segunda-feira, 8 de junho de 2015

SEMANA NAMORADOS - PARTE 2: Romance nos livros



Mais uma vez chega aquela época na qual tudo são flores, chocolates e corações...




Corações por todos os cantos que você olha... Shoppings fazem questão de lembrar do romance com as vitrines decoradas com tons de vermelho, livrarias com tons de cinza...

Mais uma vez aquele momento fofo, cuti-cuti, awww do ano está chegando. Namorando ou solteira, confesso que nunca fui muito de comemorar. Mesmo que eu esteja na solteirice nessa época tem sempre algumas saídas para escapar ou aceitar de vez o romantismo que se espalha por aí!

Essa semana é dedicada ao dia dos namorados no título, e no título. Vamos falar dos romances nos livros, filmes, séries, solteirice, presentes, entrevistas e mais.

Ahhhh o amor... Aquele sentimento lindo que muitos sentem ao encontrar a metade da laranja, mas que pode ser demonstrado por familiares, amigos etc. Acho que alguns surtam quando ouvem “as pessoas tem amado coisa demais (cachorros, celulares, sapatos, livros) e o sentimento foi banalizado”, porém existem tantas formas de amor.


a.mor
sm (lat amore) 1 Sentimento que impele as pessoas para o que se lhes afigura belo, digno ou grandioso. 2 Grande afeição de uma a outra pessoa de sexo contrário. 3 Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 4 Objeto dessa afeição. 5 Benevolência, carinho, simpatia. 6 Tendência ou instinto que aproxima os animais para a reprodução. 7 Desejo sexual. 8 Ambição, cobiça: Amor do ganho. 9 Culto, veneração: Amor à legalidade, ao trabalho. 10 Caridade. 11 Coisa ou pessoa bonita, preciosa, bem apresentada. 12 Filos Tendência da alma para se apegar aos objetos. (Michaelis)



Agape (amor afetivo), Eros (amor sexual) e Philos (amor amigo) são os três tipos de amor que encontramos nas relações interpessoais.




ROMANCE NOS LIVROS



Os romances bobos vem lotando as prateleiras das livrarias por décadas a fio, parece que não cansamos deles. A difícil tarefa de escolher apenas um para comentar aqui, me levou a citar alguns. Não digo serem estes os meus favoritos, são apenas alguns títulos de uma longa lista de romance.

Amor complicado
“Orgulho e Preconceito”, Jane Austen

Elizabeth Bennett e Mr. Darcy são o casal principal do livro, porém ao redor deles, os outros casais também tem histórias de sobra para contar. Essas vão de romance à primeira vista, escondido e uma mãe insanamente desesperada para casar suas filhas... Eles são meu casal complicado favorito. 
Eu AMO Austen! Sim, me identifico muito com Lizzy Bennett!


Amor proibido
“Crepúsculo”, Stephenie Meyer
“50 tons”, E. L. James (resenha aqui)

As sagas são bem diferentes, porém atualmente se sabe que “50 tons” é uma fanfic de Crepúsculo, que por sua vez é a fórmula clássica de Bela e a Fera. Um amor proibido, onde um assume ser perigoso e a outra é dama indefesa que resolve mergulhar na paixão.


Amor adolescente:
“Eleanor & Park”, Rainbow Rowell (resenha aqui)

Eleanor e Park estão descobrindo o mundo. Os capítulos se alternam entre eles, com pensamentos e sensações.

"- Eles mal se conhecem.
- Foi amor à primeira vista.
- Foi "Ai, meu Deus, ele é tão fofo" à primeira vista. Se Shakespeare quisesse fazer você acreditar que eles estavam apaixonados, não diria quase na primeira cena que o Romeu estava pensando muito na Rosaline. Isso é Shakespeare tirando sarro do amor - explicou a garota."





Existem tantos outros tipos de amor nos livros, mas sim, escolhi colocar só esses aqui, por enquanto. Qual casal literário vocês gostam e acham que deveria estar aqui?


Nenhum comentário:

Postar um comentário