sábado, 25 de julho de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Macanudismo

Com uma nova seleção de tirinhas e obras nunca exibidas no Brasil, mostra de Liniers finalmente chega a São Paulo




Vista por mais de 90 mil pessoas em Recife, Rio de Janeiro e Brasília, Macanudismo traz ao Centro Cultural Correios, em São Paulo, a retrospectiva do trabalho do celebrado quadrinista argentino, em exposição repleta de materiais inéditos e complementada por uma intensa programação paralela, da qual participam cartunistas brasileiros como Laerte, Gustavo Duarte e Adão Iturrusgarai

Centro Cultural Correios São Paulo apresenta, de 4 de julho a 1 de setembro de 2015, a exposição Macanudismo, quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers. Recheada de tirinhas e materiais que serão exibidos no Brasil pela primeira vez, a mostra, que tem curadoria de Bebel Abreu, atraiu mais de 90 mil pessoas nas edições realizadas em Recife, no Rio de Janeiro e em Brasília, nos anos de 2011 e 2013.

Para compor a exposição – que finalmente chega a São Paulo e abarca cerca de 650 obras, entre 500 tiras originais de quadrinhos, pinturas, ilustrações e livros –, Bebel passou uma tarde na casa de Ricardo Liniers Siri, o quadrinista argentino que vive em Buenos Aires e, desde 2002, publica diariamente a tira Macanudo no jornal La Nación. “Selecionar as tirinhas que serão exibidas em São Paulo foi uma emoção gigantesca”, conta a curadora. Vi cerca de 1.200, das mais de 4 mil que ele já fez. Elas ficam guardadas em um móvel antigo, de gavetas compridas,  o tamanho certinho das tiras, que são o dobro do que vemos no jornal.”

Foi nesse mergulho no universo Macanudo que Bebel também teve acesso aos materiais que só os paulistanos terão o privilégio de ver: as sequências do livro Los sábados son como um gran globo rojo e uma entrevista ilustrada do astro de cinema argentino Ricardo Darín. As peças não faziam parte do acervo da exposição que percorreu a América Latina e as três capitais brasileiras. A edição paulistana também conta com uma sensacional programação paralela, que reúne oficinas e palestras com grandes cartunistas.

Macanudo
Publicadas no jornal La Nación diariamente desde o ano de 2002, e replicadas em jornais do mundo todo, as tirinhas de Liniers retratam situações cômicas de diversas personagens com forma e cores que, acompanhados ou não de linguagem escrita, transmitem reflexões profundas sobre diversos temas. É um retrato da realidade com fantasia, diversão e melancolia. Liniers promove, com suas obras, uma visão absurda e bem humorada da vida. A palavra “macanudo”, em espanhol, significa extraordinário, excelente, estupendo, magnífico, “supimpa”. Liniers escolheu a expressão argentina, que em tradução livre também pode ser traduzida como “supimpa”, porque a Argentina passava por uma grande crise econômica e lhe encantava a ideia de ver uma palavra de alento impressa todos os dias no maior jornal do país.

  





O Artista
Ricardo Liniers Siri nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 15 de novembro de 1973. Começou fazendo fanzines e, mais tarde, teve seus trabalhos publicados em revistas como Rolling Stone, Spirou e La Mano.
Publicou quase 30 livros, sendo 11 deles as compilações de tiras Macanudo, que reúnem suas histórias em quadrinhos feitas para o La Nación; Macanudo Universal, que traz os cinco primeiros volumes numa edição de luxo, e a série de tirinhas Bonjour, que ganhou uma compilação homônima. Para as crianças já lançou Lo que hay antes de que haya algo, que fala de misteriosos seres vistos por um menino antes de dormir, além do lírico Los sábados son como un gran globo rojo. O título, que é um dos materiais inéditos desta exposição paulistana, foi uma encomenda da Toon, editora de Art Spiegelman. Outros livros contam histórias cotidianas: Conejo de Viaje mostra as viagens do autor e Cuadernos traz trechos de seus cadernos de desenhos.
O artista teve livros traduzidos para outras línguas e publicados na Espanha, Peru, Canadá, Itália, França, Estados Unidos, República Tcheca e Colômbia. No Brasil, a Zarabatana Books lançou as versões em português de Bonjour e dos sete primeiros volumes de Macanudo. O oitavo será lançado no dia de abertura da mostra.
Liniers também fez capas de discos, cartazes de filmes e ilustrações para publicações como Pequeño mundo verde, de María Martha Estrada, Fierro e Bienvenido. No ano passado, ilustrou três títulos de Kurt Vonnegut para uma coleção especial da editora La Bestia Equilátera. Seu portifólio inclui, ainda, três capas da prestigiada revista New Yorker. O artista também realizou mostras de pintura entre 2001 e 2006. Uma exposição de originais da tirinha Macanudo percorreu a Espanha durante 2007. Seu universo foi tema de Una muestra macanuda, vista por mais de 80 mil adultos e crianças no Barrilete, Museo de los Niños, em Córdoba. Em 2010, fez sua primeira grande mostra retrospectiva: Macanudismo apresentou quase 700 obras em Buenos Aires e Rosário.


Agente de cultura — Os Correios atuam no fomento à cultura brasileira, por meio da disponibilização de seus centros e espaços culturais para diversos tipos de manifestações artísticas. A empresa mantém unidades em São Paulo/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ, além do Museu Nacional dos Correios em Brasília.
No biênio 2014/2015, os Correios estão destinando R$ 15,5 milhões para a ocupação de suas unidades culturais e mais R$ 35 milhões para projetos culturais realizados em todo Brasil. Desde 2004, os projetos são escolhidos por meio de seleção pública, garantindo transparência à destinação dos recursos e possibilitando o acesso democrático aos patrocínios da empresa. Com essa iniciativa, os Correios fortalecem e divulgam a cultura brasileira, cumprindo seu papel de empresa pública e agente do governo federal.
Desde 2013, o Centro Cultural Correios São Paulo vem oferecendo ao público uma programação cultural diversificada, de qualidade e gratuita. O espaço ocupa uma área de 1.280m² do amplo Prédio Histórico dos Correios, que abriga também a Agência Central dos Correios de São Paulo, considerada a maior do país, e a Agência Filatélica D. Pedro II. Inaugurado em 1922, o Prédio Histórico é um dos cartões postais do centro de São Paulo, pelas suas dimensões arquitetônicas, tamanho e localização.



Programação Paralela - palestras e oficinas para expandir o universo Macanudo

O Centro Cultural Correios oferece uma generosa programação paralela, que inclui show e sessão de autógrafos com Liniers, além de oficinas e palestras de quadrinistas brasileiros, como os consagrados Laerte e Adão Iturrusgarai, e os jovens talentos Gustavo Duarte e Diego Sanches.

25/7, das 15h às 16h30
MESA REDONDA: CARTOON, CHARGE, DESENHO: NO BRASIL E LÁ FORA | LAERTE COUTINHO e GUSTAVO DUARTE

8/8, das 11h30 às 16h30
OFICINA: QUADRINHOS SEM PALAVRAS | GUSTAVO DUARTE

22/8, 11h30 às 13h00
PALESTRA: VIDA DE CARTUNISTA | ADÃO ITURRUSGARAI

23/8, 14h00 às 17h00
OFICINA: INTRODUÇÃO AO MUNDO DA TIRA, COM OU SEM HUMOR | ADÃO ITURRUSGARAI

SERVIÇO
Macanudismo: quadrinhos, desenhos e pinturas de Liniers
Centro Cultural Correios São Paulo
Av. São João, s/nº, Vale do Anhangabaú
São Paulo – SP Tel. (11) 3227-9461

ABERTURA: 4 de julho de 2015 às 11h e às 14h
Entrada por ordem de chegada, sujeito à lotação do espaço.

VISITAÇÃO: de 4 de julho a 1 de setembro de 2015
Terça a domingo, das 11h às 17h
Sábados e domingos, às 15h, visitas orientadas sem necessidade de agendamento prévio
Curadoria: Bebel Abreu

Classificação: livre para todos os públicos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário