domingo, 23 de agosto de 2015

ESPECIAL QUADRINHOS: Entrevista com Germana Viana - Lizzie Bordello









Germana Viana é mei-nerd mei-punk, vegeteba, tricoteira, cycle bitch, casada com o nerd mais legal do mundo dela, humana de um felino possuído e já lia quadrinhos antes mesmo de saber ler. Quando virou gente grande, foi trabalhar com HQ, mas nos bastidores: ora como designer ora ajudando a agenciar artistas para o mercado norte-americano, daí, depois de anos resmungando porque nunca tinha feito suas próprias histórias, foi num FIQ, voltou cheia de coragem e PA-DAM!

Contato
Bloguim das piratas: http://www.lizziebordello.com/

Fanpage do CBGibi: https://www.facebook.com/cbgibi

Fanpage da HQ online Oceano de Brumas - história que desenho e que é escrita por Luis Kosmiskas: https://www.facebook.com/OceanoDeBrumas

OBRAS
-   Revista As Periquitas (diversas autoras, organização Crau da Ilha), 2014, Editora Kalako
- Lizzie Bordello e As Piratas do Espaço, 2014, Editora Jambô



1.     Como e quando você começou a se interessar pelas HQs?

Olha, faz tempo... Como quase toda criança, comecei a ler quadrinhos antes mesmo de saber ler. Minha mãe sempre incentivou a leitura de livros e quadrinhos, e meu pai, apesar de não ser um leitor nerdíssimo, sempre foi fã de HQ e Superman (eu até lia uns Fradim dele, escondida, porque era novinha demais e ele tinha medo que eu estragasse as revistas hahahaha) - mas pirei mesmo quando vi numa banca, ali por volta dos anos 80, os formatinhos da Abril que tinham Elektra e Jean Grey (na fase Fênix) nas capas. Foi ali que o gostar virou amor! :D

2.               Lembra qual foi o primeiro quadrinho que te cativou?

Ixe! Meio que respondi acima hahahahahah Foram os formatinhos da Abril que tinham Elektra e Jean na capa. Saí da banca encantada, toquei na casa de uns vizinhos que eram os nerdinhos da rua e pedi as HQs emprestadas. Mal acabei de ler e já estava juntando mesada pra comprar as minhas e reproduzindo as heroínas nos meus cadernos de desenhar! :D


3.               Como os quadrinhos influenciaram sua vida?

Em tudo! Influenciou tanto na minha escolha pessoal quanto na profissional. A maioria dos meus amigos mais próximos quando não são exatamente dos quadrinhos são de alguma área da cultura pop. Conheci meu marido num encontro de RPG, (quando a gente ainda era moleque e nem imaginava que um dia namoraria :D), na Gibiteca Henfil (ainda era na Viriato Correa). Eu decidi estudar para ser ilustradora, quando era adolescente, por causa dos quadrinhos. Trabalho com letreiramento e design especialmente de revistas em quadrinhos ou de produtos voltados pra cultura pop.

4.               Na hora de ler, qual gênero de HQ prefere?

Não tenho preferência. Gosto de tudo! Passeio pelo mainstream, pelo indie, pelo alternativo, europeu, humor - se é bom, dentro do que acredito ser bom, eu leio e me divirto.

5.               Qual seu quadrinho favorito? Por quê?
Brinco que tenho a minha santa trindade: Love and Rockets (Jaime e Gilbert Hernandez), Tank Girl (especialmente a fase do Jamie Hewlett) e Sandman (Neil Gaiman) - mas tem muitas outras coisas maravilhosas que amo e que fazem minha cabeça, como é o caso de qualquer coisa que Mazzucchelli faça (seja super ou cabeção), Deadpool (sim, eu adoro de gargalhar alto no metrô), Angeli, Laerte, Alan Moore, Demolidor do Mark Waid, Valentina, Garth Ennis (especialmente Hitman) e gosto de tudo que do Bendis que li.

6.               Quando e como começou a desenhar? Acompanhou algum curso/livro?

Desenho desde muito pequena, desenhar sempre foi incentivado quando eu era criança, era uma das brincadeiras como brincar de boneca, andar de bicicleta, descer a rua de carrinho de rolemã e desenhar :). Mas comecei a querer estudar desenho quando entrei num relacionamento sério com quadrinhos (:P), como comentei acima. E fui estudar numa escola de desenho chamada Atelier, do mestre Roberto Otsu. (isso foi nos anos 80, gentch... ) :D

7.               Como surgiu Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço?

Acho que foi por volta de 2006, mas esboçava histórias, fazia estudo de personagens, e não tinha coragem ou segurança de mostrar para os outros - bobeira - enrolei muito tempo mesmo. Mas o FIQ de 2013 foi um marco pra mim, o clima do festival é maravilhoso! Tanto mainstream quanto alternativos se ajudando! Ali, visitando como “civil”, depois de ter trabalhado tanto tempo nos bastidores, inclusive auxiliando a agenciar artistas para o mercado norte-americano, eu vi que era a hora de finalmente parar de medo e botar a mão na massa! E a boa nova? Por causa do primeiro encadernado de minha Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço estou concorrendo em duas categorias do HQ Mix \o/ como Desenhista Revelação e Melhor Álbum de Humor gráfico. \o/




8.               Onde busca inspiração para criar?

Em tudo o que você citou acima e inclua aí músicas, cinema, livros, pessoas que observo na rua. Acho que todo mundo que cria meio que faz isso, não? Faz uma grande mistureba de elementos que absorve e reproduz com sua própria lógica, com seu próprio olhar.

9.               Na hora de trabalhar/criar, tem alguma mania?

Na verdade, depois de ter agenciado gente que precisa desenhar no mínimo 22 páginas em menos de um mês, você percebe que não “precisa” de nada além de vontade. Mas tendo isso em mente, me permito certos mimos: tem dia que quero de música! :D (coloque aí muita música punk, post punk, rock, músicas dos anos 40)... tem dia que revejo desenhos animados (Bob Esponja tá sempre no meio :P), ou revejo séries. Adoro escrever meus roteiros no parquinho (vou de bike, sou a tia lôka da bike :P). E tem duas coisas que sempre quero perto de mim quando trabalho: chá e café.


10.            Qual a maior dificuldade encontrada na hora de criar?

No meu caso, a primeira e única dificuldade foi calar a auto-crítica que me estagnava. A partir daí, não teve dificuldade. Tem falta de tempo, claro. Mas nisso, a gente sempre dá um jeito se está com vontade de fazer. :D

12.            Existe algum tema que se recusaria a usar nos seus trabalhos? Por quê?

Desde que tratado de maneira correta e de acordo com o que acredito, com meus princípios, não acho que teria algum tema que me recusaria a trabalhar.

13.            O que vem por aí?

Vem mais um segundo encadernado com Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço, vem uma Jam Session com meus parceiros do CBGibi - que é um coletivo de HQs que faço parte e que também é formado por André Freitas (Ozman), André Farias (Draconian) e Paulo Cesar Santos (Draconian) - , uma participação numa coletânea com outras mulheres quadrinistas (depois dou mais detalhes) e uma série de mistérios com duas velhinhas detetives (mas que ainda está só no roteiro, provavelmente começarei a desenhá-las no ano que vem)




14. Algum recado para os leitores?

Obrigada por ler meu material e serem tão carinhosos comigo! Vocês são demais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário