quarta-feira, 6 de abril de 2016

Batman vs Superman - por Renato Azevedo



Batman vs Superman, assistimos!


            A princípio, parecia que só conseguiríamos conferir o filme mais aguardado do ano mais de uma semana após a estréia, correndo todo tipo de risco de encontrar spoilers que ameaçariam nossa diversão. Felizmente, em uma das melhores surpresas dos últimos tempos, conseguimos assistir Batman vs Superman em seu primeiro sábado de exibição!
            Ah, o amor...
            Expectativa total enquanto caminhávamos pelo shopping aguardando a sessão, vendo aqui e ali pessoas com camisetas (a maioria era do Batman, lógico!), e eis que finalmente entramos no cinema. E quando saímos... UAU!
            Sim, temos acompanhado atentamente as críticas, e parece incrível que o filme esteja sendo tratado na base do “ama ou odeia”. A DC talvez fizesse bem em realizar uma pesquisa entre fãs, que majoritariamente gostaram, e críticos, dos quais boa parte detestou, e verificar o que funcionou e o que não.
            De minha parte, absolutamente amei as referências, ver a Trindade máxima da DC unida na telona pela primeira vez, os vislumbres do universo maior que rapidamente nos levará até a Liga da Justiça, e ver novamente o maior herói de todos, Batman, em ação em uma de suas melhores encarnações.

            Bem, pode haver SPOILERS, nada muito sério, adiante, então se ainda não conferiu o filme e não quiser correr qualquer risco, melhor ir fazer outra coisa, certo?

            Sim, o tão injustamente criticado Ben Affleck está simplesmente sensacional como o mais perturbado, obstinado e violento Bruce Wayne já visto em live action! Atrevo-me até a dizer que ainda melhor que Christian Bale nos filmes de Christopher Nolan. Um detalhe absolutamente fundamental para mim foi que efetivamente VEMOS o Batman em ação, especialmente nas lutas, ao passo que na trilogia de Nolan as lutas se resumiam a rápidos movimentos muito próximos da câmera, ignorando por completo que o Cavaleiro das Trevas é mestre em praticamente todos os tipos de artes marciais conhecidos. E ele usa batarangues e outros apetrechos, esquecidos no enfoque excessivamente realista de Nolan.
            Claro, Cavaleiro das Trevas... A maior, melhor, mais espetacular, dramática e emocionante saga jamais criada para os quadrinhos, obra-prima do mestre Frank Miller! Para mim foi uma emoção indescritível constatar como essa graphic novel influenciou Batman vs Superman, incluindo até mesmo uma transposição quase direta da cena do assassinato dos pais de Bruce Wayne em sua forma mais impactante. Uma fala de Alfred misturando bebida e a próxima geração da família Wayne está lá, e se procurarem podem encontrar várias outras referências a esse clássico das HQs. Além da referência máxima, a armadura de Batman e a luta com o Superman, que também contém frases inteiras de O Cavaleiro das Trevas. Vibrei demais!




            Falando em Alfred, Jeremy Irons dá vida a uma versão mais ranzinza e rabugenta do mordomo mais querido dos quadrinhos, absolutamente excelente.
            O Lex Luthor de Jesse Eisenberg... bem, eu estranhei um pouco pois esse ator é bem mais jovem que os que interpretaram os dois heróis, e no filme de fato não gostei muito de seus trejeitos, e sua incômoda semelhança, por vezes, com o Coringa. Em compensação a genialidade do personagem e seu profundo ódio pelo Superman, que enxerga como alguém que limita as potencialidades humanas, estão lá. Quem sabe, nos próximos filmes, esse personagem importantíssimo seja melhor explorado.
            Henry Cavill cresceu bastante no papel de Superman, mostrando como o kryptoniano está incomodado pela desconfiança crescente de muitas pessoas, considerando seriamente seu papel em seu mundo adotivo. E como Clark Kent convence também, principalmente quando se torna obcecado pelo Batman e seu modo de agir. Já é um clássico, aliás, o encontro entre Kent e Wayne e a conversa entre os dois, quando é revelado que não poderiam ser mais diferentes em suas crenças e métodos.
            Uma coisa que vi muitas pessoas comentando e reclamando, e isso desde Man of Steel, foi a enorme destruição causada por heróis e vilões. Falemos primeiro do filme que abriu esse novo universo cinematográfico da DC, e espero que todo mundo que esteja lendo já tenha assistido! Em sua parte final, a luta entre Superman e os kryptonianos, vemos cenas de destruição monumentais, e isso para mim é muito óbvio. Todos são alienígenas que, à luz de nosso Sol amarelo, ganham poderes quase ilimitados. É evidente que tal batalha teria severas consequências, não importa o quanto o Superman se esforce para salvar vidas.
            Já experimentaram conferir alguns dos filmes animados da nova safra da DC? Superman: Brainiac Ataca, Liga da Justiça: Guerra, Mulher-Maravilha (já vamos falar da princesa, calma), Superman/Batman: Inimigos Públicos, Superman & Batman: Apocalipse, Superman contra a Elite, Liga da Justiça: Ponto de Ignição... rigorosamente em todos esses excelentes filmes acontecem cenas monumentais de destruição, e não lembro de tanto mimimi de “os heróis deveriam impedir a destruição” nas resenhas dessas produções!
            Aliás, não é que os filmes dos Vingadores e outros da Marvel tenham transcorrido placidamente, não é mesmo? Como ficou Nova York depois da primeira reunião dos heróis, hein? Sokovia então, no segundo... Não é uma crítica, gostei sim dos dois, e dos dois do Capitão, e de Deadpool, e de Guardiões da Galáxia que para mim é o melhor dessa outra casa. E mais uma coisa, apenas para encerrar o parágrafo da Marvel, foi incrível todo o frisson causado pela aparição do Homem-Aranha no trailer de Capitão América: Guerra Civil, mas como escritor e roteirista que sou, para mim o frisson deve ocorrer quando se assiste ao filme, e não a um mero trailer, pois é...
            Parte da destruição de Metrópolis é revista no começo de Batman vs Superman pelo ponto de vista de Bruce Wayne, deixando claro as motivações dele quanto ao kryptoniano. E falando nele, descobri também referências a uma magnífica HQ de Paul Dini e Alex Ross, Superman: Paz na Terra, que mostra precisamente o que vemos no filme, o Superman, mesmo com seus imensos poderes, se vê impotente para combater alguns dos grandes males que afligem a humanidade.
            Outra coisa muito criticada foi a razão da luta entre os dois principais heróis. Bem, a motivação do Batman ficou mais do que clara, ele vê o Superman como uma ameaça e toma a si a tarefa de proteger a humanidade contra ele. E se Bruce Wayne já é obstinado em proteger sua cidade, dá para imaginar do que é capaz quando enxerga seu mundo em perigo. Já quanto as razões do Super... bem, não foi a primeira vez que vimos Lex Luthor chantagear ou manipular os heróis, não é? Dêem uma conferida em O Cavaleiro das Trevas 2 e Reino do Amanhã, para ficar em somente duas HQs, e então, convenhamos, até entendo as críticas mas não concordo que tenha sido um sério problema do filme.
            E um elemento que contribui e muito para tornar Batman vs Superman um grande filme é... claro que já adivinharam! Eu pessoalmente não havia gostado muito da escolha de Gal Gadot para o papel da Mulher-Maravilha, mas é bom ver que ela superou as melhores expectativas! Impressionante como sua presença é imponente em cena, como esperaríamos de uma princesa amazona de alguns séculos de idade pelo menos. E quando ela surge em seu traje clássico, em mais uma referência aos quadrinhos, no caso a Reino do Amanhã, todos na sala vibraram, o que sempre é algo emocionante de presenciar em um cinema! Foi mostrada uma imagem dela acompanhada de soldados, em plena Primeira Guerra Mundial, o que já é uma prévia do filme da amazona (2017 parece tão longe...), o que acompanhado pelas rápidas cenas de outros heróis, também vão preparando o terreno para o filme da Liga da Justiça, cuja primeira parte também estréia em 2017.
            Ah, e com certeza Aquaman doesn´t suck!


            Enfim, ação, intrigas, um novo e magnífico Batmóvel, a incrível cena da batalha entre os maiores heróis da DC em mais uma representação... sim, pois já vimos Batman contra Superman antes na adaptação em animação de O Cavaleiro das Trevas, que recomendo muito (e é emocionante ouvir a voz do estupendo Márcio Seixas como Batman na versão dublada!), e também em um episódio da animação Batman: Os Bravos e Destemidos. É revelada então a maior ameaça, acontece a trégua entre os dois gigantes, e todos se unem para o desafio maior. A participação da Mulher-Maravilha é sensacional, e o final... bem, não vou dizer o que acontece, mesmo porque é garantido que haverá um retorno no filme da Liga da Justiça!
            Se procurarem vão encontrar várias matérias em sites apontando os easter eggs do filme, inclusive alguns que parecem apontar que Darkseid será o grande vilão do filme da Liga. Seja como for, se tivesse que dar uma nota, entre 0 e 10 daria um 8 para Batman vs Superman. Vibrei bastante, me emocionei com as referências, e afinal esse foi um filme para colocar na telona os maiores heróis da DC, tarefa que compriu de forma digna. A versão com cenas extras deverá de acordo com os boatos sair em blu-ray, o que espero que seja logo, pois estou ansioso para conferir!
            Parece que finalmente a DC entrou de vez na batalha contra a Marvel nos cinemas. Sorte nossa, pois nessa disputa os vencedores somos nós, os fãs.

Renato A. Azevedo, 05 de abril de 2016

Um comentário:

  1. Boa noite! Ainda não assisti, mas vou e estou ansioso. Além disso, estou sorteando um par de ingressos para o filme no Instagram do meu blog. Bom saber que vocês gostaram! As expectativas aumentam. Grande abraço.
    www.tomoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir