sexta-feira, 3 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista Walter Tierno






Ilustrando o primeiro livro para colorir, Walter Tierno (43 anos, escritor e ilustrador) falou com o Corujice Literária. Seu mais novo lançamento é"Amor em todas as cores", com coautoria de Catarina Lopes, que saiu pela BestSeller. O livro já foi matéria até na Revista Veja (foto e link abaixo) e você confere a entrevista aqui!
Dos outros livros de Tierno, Anardeus tem resenhas aqui no blog!

VEJA SP
Para ver a matéria completa, clique aqui!


BIO

Nasci em São Paulo, capital, no começo dos anos 70. Técnico em Artes Gráficas pelo Senai, comecei minha carreira em 1989, como assistente de arte na extinta editora Maltese. Ingressei alguns anos depois na publicidade e trabalhei como diretor de arte até 2011. Sou formado em jornalismo, mas nunca exerci a profissão. Em 2010, lancei meu primeiro livro, Cira e o Velho, seguido por Anardeus, no calor da destruição, em 2013. Atualmente, finalizo meu terceiro livro, ainda sem nome definitivo, que será lançado pela editora Verus.
Contato: www.waltertierno.com.br











OBRAS

Cira e o Velho, Giz Editorial, 2010.
Anardeus. No calor da destruição, Giz Editorial, 2013.
Amor em todas as cores (livro de colorir em coautoria com Catarina Lopes), BestSeller, 2015.
De pai para filho (livro de colorir em coautoria com Francinse Rosa), BestSeller, 2015.


1.               Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?
Sempre gostei de HQs, desde criança. Desde antes de ser alfabetizado. Mas nunca foi prioridade na minha família comprar HQs. Só fui começar a colecionar quando já tinha 15 anos. Usava o que sobrava da bolsa que recebia do Senai. Minha porta de entrada foi o trabalho de Frank Miller.

2.               Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?
Foi uma história em P&B desenhada pelo Frank Miller com a Elektra. E, uns dois anos depois, Cavaleiro das Trevas e Monstro do Pântano.

3.               Como os quadrinhos influenciaram sua vida?
Não sei dizer exatamente tenha influenciado na minha vida. Nunca parei para pensar nisso. Sei que teve influência nos meus estilos de texto e arte.

4.               Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?
Gosto de vários gêneros, não tenho nenhum preferido. Tem alguns trabalhos pontuais que não curto, como HQs tão experimentais que só entende quem tem um mapa do umbigo do autor e HQs de super-heróis exageradamente escapistas e datadas.

5.               Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Sempre que eu tento responder a esta pergunta, tento imaginar o seguinte cenário: Se eu tivesse que salvar apenas uma história na minha coleção, qual seria? Até hoje, ainda seria Watchmen.

6.               Como surgiu a ideia de um livro para colorir?
A resposta é simples: Vi a oportunidade no mercado e resolvi embarcar, já que consigo produzir com velocidade e qualidade. As meninas Increasy, consultoria que me agencia, abraçaram a ideia e deram todo o suporte e venderam o projeto. Foi um trabalho divertido e recompensador.

7.               Onde busca inspiração para criar?
Busco em tudo que está à minha volta, em histórias que vivencio ou que escuto.

8.               Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?
Quando vou desenhar, preciso preparar todo o material e o ambiente. Limpo mesa e instrumentos, deixo tudo à mão, bem organizado. Geralmente, coloco música, mas não é raro deixar rolando algum filme ou série que eu já tenha assistido, só para dar umas olhadelas de vez em quando e ir acompanhando a história pelo som. Para escrever, algumas vezes coloco uma música. Mas geralmente sento confortavelmente frente ao computador e vou produzindo.

9.               Algum trabalho seu que foi mais marcante/favorito até hoje?
Anardeus. No calor da destruição. Gosto muito do resultado.

10.            Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?
Não sei se teria algum tema. Nunca pensei nisso, mas acho que não. O que sei é que não aceitaria reproduzir determinadas abordagens que contrariassem minha ética ou minhas crenças.

11.            O que vem por aí?
Meu terceiro livro sairá pela Verus. É um New Adult sobre amor e superação. Também tem mais um livro de colorir a sair pela Best Seller.
Já estou trabalhando no próximo livro, que será um Young Adult. Fora isso, tenho um projeto de HQ que preciso criar vergonha na cara e começar logo a trabalhar.

12.            Algum recado para os leitores?
Leiam-me, vocês não vão se arrepender... Prometo...








Para aqueles que curtiram e estão empolgados com a leitura e lápis à postos, aqui vai um dos personagens de Anardeus para colorir, lá da página do Walter!


Nenhum comentário:

Postar um comentário