sábado, 2 de dezembro de 2017

Virada Nerd e Dia do Quadrinho Grátis - por Renato e Marcia



Virada Nerd e Dia do Quadrinho Grátis


            Dezembro começou muito bem, com a realização - nos dias 2 e 3 de Dezembro -  da Virada Nerd e Dia do Quadrinho Grátis. O evento foi centrado no Museu da Imagem e Som (MIS) na Alameda Europa, e organizado pela Devir, editora especializada em RPG (que fizeram a fama dessa importante casa editorial), mas também em livros e quadrinhos, preferencialmente de fantasia e ficção científica.

            O evento teve participação ainda de várias outras lojas de quadrinhos e cultura nerd em geral, espalhadas por São Paulo e região. No MIS aconteceu a exposição dos 30 anos da Devir, com três paredes inteiras tomadas pelos pontos principais da história impressionante dessa editora. Grande e emocionante destaque foi a homenagem ao saudoso Douglas Quinta Reis, insubstituível divulgador e produtor cultural que já tem um lugar na história da cultura nerd brasileira. Editor que lançou inúmeros escritores e várias obras importantes, Douglas ainda aparecia em uma TV que exibia gravações de entrevistas suas. A ele, nosso eterno agradecimento pelo trabalho, exemplo e inspiração.

            Expostas em vitrines estavam várias obras lançadas pela Devir, incluindo o clássico RPG Vampiro: A Máscara, um grande sucesso editorial que elevou a fama da Devir a patamares inéditos. Outro destaque em uma das vitrines era o RPG de O Senhor dos Anéis, inclusive com dados e miniaturas.




            O visitante ainda podia participar de jogos e RPG, atividades interativas e conferir as obras de vários autores nacionais ali presentes. E não é que novamente encontramos Felipe Folgosi divulgando seus excelentes quadrinhos por lá? A produção nacional estava ainda representada nas HQs sendo gratuitamente distribuídas na entrada, o que incluía até mangás, comprovando a força dos autores e desenhistas brasileiros.

            A grande loja da Devir montada na frente do MIS também valeu muito a visita, com inúmeros títulos com ótimos descontos. Pena que eu trouxe somente uma antologia de contos de ficção científica editada por outro grande divulgador e produtor, o escritor e colega Roberto Causo, e a arte dos Irmãos Hildebrand para O Senhor dos Anéis. A verba estava meio curta para trazer também O Último Fantasma, fica para uma próxima...





            Havia ainda várias palestras, apresentações e encontros com autores acontecendo, e escolhemos a das Minas Nerds que falaram sobre a presença da mulher na cultura pop. Grande destaque, claro, para o filme da Mulher-Maravilha, já como uma das cinco maiores bilheterias de filmes de super-heróis. Outro ponto importante foi a informação de que séries como Supergirl e Agente Carter têm audiência comparável a outras cujos títulos são presença frequente em premiações, como Mad Men, Game of Thrones e outras. Prova inequívoca de que o público está mais do que pronto para mais protagonistas femininas, lembrando que um dos grandes pioneirismos nesse campo foi da inesquecível série Buffy: A Caça-Vampiros, na segunda metade dos anos 90. A presença feminina na produção e consumo de produtos da cultura pop também vem crescendo rapidamente, acrescentando ainda mais riqueza a esse universo fantástico e maravilhoso.

            Assim, a Virada Nerd foi um grande evento, que esperamos seja repetido em breve, tornando ainda mais lotada nossa agenda de grandes encontros ao longo do ano. Deixamos os maiores parabéns para a Devir, e votos de que a impressionante produção cultura dessa editora nunca deixe de crescer, abrindo mais e mais portas aos autores nacionais.

Renato A. Azevedo



Palestra Minas Nerds

“Mulheres e feminismo na cultura pop”

Todos sabem que eu tenho um cantinho mais do que especial no coração pelo grupo Minas Nerds e maior ainda pela Gabriela Franco. Nessa Virada Nerd pudemos participar de uma palestra com o trio: Daniela Marino, Gabriela Franco e Sylvia Ferrari.

            Falaram sobre as mulheres como personagens fortes, entre elas Mulher Maravilha, Thor, Jessica Jones, Buffy, Miss Marvel, Sex the City e outras ( de séries que eu não conheço ainda, mas vou buscas) tipo Handmaid’s Tale, Big little lies e Queen sugar.

            Sim, as mulheres estão entrando no mundo dos filmes e séries sem ser apenas a donzela em perigo, mas as donas de seus rumos. Agarramos as nossas próprias rédeas e fazemos nossos destinos. Seja como atrizes, produtoras, diretoras, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no cinema. E isso é só o começo!




            Alguns dados:
            - Renner, C&A, MAC e mais marcas investem no mercado nerd segundo tendências mundiais. Com 87 mil pessoas na 1ªCCXP em 2014, a média de compra chegou a R$500 por cliente durante os três dias;
            - 52% dos gamers atuais são mulheres;
            - “40% dos leitores é mulher e as vendas estão ótimas” – Marvel
         - Produtos DC representam um negócio de US$6 milhões em 35 mercados diferentes pelo mundo com Super Hero Girls” – DC
            - Audiência por episódio de algumas séries com personagens femininas fortes: Agente Carter 5.5 MM, Supergirl 7.7 MM, Jessica Jones 4.8 MM.

            Citando as meninas da palestra:
“Mesmo assim há uma resistência enorme na indústria em apostar em projetos com protagonistas femininas forte e bem representadas, porém quando o fazem...”




Bora criar mais coisas no estilo???

Marcia Lins Zotarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário