dos Livros

A voz (2014, Amazon) (resenha aqui)

Um toque de solidão (2014, Amazon)

Um amor para muitos carnavais (2013, Antologia da Novo Conceito/Amazon)


Diversos outros travalhos do autor no site http://www.danilobarbosaautor.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário